DSpace/Manakin Repository

Uma análise sobre o cyberbullying no ambiente escolar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo O presente trabalho aborda a temática sobre o Cyberbullying no ambiente escolar. Assim, como o Bullying, o Cyberbullying vem sendo manifestado de forma recorrente no contexto escolar e na vida dos alunos que são vítimas de comportamentos agressivos e intencionais de forma repetidas. Para compreender o papel da escola frente a esse novo fenômeno e as novas tecnologias que se proliferam em todos os lugares entre eles no ambiente escolar e suas consequências. O objetivo do trabalho foi analisar a prática do cyberbullying em redes sociais e como está sendo pesquisado nos programas de pós­graduação em Educação da região nordeste do Brasil. Para fundamentação desta pesquisa busca por meio de referências bibliográficas e pesquisa documental analisa o conceito e as causas, quem são as vítimas e agressores. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a abordagem qualitativa, como técnica de coletada de dados se optou por uma pesquisa documental. Assim, foram coletados dados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, foram selecionados os três trabalhos com a temática: Cyberbullying, produzidos em universidades da região nordeste. O Cyberbullying se tornou um problema social e que está arraigado no ambiente escolar e prejudica não só os agressores, mas, todos que estão envolvidos provocando consequências para toda vida. à responsabilidade pelo enfrentamento do Cyberbullying, os trabalhos deram ênfase à atuação da escola e da família. As ações de enfrentamento e as propostas tiveram caráter informativo, educativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Uma análise sobre o cyberbullying no ambiente escolar. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-24
dc.description.abstract This work will address the issue of Cyberbullying in the school environment. Thus, like Bullying, Cyberbullying has been manifested on a recurring basis in the school context and in the lives of students who are victims of repeated aggressive and intentional behaviors. To understand the role of the school in the face of this new phenomenon and the new technologies that proliferate everywhere among them in the school environment and its consequences. The objective of the work was to analyze the practice of cyberbullying in social networks and how it is being researched in postgraduate programs in Education in the northeastern region of Brazil. To support this research, he searched through bibliographic references and documentary research to analyze the concept and the causes, who are the victims and aggressors. The research has a qualitative and documentary character. The research was developed following the qualitative approach, as a data collection technique, a documental research was chosen. Thus, data were collected in the Digital Library of Theses and Dissertations, the three works with the theme were selected: Cyberbullying, produced in universities in the northeast region. Cyberbullying has become a social problem that is ingrained in the school environment and harms not only aggressors, but everyone involved, causing consequences for life. to the responsibility for facing Cyberbullying, the works emphasized the performance of the school and the family. The coping actions and the proposals were informative, educational. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22046
dc.date.accessioned 2021-11-19T13:04:37Z
dc.date.available 2021-11-19
dc.date.available 2021-11-19T13:04:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cyberbullying pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Teses e dissertações pt_BR
dc.subject BDTD pt_BR
dc.subject Nordeste pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Theses and dissertations pt_BR
dc.subject North East pt_BR
dc.subject Social networks pt_BR
dc.subject school violence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PARNAÍBA FILHO, Francisco Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of cyberbullying in the school environment. pt_BR
dc.identifier.citation PARNAÍBA FILHO, Francisco Ferreira. Uma análise sobre cyberbullying no ambiente escolar. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta