DSpace/Manakin Repository

Fazendo gênero: reprodução/desconstrução das relações de gênero na educação familiar e escolar (estudo de caso nos sítios Salgadinho e Curralinho).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CASTRO, C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5424686423089092 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz.
dc.contributor.advisor1ID ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7585947992338412 pt_BR
dc.contributor.referee1 VILLELA, Wilza Vieira.
dc.contributor.referee2 MENEZES, Marilda Aparecida de.
dc.description.resumo A investigação desenvolvida ao longo deste trabalho trata de apresentar uma análise sobre as concepções do masculino e do feminino, a partir das histórias de vida das mães, pais, professoras, professores, meninos e meninas, entrevistados nos sítios Salgadinho e Curralinho - PB. As informações colhidas e analisadas têm a importante função de verificar o papel da mulher e do homem na sociedade. Aqui pensamos em observar mais diretamente a educação familiar e escolar, para detectarmos sua contribuição na constituição dos sujeitos masculinos e femininos na sociedade. Abordaremos, de múltiplas formas, o gênero e a sexualidade para verificar como as relações no ambiente familiar e escolar se configuram como continuadoras ou desmistificadoras das desigualdades de gênero, a partir das subjetivações que meninos e meninas apreendem nessas relações. A análise mostra a cumplicidade de homens e mulheres em reforçar estereótipos e padrões de masculinidade e feminilidade existentes na sociedade. De fato, o modo de tratar meninos e meninas apresenta descontinuidades e continuidades nos modelos e valores calcadas no que é próprio do homem e da mulher. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Fazendo gênero: reprodução/desconstrução das relações de gênero na educação familiar e escolar (estudo de caso nos sítios Salgadinho e Curralinho). pt_BR
dc.date.issued 1999-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2209
dc.date.accessioned 2018-11-17T13:52:12Z
dc.date.available 2018-11-17
dc.date.available 2018-11-17T13:52:12Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Relações de Gênero pt_BR
dc.subject Concepções de Masculino e Feminino pt_BR
dc.subject Masculino e Feminino pt_BR
dc.subject Sítio Salgadinho - PB pt_BR
dc.subject Sítio Curralinho - PB pt_BR
dc.subject Papel da Mulher na Sociedade pt_BR
dc.subject Papel do Homem na Sociedade pt_BR
dc.subject Sexualidade e Gênero pt_BR
dc.subject Gênero e Sexualidades pt_BR
dc.subject Estereótipos de Masculinidade pt_BR
dc.subject Estereótipos de Feminilidade pt_BR
dc.subject Relations de Genre pt_BR
dc.subject Conceptions du Masculin et du Féminin pt_BR
dc.subject Rôle des Femmes dans la Société pt_BR
dc.subject Rôle de l'Homme dans la Société pt_BR
dc.subject Stéréotypes de Masculinité pt_BR
dc.subject Stéréotypes de la Féminité pt_BR
dc.subject Stereotypes of Femininity pt_BR
dc.subject Stereotypes of Masculinity pt_BR
dc.subject Conceptions of Masculine and Feminine pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CASTRO, Célia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Making gender: reproduction / deconstruction of gender relations in family and school education (Case study in the Salgadinho and Curralinho sites). pt_BR
dc.title.alternative Making gender: reproduction / déconstruction des relations de genre dans l'éducation familiale et scolaire (étude de cas sur les sites de Salgadinho et Curralinho). pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CASTRO, Célia de. Fazendo gênero: reprodução/desconstrução das relações de gênero na educação familiar e escolar (estudo de caso nos sítios Salgadinho e Curralinho). 1999. 176f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2209 pt_BR
dc.description.resume La recherche fait au long de ce travail a pour but de présenter une analyse des conceptions du masculin et du féminin, à partir dtiistoires de vie de mères, pères, instituteurs et institutrices, garçons et filies, interrogés dans les hameaux de Salgadinho et Curralinho, en Paraíba. Les informations recueillies et analysées ont Timportante fonction de vérifier le role de la femme et de lliomme dans la societé. Nous avons voulu ici observer plus directement l'education familiale et scolaire pour détecter leur contribution à la constitution des sujets masculins et féminins dans la societé. Nour aborderons, de diverses manières, le genre et la sexualité pour vérifier comment les relations dans lámbiance familiale et scolaire perpétuent ou au contraire démystifient les inégalités de genres, à partir de 1'appréhention subjetive que les garçons et les filies acquièrent dans ces relations. L'analyse montre la complicité des hommes et des femmes à renforcer les stéréotypes et patrons de maculinité et feminité existants dans la societé. De fait, la manièrede traiter garçons et filies presente, au niveau des modeles et valeurs, des discontinuités et continuités qui marquent profondément ce qui est le propre de lTiomme et de la femme. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta