DSpace/Manakin Repository

A variação e o preconceito linguístico na obra A Língua de Eulália, de Marcos Bagno: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, K. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9979254142034896 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem a pretensão de reconhecer e analisar como o preconceito linguístico é construído a partir das variações lexicais na novela sociolinguística: A língua de Eulália, a fim de construir um caderno pedagógico. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: Apresentar uma abordagem sobre a sociolinguística sob a perspectiva da história da Língua Portuguesa, considerando o preconceito linguístico e as variações linguísticas; Realizar uma análise das variações lexicais na novela sociolinguística A língua de Eulália; Elaborar um caderno pedagógico direcionado a docentes do 6º ano do Ensino Fundamental II, com atividades que reflitam sobre o preconceito e as variações lexicais. Para bem realizarmos o nosso trabalho, auxiliando nas discussões teóricas, foram utilizadas como referências Bagno (1999; 2006; 2007), Bortoni-Ricardo (2005;2006), Maria Cecília Mollica (2009;2015), Coutinho (2011), dentre outras. Para tanto, optamos por uma pesquisa de caráter bibliográfico, de natureza propositiva, a qual foi levada a efeito pela consulta de obras teóricas, trabalhos acadêmicos e livros didáticos, com abordagem qualitativa. A base teórica abarca temáticas, nas quais percebemos que os indivíduos falantes da variedade popular são muitas vezes discriminados pela sua forma de falar, acarretando o chamado “Preconceito Linguístico”. Diante dessas questões, que não são apenas referentes aos aspectos linguísticos, como também sociais, percebemos a importância da desconstrução desse preconceito e também a importância de ressaltar que todo falante nativo domina sua língua perfeitamente. Como resultado da pesquisa, elaboramos um caderno pedagógico direcionado a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Este foi estruturado em II módulos: MÓDULO I – Ponto de Partida; MÓDULO II – Trabalhando o Preconceito Linguístico na fala de Eulália, do livro de Bagno. Tais módulos foram desenvolvidos com atividades que abordam a importância de se compreender, respeitar e aceitar às variações da língua. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A variação e o preconceito linguístico na obra A Língua de Eulália, de Marcos Bagno: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-07
dc.description.abstract This paper aims to recognize and analyze the presence of linguistic prejudice and lexical variations in the sociolinguistic novel: A língua de Eulália, intending to build a pedagogical notebook. To achieve this, the following specific objectives will be described: To present an approach about sociolinguistics under Portuguese Language history’s perspective, considering linguistic prejudice and linguistic variations; Perform an analysis on the lexical variations in the sociolinguistic novel: A língua de Eulália; Elaborate a pedagogical notebook targeting 6th year teachers from middle school, preparing activities that reflect on prejudice and lexical variations. In order to strengthen the present research, aiding on theorical discussions, there have been used as references authors such as Bagno (1999; 2006; 2007), Bortoni-Ricardo (2005;2006), Maria Cecília Mollica (2009;2015), Coutinho (2011), and others. The research method was bibliographical and from a purposeful sampling nature, which was considered as such due to the inquiry of theorical works, academical papers and didactic books, under the qualitative approach. The entire theorical basis contains themes in which it is noticeable that individuals whose speech contains popular varieties are many times victims of discrimination over their way of speaking, characterizing what is called “linguistic prejudice”. Faced with those problems that not only refer to linguistical aspects but social aspects as well, it is perceptive the importance of unbuilding such prejudice and emphasizing that every native speaker dominates their language perfectly. As result of this research, a pedagogical notebook was elaborated and aimed at 6th grade students from middle school. This paper was structured in two modules: MODULE I – Starting point; MODULE II – Working over the linguist prejudice on Eulália’s speech, from Bagno’s book. Both modules were developed with activities that approach the importance of comprehending, respecting and accepting the different variations from language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22168
dc.date.accessioned 2021-11-29T12:43:27Z
dc.date.available 2021-11-29
dc.date.available 2021-11-29T12:43:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Preconceito linguístico pt_BR
dc.subject História da língua pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject A Língua de Eulália pt_BR
dc.subject Latim clássico pt_BR
dc.subject Latim vulgar pt_BR
dc.subject Linguistic variation pt_BR
dc.subject Linguistic prejudice pt_BR
dc.subject Language history pt_BR
dc.subject Sociolinguistics pt_BR
dc.subject The Tongue of Eulalia pt_BR
dc.subject Classical Latin pt_BR
dc.subject Vulgar Latin pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Kaliana Lins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Variation and linguistic prejudice in the book A Língua de Eulália, by Marcos Bagno: a proposal for intervention for the 6th year of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Kaliana Lins de. A variação e o preconceito linguístico na obra A Língua de Eulália, de Marcos Bagno: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta