DSpace/Manakin Repository

A avaliação no processo de aprendizagem nos aos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Marizópolis-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como tema Avaliação da aprendizagem, surgiu durante os estudos da disciplina Avaliação educacional realizada no 5° período do curso de pedagogia ministrado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no ano 2018. Diante da importância que imerge em torno deste estudo, surgiu o seguinte problema de pesquisa: Como as práticas avaliativas interfere de forma direta na aprendizagem do aluno do ensino fundamental ? O objetivo geral foi: Investigar quais as implicações da avaliação nos primeiros anos do ensino fundamental para o processo de aprendizagem dos educandos(as). E os objetivos específicos foi: Analisar as percepções de professores(as) acerca das suas práticas avaliativas e implicações no aprendizado do(a) educandos(a). Identificar as perspectivas da avaliação dos(as) professores investigado no contexto histórico e educacional; Refletir sobre os tipos e processos avaliativos aplicados pelo(as) professores(as) investigados; A fundamentação teórica terá como base os seguintes autores(as): Belloni (2000); Hoffmann (1993,1995,2009 e 2001); Luckesi (1997 e 2018); Saul (1995) e Vasconcellos (2003). A construção da pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa ( LÜDKE; ANDRÉ, 1986), teve como instrumentos de coleta de dados: a análise de projeto Político pedagógico (PPP), que nos proporcionou pesquisar mais a fundo os critérios avaliativos adotados pela instituição de ensino, além do PPP, utilizamos a aplicação de um questionário com oito questões abertas que possibilitou conhecer e analisar, pontos específicos de cada um dos colaboradores da pesquisa sobre objetivo de estudo. A análise de conteúdo fora realizada seguindo os princípios de categorização, fundamentados em Bardin (2016). A partir da análise dos questionários, podemos compreender que a obtenção do sucesso nos resultados dessa pesquisa, se tornaram valiosos,não apenas para os professores pesquisados, mas para todos os envolvidos no processo educacional dessa escola, de maneira que os objetivos que foram alcançados apontaram alternativas para que ambos refletissem sobre as práticas ofertadas em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A avaliação no processo de aprendizagem nos aos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Marizópolis-PB. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract The theme of this research is Learning Assessment, which emerged during studies of the Educational Assessment discipline carried out in the 5th period of the pedagogy course taught at the Federal University of Campina Grande (UFCG) in 2018. Given the importance that surrounds this study, the following research problem arose: How do evaluation practices directly interfere in the learning of elementary school students? The general objective was: To investigate the implications of assessment in the first years of elementary school for the students' learning process. And the specific objectives were: To analyze the perceptions of teachers about their assessment practices and implications for student learning. Identify the perspectives of the evaluation of teachers investigated in the historical and educational context; Reflect on the types and evaluation processes applied by the investigated teachers; The theoretical foundation will be based on the following authors: Belloni (2000); Hoffmann (1993, 1995, 2009, and 2001); Luckesi (1997 and 2018); Saul (1995) and Vasconcellos (2003). The construction of the research took place through a qualitative approach ( LÜDKE; ANDRÉ, 1986), had as data collection instruments: the Pedagogical Policy Project Analysis (PPP), which allowed us to further research the evaluative criteria adopted by the educational institution, in addition to the PPP, we used a questionnaire with eight open questions that allowed us to know and analyze specific points of each of the research collaborators about the study objective. Content analysis was carried out following the categorization principles, based on Bardin (2016). From the analysis of the questionnaires, we can understand that the achievement of success in the results of this research, became valuable, not only for the teachers surveyed, but for everyone involved in the educational process of this school, so that the goals that were achieved indicated alternatives for both to reflect on the practices offered in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22086
dc.date.accessioned 2021-11-23T14:10:21Z
dc.date.available 2021-11-19
dc.date.available 2021-11-23T14:10:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject early years pt_BR
dc.subject educational practices pt_BR
dc.subject learning assessment pt_BR
dc.subject educational assessment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARQUES, Francilene Rodrigues da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The assessment in the learning process in the initial years of elementary school in a municipal school in Marizópolis-PB. pt_BR
dc.identifier.citation MARQUES, Francilene Rodrigues da Silva. A avaliação no processo de aprendizagem nos aos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Marizópolis-PB. 2021. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta