DSpace/Manakin Repository

A leitura do MEME na sala de aula do 9º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, M. J. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5997781867458778 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo As estratégias de leitura contribuem significativamente com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, visto que a leitura é um processo de interação social em que o leitor interage com o texto, de modo ativo e crítico, atribuindo-lhe sentido. Nessa perspectiva, traçamos como objetivo para esta pesquisa: articular estratégias de leitura para o 9° ano do Ensino Fundamental com o gênero meme. Com o intuito de atingi-lo, discutimos concepções e estratégias de leitura, sujeito e linguagem com ênfase na teoria dos gêneros; construímos um arcabouço teórico sobre os gêneros textuais, destacando os gêneros digitais; e elaboramos um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas com estratégias de leitura com o gênero Meme. Para fundamentar a pesquisa, buscamos suporte na teoria dos gêneros com base nos estudos de Bakhtin (2000) sobre gêneros discursivos; nas reflexões sobre leitura em Koch e Elias (2010, 2017), Coracini (2002), entre outros; sobre estratégias de leitura em Solé (1998) e Koch e Elias (2012); também abordamos o ensino da leitura apoiado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997) e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018); sobre o conceito do gênero meme e a sua composição textual em Dawkins (1975), Silva (2016), Marcuschi (2008) entre outros. Ao lado da teoria, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica qualitativa de natureza aplicada. Como resultado, elaboramos um material técnico para o trabalho com a leitura voltado para a sala de aula sob o nome de Guia de Orientações Didático-Pedagógicas com estratégias de leitura com o gênero meme. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A leitura do MEME na sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2021-09-30
dc.description.abstract Reading strategies significantly contribute to the development of student learning, as reading is a process of social interaction in which the reader interacts with the author of the text, in the text, in an active and critical way, giving it meaning. From this perspective, we outline as our objective for this research to articulate reading strategies for the 9th grade of Elementary School classes with the meme genre. In order to achieve it, we discussed reading concepts and strategies, subject and language with an emphasis in genre theory; we have developed a theoretical framework on textual genres, highlighting digital genres, and we have created a Didactic-Pedagogical Orientation Guide with meme genre reading strategies. To support the research, we sought the support of the genre theory based on the studies by Bakhtin (2000) on discursive genres; on the reflections on reading by Koch and Elias (2010, 2017), studies by Coracini (2002) among others; on reading strategies by Solé (1998) and Koch and Elias (2012); we also approach the reading teaching supported by the National Curriculum Parameters - PCN (BRASIL, 1997) and the Common National Curriculum Base - BNCC (BRASIL, 2018); on the concept of the meme genre and its textual composition by Dawkins (1975), Silva (2016) and Marcuschi (2008) among others. We also have used as a theoretical basis the qualitative bibliographic research of an applied nature. As a result, we developed a technical material for working with reading aimed at the classroom called Didactic-Pedagogical Guide to Reading Strategies of the Meme Genre. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22171
dc.date.accessioned 2021-11-29T13:05:57Z
dc.date.available 2021-11-29
dc.date.available 2021-11-29T13:05:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura pt_BR
dc.subject Gênero Meme pt_BR
dc.subject Leitura e ensino pt_BR
dc.subject Gêneros textuais e ensino pt_BR
dc.subject Leitura de Memes pt_BR
dc.subject Teoria dos gêneros pt_BR
dc.subject Reading strategies pt_BR
dc.subject Genre Meme pt_BR
dc.subject Reading and teaching pt_BR
dc.subject Textual genres and teaching pt_BR
dc.subject Meme Reading pt_BR
dc.subject Theory of genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maria Josenilza de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading the MEME in the 9th grade classroom of elementary school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Maria Josenilza de Oliveira. A leitura do MEME na sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. 2021. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta