DSpace/Manakin Repository

Literatura infantil e o desenvolvimento socioemocional da criança na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 BELCHIOR, Maria Gerlaine.
dc.description.resumo O desenvolvimento socioemocional quando trabalhado com base e em conjunto à literatura infantil, pode influenciar de maneira positiva na vida escolar e social das crianças. Com a literatura infantil, o leitor participa e compartilha experiências de acordo com sua representação de mundo, faz relação entre o real e o imaginário, se diverte, estimula a imaginação, além de desenvolver as habilidades de compreensão e domínio da leitura e escrita. A presente pesquisa teve como objetivo geral apreender e analisar como a literatura infantil pode influenciar no desenvolvimento socioemocional da criança na educação infantil. Constituída como pesquisa qualitativa,foi aplicada a três professoras a três escolas municipais da cidade de Sousa, Paraíba. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se do questionário sociodemográfico e do questionário diretivo. Os resultados mostraram que a literatura infantil pode influenciar do desenvolvimento socioemocional da criança de forma positiva, estimulando sua imaginação, criatividade, criticidade, socialização e emoções. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Literatura infantil e o desenvolvimento socioemocional da criança na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-12
dc.description.abstract Socio-emotional development, when worked with and in conjunction with children's literature, can positively influence the school and social life of children. With children's literature, the reader participates and shares experiences according to their representation of the world, makes a relationship between the real and the imaginary, has fun, stimulates the imagination, in addition to developing comprehension skills and mastery of reading and writing. The present research had as general objective to apprehend and analyze how children's literature can influence the social-emotional development of children in kindergarten. Constituted as a qualitative research, it was applied to three teachers at three municipal schools in the city of Sousa, Paraíba. As a data collection instrument, the sociodemographic questionnaire and the directive questionnaire were used. The results showed that children's literature can positively influence the social-emotional development of children, stimulating their imagination, creativity, criticality, socialization and emotions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22133
dc.date.accessioned 2021-11-25T12:26:55Z
dc.date.available 2021-11-25
dc.date.available 2021-11-25T12:26:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento socioemocional pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject socio-emotional development pt_BR
dc.subject education pt_BR
dc.subject kid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ianny Salvino dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children's literature and the social-emotional development of children in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Ianny Salvino dos. Literatura infantil e o desenvolvimento socioemocional da criança na educação infantil. 2021. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta