Repositorio Dspace/Manakin

Educação do campo: a comunidade e o ambiente escolar.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID FARIAS, M. V. O. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, André Antunes.
dc.contributor.referee1ID MARTINS, A. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 pt_BR
dc.contributor.referee2 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.referee2ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.description.resumo Nesse trabalho, intitulado: Educação do campo - a comunidade e o ambiente escolar, foi abordado a educação do Campo, o Programa Escola Ativa, a análise de entrevista e de questionário. A educação do campo é entendida corno um movimento educativo que compreende campo e cidade como duas partes únicas que depende uma da outra. Desde 1930 vem tentando se afirmar e se adequar/transformar a peculiar realidade do campo, porém, não tem favorecido satisfatoriamente de modo a elevar a escolaridade dos sujeitos, a sua cultura e o seu padrão de vida. Para isso, este trabalho tem como objetivo analisar como se dar a participação dos pais na escola do campo, resgatar os conhecimentos históricos dos sujeitos do campo e promover a interação entre comunidade e escola. Para atingir esses pontos foram realizadas entrevistas com os pais, e questionários com os alunos, além da pesquisa bibliográfica para fundamentar o trabalho. Com o desenvolvimento desta pesquisa pretendeu se contribuir, mesmo que de forma principiante, e ampliar a realidade da escola no que se refere à importância da participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos e assim valorizar a identidade cultural e social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Educação do campo: a comunidade e o ambiente escolar. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract In this work, entitled: Rural education - the community and the school environment, was addressed rural education, the Active School Program, the analysis of interview and quiz. Rural education is understood as an educational movement that understands countryside and city as two unique parts that depend on each other. since 1930 has been trying to assert itself and adapt/transform the peculiar reality of the field, however, it has not has satisfactorily favored in order to raise the education of the subjects, their culture and your standard of living. For that, this work aims to analyze how to give to participation of parents in the rural school, recovering the subjects' historical knowledge the field and promote interaction between community and school. To reach these points were interviews were carried out with parents, and questionnaires with students, in addition to the survey. bibliographic to support the work. With the development of this research, the intention was to contribute, even if in a beginner's way, and to expand the reality of the school in terms of refers to the importance of parents' participation in the children's learning process and so value cultural and social identity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22138
dc.date.accessioned 2021-11-25T18:31:19Z
dc.date.available 2021-11-25
dc.date.available 2021-11-25T18:31:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Pais pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Country pt_BR
dc.subject Educación rural pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Maria das Vitorias de Oliveira Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural education: the community and the school environment. pt_BR
dc.title.alternative Educación rural: la comunidad y el entorno escolar. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Maria das Vitórias de Oliveira Silva. Educação do campo: a comunidade e o ambiente escolar. 2011. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22138 pt_BR
dc.description.resumen En este trabajo, titulado: Educación rural: la comunidad y el entorno escolar, se abordó la educación rural, el Programa Escuela Activa, el análisis de entrevista y examen. La educación rural se entiende como un movimiento educativo que entiende el campo y la ciudad como dos partes únicas que dependen la una de la otra. desde 1930 ha estado tratando de afirmarse y adaptar / transformar la realidad peculiar del campo, sin embargo, no ha ha favorecido satisfactoriamente con el fin de elevar la educación de los sujetos, su cultura y tu nivel de vida. Por eso, este trabajo tiene como objetivo analizar cómo dar a participación de los padres en la escuela rural, recuperando el conocimiento histórico de los sujetos el campo y promover la interacción entre la comunidad y la escuela. Para llegar a estos puntos fueron Se realizaron entrevistas a los padres y cuestionarios a los estudiantes, además de la encuesta. bibliográfico para sustentar el trabajo. Con el desarrollo de esta investigación se pretendía contribuir, aunque sea de manera principiante, y ampliar la realidad de la escuela en términos de se refiere a la importancia de la participación de los padres en el proceso de aprendizaje de los niños y, por lo tanto, valorar la identidad cultural y social. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta