DSpace/Manakin Repository

O ensino de análise linguística durante a pandemia da COVID-19 nas escolas de Ensino Fundamental II da cidade de Aurora – CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4750253974313614 pt_BR
dc.creator.Lattes GONÇALVES, F. A. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.referee1 HOLANDA, Francisco José.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo O trabalho com a análise linguística no período pandêmico é o objeto de estudo desta pesquisa. Nesse contexto entram as novas tecnologias, considerando que a modalidade de ensino neste período foi o remoto que é realizado por meio dessas tecnologias. Nessa direção, o objetivo geral é verificar como tem sido o trabalho com a análise linguística no contexto da modalidade de ensino remoto no nível Fundamental II da cidade de Aurora-CE, em comparação com o ensino presencial. Na intenção de atingi-lo, discutimos as concepções de análise linguística, com ênfase na mediação em sala de aula; descrevemos como ocorrem as práticas de análise linguística nas modalidades de ensino remoto e presencial; e comparamos as formas de análise linguística realizadas em ambas as modalidades. Para tanto, nos fundamentamos nos estudos de Antunes (2007), Bezerra e Reinaldo (2020) sobre análise linguística, bem como nas colocações de Travaglia (2003) sobre a gramática e o seu uso nas escolas. Foram usadas, também, as concepções de língua e linguagem de Geraldi (1997).O campo de pesquisa foi a cidade de Aurora-CE, e os colaboradores foram seis docentes de Língua Portuguesa, de escolas públicas e privadas, com quem fizemos uma entrevista.Após a análise dos dados, chegamos aos seguintes resultados: o estudo com a análise linguística está acontecendo, embora os professores tenham tido dificuldades iniciais de adaptação à modalidade remota; a distância dificulta saber as dificuldades dos alunos, embora se percebeu maior protagonismo da aprendizagem de análise linguística. Percebeu-se também uma defasagem desse estudo no ensino remoto em relação ao presencial e dissertam que vai continuar usando as tecnologias em suas aulas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O ensino de análise linguística durante a pandemia da COVID-19 nas escolas de Ensino Fundamental II da cidade de Aurora – CE. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-04
dc.description.abstract Working with linguistic analysis in the pandemic period is the main objective of this research. In this context, new technologies enter, considering that the teaching modality in this period was the remote one that is carried out through these technologies. In this sense, the general objective is to verify how the work with linguistic analysis has been developed in the context of the remote teaching modality at the Elementary School level II in Aurora-CE, in comparison with the face-to-face teaching. In order to reach it, we discuss the concepts of linguistic analysis, with an emphasis on mediation in the classroom; we also describe how linguistic analysis practices occur in remote and face-to-face teaching modalities, and we have compared the forms of linguistic analysis carried out in both modalities. Therefore, we have based ourselves on studies by Antunes (2007), Bezerra and Reinaldo (2020) on linguistic analysis, as well as on the statements by Travaglia (2003) on grammar and its use in schools. Geraldi's conceptions of language and language (1997) were also used. The research field was the town of Aurora-CE, and the collaborators were six Portuguese language teachers from public and private schools, with whom we conducted an interview. After analyzing the data, we reached the following results: the study with linguistic analysis is underway, although the teachers had initial difficulties in adapting to the remote modality; distance makes it difficult to know the students' difficulties, although a greater role in the learning of linguistic analysis was perceived. It was also noticed a lag in this study in remote teaching in relation to face-to-face and they say that they were going to continue to use those technologies in their classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22179
dc.date.accessioned 2021-11-29T14:12:44Z
dc.date.available 2021-11-29
dc.date.available 2021-11-29T14:12:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise lingüística pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino presencial pt_BR
dc.subject Tecnologia na educação pt_BR
dc.subject linguistic analysis pt_BR
dc.subject remote teaching pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject face-to-face teaching pt_BR
dc.subject technology in education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Francisco Alex de Luna.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of linguistic analysis during the COVID-19 pandemic in Elementary Schools II in the city of Aurora - CE pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Francisco Alex de Luna. O ensino de análise linguística durante a pandemia da COVID-19 nas escolas de Ensino Fundamental II da cidade de Aurora – CE . 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta