DSpace/Manakin Repository

A importância do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores de pedagogia-CFP-UFCG: vivências e perspectivas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo O presente estudo surge pela necessidade de analisar os impactos do Programa Residência Pedagógico na formação inicial de professores/as que atuaram junto ao programa. A motivação surgiu a partir das vivências enquanto aluna residente das observações realizadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma Escola do Município de Cajazeiras, que está situada em um bairro vulnerável pouco assistido, com índices de violência e desigualdade socioeconômica. E em paralelo a essa realidade tem se um quadro de insucesso escolar, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, apresentando consideráveis dificuldades de leitura e escrita, assim como a falta de interesse e permanência na instituição. Tem como objetivo geral, evidenciar a importância do Programa Residência Pedagógica na Formação de professores do Curso de Pedagogia CFPUFCG. Logo os objetivos específicos são: Analisar as dificuldades e conquistas da carreira docente através de experiências práticas vivenciadas no PRP pelos acadêmicos da licenciatura em Pedagogia; Entender a contribuição da imersão dos acadêmicos de Pedagogia através do PRP para a prática docente, Promover uma reflexão sobre a própria prática, a partir das experiências vivenciadas nas ações desenvolvidas no PRP. Os métodos da pesquisa se constituíram através da observação das salas de aulas e entrevistas com as professoras das turmas.Os resultados através da coleta de dados foram satisfatórios, percebeu se a interação os alunos assim como participação se elevaram, além disso, o PRP auxiliou na formação dos residentes, construindo o futuro profissional, podendo compreender as diversas realidades e particularidades, o programa possibilitou conhecimentos, desenvolvimento e valorização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores de pedagogia-CFP-UFCG: vivências e perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-12
dc.description.abstract This study arises from the need to analyze the impacts of the Pedagogical Residency Program on the initial training of teachers who worked with the program. The motivation arose from the experiences as a resident student of the observations made in the Pedagogical Residency Program (PRP) in a school in the city of Cajazeiras, which is located in a vulnerable neighborhood with little assistance, with rates of violence and socioeconomic inequality. And in parallel to this reality, there is a picture of school failure, with students in the final years of elementary school, presenting considerable difficulties in reading and writing, as well as a lack of interest and permanence in the institution. Its general objective is to highlight the importance of the Pedagogical Residency Program in the training of teachers in the CFPUFCG Pedagogy Course. Therefore, the specific objectives are: To analyze the difficulties and achievements of the teaching career through practical experiences lived in the PRP by undergraduate students in Pedagogy; Understand the contribution of the immersion of Pedagogy students through PRP to teaching practice, Promote a reflection on the practice itself, based on the experiences lived in the actions developed in the PRP. The research methods were constituted through the observation of the classrooms and interviews with the teachers of the classes. The results through the data collection were satisfactory, it was noticed if the interaction of the students as well as the participation increased, in addition, the PRP helped in the training of residents, building the professional future, being able to understand the different realities and particularities, the program enabled knowledge, development and appreciation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22044
dc.date.accessioned 2021-11-19T12:41:29Z
dc.date.available 2021-11-19
dc.date.available 2021-11-19T12:41:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Projeto Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Formação inicial de professores pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Experiências pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Pedagogical Residence Project pt_BR
dc.subject Initial teacher training pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Experiences pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAGA, Francisca Nayane Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of the Pedagogical Residency Program for the training of teachers of pedagogy-CFP-UFCG: experiences and perspectives. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation BRAGA, Francisca Nayane Dias. A importância do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores de pedagogia-CFP-UFCG: vivências e perspectivas. 2021. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta