DSpace/Manakin Repository

O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0489660940619514 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.referee2 LOBO, Isamarc Gonçalves.
dc.description.resumo O livro didático é um recurso utilizado por docentes e discentes com o intuito de facilitar o aprendizado. Muitas vezes, os conteúdos presentes nesses materiais são frutos de relações de poder e interesse, tendo como consequência a distorção de alguns assuntos, a exemplo dos temas que abordam os povos africanos. Logo, apesar de inúmeras leis que buscam garantir a obrigatoriedade de um ensino multicultural e diverso, este não ocorre em todos os seus aspectos. O negro, muitas vezes, é apresentado apenas como escravizado nos livros de História, desse modo, é necessário retratar a história e cultura dos afrodescendentes em seus aspectos históricos e culturais, não ficando limitado apenas ao aspecto da escravidão. Por isso, o presente trabalho monográfico busca problematizar como o livro didático do 8º ano da coleção “Vontade de saber História” da editora FTD e o “Projeto Mosaico” da editora Scipione, abordam a história e cultura africana e dos afrodescendentes. Ambos os livros citados possuíam vigência para uso nas escolas de 2017 a 2019. Para a nossa pesquisa, de início, partimos de uma perspectiva de verificação do currículo e do ensino de História, observando as relações de poder e interesses que permeiam este recurso. Além disso, examinamos como os negros foram retratados historicamente nos currículos de História do Brasil e, por fim, fazemos a análise dos dois livros didáticos de história, elencando como esses materiais abordam a temática africana. A metodologia utilizada nesse trabalho consiste na análise qualitativa e bibliográfica. A nossa pesquisa dialoga com autores como Arroyo (2011), Bittencourt (2008), Fonseca (1993), Gomes (2002), Moreira (2019), Silva (2011), Silva e Moreira (1995) e tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-11
dc.description.abstract The textbook is a resource used by teachers and students in order to facilitate learning. Many sometimes, the contents present in these materials are fruits of power and interest relations, resulting in the distortion of some subjects, such as the themes that address the african peoples. Therefore, despite numerous laws who seek to ensure the obligation of teaching multicultural and diverse, this does not occur in all its aspects. Black people are often presented only as enslaved in history books, thus, it is necessary to portray history and culture from the afro-descendants in their historical and cultural aspects, not being limited only to the aspect of slavery. Through this, this monographic work seeks to problematize like the 8th year textbook of the collection " Willing to Know History " by FTD publisher and the " Project Mosaic" of the Scipione publisher, addresses history and culture african and afro-descendants. Both books cited were valid for use in schools from 2017 to 2019. For our research, at first, we start from a perspective of verification of the curriculum and teaching of history, observing the power relations and interests that permeate this resource. In addition, we examined how the blacks were historically portrayed in the curricula of history of brazil and, finally, we analyze the two history textbook, listing how these address the african theme. The methodology used in this work consists of qualitative analysis and bibliographic. Our research dialogues with authors such as Arroyo (2011), Bittencourt (2008), Fonseca (1993), Gomes (2002), Moreira (2019), Silva (2011), Silva e Moreira (1995) and so many others who contributed to development of this work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22151
dc.date.accessioned 2021-11-26T13:31:51Z
dc.date.available 2021-11-26
dc.date.available 2021-11-26T13:31:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Povos africanos pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject Ensino multicultural pt_BR
dc.subject Livro de História pt_BR
dc.subject Negros pt_BR
dc.subject África - representação pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject African peoples pt_BR
dc.subject History - teaching pt_BR
dc.subject Multicultural teaching pt_BR
dc.subject History book pt_BR
dc.subject Black pt_BR
dc.subject Africa - representation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Fernanda Carla Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of History and representations of Africa and blacks in the 8th grade textbooks: “Will to Know History” by FTD and “Projeto Mosaico” by Scipione, from 2017 to 2019. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Fernanda Carla Almeida. O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019. 2021. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta