Dépôt DSpace/Manakin

Quando o desenho ganha vida: o Combo Studio e a criação da primeira digital influencer animada da história (2015/2021).

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SANTOS, E. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0767780429198547 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CEBALLOS, Rodrigo.
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 CAMILO, Janaina Valeria Pinto.
dc.description.resumo Esta monografia foi desenvolvida com o intuito de investigar o domínio da animação audiovisual brasileira. Especificamente, no tocante ao estúdio de animação chamado Combo Studio e sua obra criativa “Any Malu”. O objetivo é analisar o percurso evolutivo da animação cinematográfica desde as técnicas de desenho no papel ao desenvolvimento da primeira influenciadora digital pelo Combo Studio. Primeiramente, levanta-se um panorama histórico geral da animação cinematográfica até a sua chegada no cinema brasileiro, atentando-se ao progresso técnico e estético bem como à criação de órgãos de apoio e fomento para o ramo. Em seguida, elabora-se uma discussão em torno das possibilidades e desafios do mercado de animação brasileiro, e é traçada a trajetória de formação do Combo Studio. Por fim, discute-se a relação entre os artistas e a tecnologia digital, e analisa-se duas propostas de programas animados ligados à famosa personagem do Combo Studio: Any Malu Show e O (Sur)real Mundo de Any Malu. As fontes utilizadas nesta pesquisa consistem em dados coletados de entrevistas concedidas e disponibilizadas em canais do YouTube, websites e em declarações expostas nas respectivas páginas das redes sociais do estúdio, o que estabelece, concomitantemente, o recorte temporal (2015-2021). O trabalho visa contribuir para a ampliação do debate acerca da produção nacional de animação. Especialmente, na área da historiografia, tendo em vista a escassez de pesquisas sobre o tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Quando o desenho ganha vida: o Combo Studio e a criação da primeira digital influencer animada da história (2015/2021). pt_BR
dc.date.issued 2021-10-13
dc.description.abstract This monograph was developed with the intent of investigating the domain of Brazilian audiovisual animation. Specifically, regarding the animation studio called Combo Studio and its creative design “Any Malu”. The objective is to analyze the evolutionary path of cinematographic animation from the techniques of drawing on paper to the development of the first digital influencer by Combo Studio. Firstly, a general historical overview of cinematographic animation until its arrival in Brazilian cinema is raised, paying attention to technical and aesthetic progress, as well as to the creation of support and development agencies for the field. Then, a discussion about the possibilities and challenges of the Brazilian animation market is elaborated, and the trajectory of formation of Combo Studio is traced. Finally, the relationship between artists and digital technology is discussed, and two proposals for animated programs linked to the famous Combo Studio character are analyzed: Any Malu Show e O (Sur)real Mundo de Any Malu. The sources used in this research consist of data collected from interviews granted and made available on YouTube channels, websites and statements exposed on the respective pages of the studio's social networks, which simultaneously establishes the time frame (2015-2021). This paper aims to contribute to the expansion of the debate about national animation production. Especially in the field of historiography, given the scarcity of research on the subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22114
dc.date.accessioned 2021-11-24T14:55:03Z
dc.date.available 2021-11-24
dc.date.available 2021-11-24T14:55:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Animação digital brasileira pt_BR
dc.subject Animação digital - história pt_BR
dc.subject Indústria do entretenimento pt_BR
dc.subject Combo Studio pt_BR
dc.subject Any Malu pt_BR
dc.subject Influenciadora digital pt_BR
dc.subject Desenho digital pt_BR
dc.subject Animação cinematográfica pt_BR
dc.subject Animação pt_BR
dc.subject Brazilian digital animation pt_BR
dc.subject Digital animation - history pt_BR
dc.subject Entertainment industry pt_BR
dc.subject Studio Combo pt_BR
dc.subject Digital influencer pt_BR
dc.subject Design pt_BR
dc.subject Cinematic animation pt_BR
dc.subject Animation pt_BR
dc.subject Animação audiovisual brasileira pt_BR
dc.subject Estúdio de animação pt_BR
dc.subject Animação cinematográfica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Emillayne Evely dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative When design comes to life: Combo Studio and the creation of the first animated digital influencer in history (2015/2021). pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Emillayne Evely dos. Quando o desenho ganha vida: o Combo Studio e a criação da primeira digital influencer animada da história (2015/2021). 2021. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte