DSpace/Manakin Repository

Ambientes digitais e ensino de gramática: uma seqüência didática com WEBGINCANA.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo O auxílio das tecnologias na educação é de grande valia para que possamos tornar as aulas de língua portuguesa mais atraentes e interativas para nossos discentes, principalmente no que diz respeito aos estudos gramaticais que é o nosso foco. Pensando nisso, esta pesquisa apresenta como objetivo propor um trabalho com a gramática da língua portuguesa por meio de uma webgincana em sala de aula da Educação Básica. Para atingi-lo, discorremos sobre o estudo da gramática da língua portuguesa na Educação Básica em diálogo com os documentos norteadores do ensino; discutimos sobre o uso das tecnologias aplicadas à educação; e elaboramos uma Sequência Didática com o trabalho da gramática da língua portuguesa por meio de uma webgincana aplicável à Educação Básica. Para isso, nos baseamos nos estudos sobre língua, linguagem e gramática de Travaglia (2009) e Antunes (2007); sobre a prática das tecnologias da informação e comunicação e seu uso na educação básica, para Braga (2013), Silva (2003), Mercado (1999) e Fardo (2013). E para apoiar a elaboração da Sequência Didática, nos baseamos nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O caminho metodológico percorrido foi o da pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. Como resultado, temos uma proposta de Sequência Didática que orienta o trabalho com a análise linguística na educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Ambientes digitais e ensino de gramática: uma seqüência didática com WEBGINCANA. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-04
dc.description.abstract The help of technologies in education is of great value for us to make Portuguese language classes more attractive and interactive for our students, especially with regard to grammatical studies, which is our focus. With this in mind, this research aims to propose a work with the grammar of the Portuguese language through a web gymkhana in the Basic Education classroom. To achieve it, we discuss the study of the grammar of the Portuguese language in Basic Education in dialogue with the documents that guide teaching; we discussed the use of technologies applied to education; and we elaborated a Didactic Sequence with the work of the grammar of the Portuguese language through a web gymkhana applicable to Basic Education. For this, we base ourselves on studies on language, language and grammar by Travaglia (2009) and Antunes (2007); on the practice of information and communication technologies and their use in basic education, for Braga (2013), Silva (2003), Mercado (1999) and Fardo (2013). And to support the elaboration of the Didactic Sequence, we based ourselves on the guidelines of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The methodological path taken was that of bibliographical, qualitative and applied research. As a result, we have a proposal for a Didactic Sequence that guides the work with linguistic analysis in basic education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22167
dc.date.accessioned 2021-11-29T12:43:19Z
dc.date.available 2021-11-29
dc.date.available 2021-11-29T12:43:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de gramática pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Tecnologia na educação pt_BR
dc.subject Webgincana de gramática pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject grammar teaching pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.subject technology in education pt_BR
dc.subject Grammar Web Gymkhana pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Alcilene Rodrigues da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital environments and grammar teaching: a didactic sequence with WEBGINCANA. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Alcilene Rodrigues da. Ambientes digitais e ensino de gramática: uma seqüência didática com WEBGINCANA. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta