DSpace/Manakin Repository

A prática docente no contexto da pandemia de COVID-19: reflexões sobre limites, exclusões e possibilidades.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, T. M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2731479723686780 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, W. G. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Katia Ramos.
dc.contributor.referee1ID SILVA, K. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 MESQUITA, Katia Carina.
dc.contributor.referee2ID MESQUITA, K. C. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2021.tccmon.araujo
dc.description.resumo Durante séculos o professor precisou adaptar-se às transformações e mudanças na sociedade para se adequar às novas gerações de alunos, essas mudanças nunca foram tão intensas. A partir da década de 1970 sobre o contexto da Terceira Revolução Industrial e sobretudo a Revolução Informacional vivemos grandes mudanças na sociedade em especial na forma como passamos a nos comunicar, o surgimento do computador e da internet possibilitou grandes avanços para a sociedade principalmente na área da educação, os aparatos tecnológicos e a internet se tornou uma ótima ferramenta para aprendizagem na escola. Com o avanço do novo Coronavírus, causador da doença denominada COVID19, provocou uma grande crise, atingindo várias áreas da sociedade. Na educação tornou-se necessária a adoção do ensino remoto, como medida de distanciamento social. As aulas remotas se tornaram um desafio para todas as instituições de ensino. O presente estudo tem por objetivo identificar os principais desafios e dificuldades da prática docente sobre o contexto da pandemia de covid19 em nível de ensino médio. O trabalho de abordagem qualitativa foi desenvolvido a partir da aplicação de um questionário via online com questões abertas e fechadas, participaram 6 (seis) professores de ensino médio da área de humanas das escolas públicas Senador José Gaudêncio e Escola Técnica Cidadã Integral Inácio Antonino localizadas na cidade de Serra Branca no cariri ocidental paraibano. A falta de investimento na educação acaba dificultando o acesso à internet não só dos professores, mas também dos alunos, dificulta a realização das aulas remotas e prejudica o interesse dos alunos. Conclui-se assim, que é necessária maior atuação da família e das redes de ensino, como também investimento em recursos tecnológicos, por parte do governo e do estado, para que proporcione maior qualidade e conforto para que o ensino remoto gere menos consequências negativas no processo de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title A prática docente no contexto da pandemia de COVID-19: reflexões sobre limites, exclusões e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-25
dc.description.abstract For centuries the teacher has had to adapt to the transformations and changes in society in order to adapt to the new generations of students; these changes have never been so intense. From the 1970s on, in the context of the Third Industrial Revolution and, above all, the Information Revolution, we have experienced great changes in society, especially in the way we started to communicate. The emergence of the computer and the internet has enabled great advances for society, especially in the area of education; the technological apparatus and the internet have become a great tool for learning at school. With the advance of the new Coronavirus, the cause of the disease called COVID19, it caused a major crisis, affecting several areas of society. In education it became necessary to adopt remote teaching, as a measure of social distance. Remote classes have become a challenge for all educational institutions. The present study aims to identify the main challenges and difficulties of teaching practice on the context of the covid19 pandemic at the high school level. The qualitative work was developed through the application of an online questionnaire with open and closed questions. Six (6) high school teachers of the humanities area of the public schools Senador José Gaudêncio and Escola Técnica Cidadã Integral Inácio Antonino, located in the city of Serra Branca in Cariri, Paraiba. The lack of investment in education hinders the access to the internet not only for the teachers but also for the students, making it difficult to hold remote classes and hindering the interest of the students. In conclusion, it is necessary that the family and the educational networks act more, as well as the government and the state invest in technological resources, in order to provide more quality and comfort for the remote teaching to generate less negative consequences in the learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22195
dc.date.accessioned 2021-11-29T19:49:28Z
dc.date.available 2021-11-29
dc.date.available 2021-11-29T19:49:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática docente e Covid-19 pt_BR
dc.subject Ferramentas digitais pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Escola e tecnologias pt_BR
dc.subject Tecnologias de informação e comunicação pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Teaching Practice and Covid-19 pt_BR
dc.subject Digital tools. pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject School and technologies pt_BR
dc.subject Information and communication technologies pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Thalita Moreira de Carvalho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching practice in the context of the pandemic of COVID-19: reflections on limits, exclusions and possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Thalita Moreira de Carvalho. A prática docente no contexto da pandemia de COVID-19: reflexões sobre limites, exclusões e possibilidades. 2021. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22195 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta