DSpace/Manakin Repository

O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Inácio Francisco Teixeira.
dc.contributor.referee2 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumo A gramática da língua sempre foi vista como difícil. Importante que, diante dessa realidade, busquemos estratégias e atrair os alunos para se engajarem com prazer nesse conhecimento. E para isso, temos disponível uma gama de jogos educativos ou mesmo adaptáveis à educação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo propor um jogo de gramática, com ênfase na regência verbal e nominal. Para tanto, discutimos concepções gramaticais, destacando a regência verbal e nominal; debatemos estratégias de ensino de Língua portuguesa, com ênfase na competência linguística por meio de jogos na sala de aula; e elaboramos um jogo para estudar gramática, focalizando a regência verbal e nominal. A pesquisa está fundamentada nos aportes teóricos de Travaglia (2009); Lima (2011); Oliveira (2010); Antunes (2007); que juntos contribuem para estudos e reflexões acerca do ensino de gramática em diversas perspectivas, suas dificuldades e aplicabilidade em sala de aula. Além desses autores mencionados, temos Almeida Santos (2012, 2013); Almeida de Nunes (2007); Kishimoto (2007); Santos (1997) e Fardo (2013) que abordam assuntos relacionados aos jogos e gamificação inseridos no ensino e que favorecem um melhor desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, além das discussões inseridas na BNCC (2018). Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Como resultado da pesquisa, construímos um jogo de gramática, sendo este uma adaptação de um jogo de dominó, destinado às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-01
dc.description.abstract A language’s grammar has always been seen as difficult. It is important that, given that reality, we need strategies to attract students to engage themselves with that knowledge with pleasure. And for that, we have a range of educational or even adaptable to education games. In this sense, this work aims to propose a grammar game, with emphasis on Portuguese verbal and nominal regency. For that, we discuss grammatical rules, highlighting the Portuguese verbal and nominal regency; we debate Portuguese teaching strategies, with emphasis on linguistic competence through classroom games and we developed a game to study grammar, focusing on Portuguese verbal and nominal regency. This research is based on the theoretical contributions of Travaglia (2009); Lima (2011); Oliveira (2010); Antunes (2007), which together contribute to studies and reflections on Portuguese grammar teaching in different perspectives, its difficulties and applicability in the classroom. In addition to mentioned authors, we also have some studies by Almeida Santos (2012, 2013); Almeida de Nunes (2007); Kishimoto (2007); Santos (1997) and Fardo (2013) that address issues related to games and gamification inserted in teaching and that favor a better development of students' skills and competences, in addition to the discussions included in the BNCC (2018). For the development of this research, the methodology used was bibliographical with a qualitative approach of an applied nature. As a result of this research, we developed a grammar game, which is an adaptation of a dominoes game, aimed at 9th grade Elementary School classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22180
dc.date.accessioned 2021-11-29T14:29:02Z
dc.date.available 2021-11-29
dc.date.available 2021-11-29T14:29:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Jogos de regência pt_BR
dc.subject Gramática e ensino pt_BR
dc.subject Regência verbal e nominal pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Grammar pt_BR
dc.subject conducting games pt_BR
dc.subject grammar and teaching pt_BR
dc.subject Verbal and Nominal Conducting pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Janária Canuto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The game with a focus on grammar: working with nominal and verbal regency in the 9th grade of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Janária Canuto.O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental . 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta