DSpace/Manakin Repository

Estradas de ferro: tramas políticas, relações de poder e seus discursos no Ceará e região (1877-1923).

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA FILHO, Osmar Luiz da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2435948027090412 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.referee2 ARANHA, Gervácio Batista.
dc.description.resumo A intenção deste trabalho monográfico é analisar as políticas ferroviárias no estado do Ceará, do ponto de vista das tramas políticas e seus desdobramentos discursivos que circundam as concessões férreas. Desse modo, examinaremos as transformações que essas políticas de implantação férrea sofreram no período de transição do Império para a República, enfatizando o modo como os políticos cearenses reivindicavam no Senado e na Câmara, a construção ou prolongamento das estradas de ferro em seu estado. Por fim, debatemos as grandes obras de engenharia executadas pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), no combate aos efeitos das secas no Nordeste, e qual foi o impacto dessas obras em pequenos municípios do interior cearense, em especial os da região Centro-Sul. Em suma, chegamos à conclusão de que os bens do Estado como obras, cargos públicos e etc. foram marcados durante o Império e na Primeira Republica pela apropriação particular de agentes político-econômicos, não sendo diferente as estradas de ferro no Ceará, que tiveram seus projetos de construção influenciados pelos interesses privados desses grupos de poder. Dito isso, percebemos que essas práticas vão se adaptando aos diferentes momentos sociais que o Brasil passa nesse período de mudanças entre o fim do Império e início da República. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Estradas de ferro: tramas políticas, relações de poder e seus discursos no Ceará e região (1877-1923). pt_BR
dc.date.issued 2021-10-18
dc.description.abstract The intention of this monographic work is to analyze the railway policies in the state of Ceará, from the point of view of the political plots and their discursive developments that surround the railway concessions. In this way, we will examine the transformations that these policies of railway implantation underwent in the transition period from Empire to Republic, emphasizing the way in which Ceará politicians claimed in the Senate and Chamber, the construction or extension of the railways in their state. Finally, we discussed the major engineering works carried out by the Inspection of Works Against Drought (IFOCS), in combating the effects of droughts in the Northeast, and what was the impact of these works in small municipalities in the interior of Ceará, especially those in the Central-South region. Thus, we come to the conclusion that State assets such as works, public offices, etc. were marked during the Empire and the First Republic by the private appropriation of political-economic agents, the railways in Ceará being no different, which had their construction projects influenced by the private interests of these power groups. That said, we realize that these practices are adapting to the different social moments that Brazil goes through in that period of change between the end of the Empire and the beginning of the Republic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22197
dc.date.accessioned 2021-11-30T10:50:37Z
dc.date.available 2021-11-30
dc.date.available 2021-11-30T10:50:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ceará - história pt_BR
dc.subject História ferroviária pt_BR
dc.subject Ferrovia pt_BR
dc.subject Ceará - história política pt_BR
dc.subject Primeira república pt_BR
dc.subject Inspetoria Federal de Obras Contra a Seca pt_BR
dc.subject Ceará - history
dc.subject Railway history
dc.subject Railroad
dc.subject Ceará - political history
dc.subject First republic
dc.subject Federal Inspectorate of Works Against Drought
dc.subject Estradas de ferro - CE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Francisco Wellington Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Railroads: political plots, power relations and their discourses in Ceará and region (1877-1923). pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Francisco Wellington Dantas. Estradas de ferro: tramas políticas, relações de poder e seus discursos no Ceará e região (1877-1923). 2021. 119f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta