DSpace/Manakin Repository

Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo O ensino da gramática é pauta de discussão permanente, uma vez que a Gramática Normativa é a escolha de a maioria das escolas da educação básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo: propor uma estratégia dinamizadora para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para atingi-lo, construímos uma base teórica dos estudos gramaticais, com ênfase nas orações subordinadas adjetivas; discutimos o trabalho com a gramática em sala de aula, com base em reflexões sobre a abordagem descritiva; e construímos um jogo como proposta de intervenção para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para tanto, a base teórica sobre gramática é a descritiva, baseada nas reflexões de Perini (2010) e de Sautchuk (2010); e sobre jogos na escola fundamenta-se nos estudos de Almeida (2013). Seguimos a metodologia da pesquisa bibliográfica aplicada, de abordagem qualitativa. Como resultados desta pesquisa, temos uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental com uma adaptação do jogo de tabuleiro cujas peças são semelhantes a de um tabuleiro tradicional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. pt_BR
dc.date.issued 2021-09-30
dc.description.abstract Grammar teaching is subject of permanent discussion, since prescriptive grammar is the choice of most elementary schools. In this sense, this research aims to propose a dynamic strategy for the study of adjective subordinate clauses. To achieve it, we have developed a theoretical basis for grammatical studies, with an emphasis on adjective subordinate clauses; we discuss working with grammar in the classroom based on reflections on the descriptive approach and we have developed a game as an intervention proposal for the study of adjective subordinate clauses. Therefore, our theoretical basis on grammar is descriptive and based on the reflections by Perini (2010) and Sautchuk (2010); about the use of games at school, our research is based on studies by Almeida (2013). We follow the methodology of applied bibliographic research with a qualitative approach. As a result of this research, we have an intervention proposal for teaching subordinate adjective clauses in 9th grade of elementary school classes with an adaptation of the board game whose pieces are similar to those of a traditional board. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177
dc.date.accessioned 2021-11-29T13:59:02Z
dc.date.available 2021-11-29
dc.date.available 2021-11-29T13:59:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Jogo pt_BR
dc.subject Orações subordinadas adjetivas pt_BR
dc.subject Gramática e ensino pt_BR
dc.subject Gramática - educação básica pt_BR
dc.subject Jogo em sala de aula pt_BR
dc.subject Gramática no jogo de tabuleiro pt_BR
dc.subject Grammar pt_BR
dc.subject Match pt_BR
dc.subject Subordinate adjective clauses pt_BR
dc.subject grammar and teaching pt_BR
dc.subject grammar - basic education pt_BR
dc.subject classroom game pt_BR
dc.subject grammar in the board game pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Cícera Daianny Santana dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An intervention proposal for teaching subordinate clauses adjectives. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta