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Formação do professor alfabetizador: competências e aplicações nas práticas de alfabetização e letramento.

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dc.creator.ID PINTO, Z. P. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3357565341874407 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIA, Evangelina Maria Brito de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.description.resumo O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com quatro professoras alfabetizadoras do município de Boa Ventura – PB, que atuam no pacto pela alfabetização da idade certa (PNAIC). O objetivo desta é investigar por que o professor alfabetizador encontra dificuldades em se apropriar das teorias que embasam os princípios e materiais de formação do PNAIC. Para isso, com vistas à fundamentação da pesquisa, utilizou-se principalmente os postulados de Keliman (2005), Bortoni - Ricardo (2006), Rojo (2009), Cagliari (2009), Soares (2009, 2013), Tfouni (2010), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2012), Ferrante (2007), Capovilla e Capovilla (2000). No que diz respeito à análise dos dados, esta desenvolveu-se através de uma pesquisa de campo e documento no âmbito de uma abordagem qualitativa, ao considerar o resultado do questionário aplicado às professoras, bem como testemunhos do grupo focal e das análises dos componentes curriculares de seis Cursos de Pedagogia. Como resultados, conclui-se que, grande parte dos professores alfabetizadores necessita de um aprofundamento em estudos lingüísticos, que lhes dê subsídios para compreender os conteúdos lingüísticos da formação do PNAIC como para uma atuação consciente e eficiente no ciclo de alfabetização, uma vez que os cursos de pedagogia, mesmo dedicando-se à formação de alfabetizadores, não contemplam em seus currículos disciplinas especificas de lingüística teórica que dêem suporte a pratica docente, tendo em vista que todos os procedimentos para o processo de alfabetização envolvem os métodos de análise lingüísticos. Esses resultados apontaram para a elaboração de uma proposta de intervenção que consiste em um curso de extensão em teorias linguísticas que dê respaldo á pratica docente a ser aplicado junto aos professores alfabetizadores do Município de Boa Ventura - PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Formação do professor alfabetizador: competências e aplicações nas práticas de alfabetização e letramento. pt_BR
dc.date.issued 2015-07-22
dc.description.abstract The present work presents results of a research developed with four literacy teachers from the municipality of Boa Ventura - PB, who work in the pact for literacy of the right age (PNAIC). The purpose of this study is to investigate why the literacy teacher encounters difficulties in appropriating theories that underlie the principles and training materials of the PNAIC. In order to do so, the postulates of Keliman (2005), Bortoni - Ricardo (2006), Rojo (2009), Cagliari (2009), Soares (2009, 2013), Tfouni (2010) , Ferreiro and Teberosky (1999), Morais (2012), Ferrante (2007), Capovilla and Capovilla (2000). As far as data analysis is concerned, it has been developed through a field research and document within a qualitative approach, when considering the result of the questionnaire applied to teachers, as well as testimonies of the focus group and analyzes of the curricular components of six Pedagogy Courses. As a result, it is concluded that most literacy teachers need a deepening of linguistic studies, which will allow them to understand the linguistic contents of the PNAIC formation, as well as a conscious and efficient performance in the literacy cycle, since pedagogical courses, even dedicated to the training of literacy teachers, do not include in their curricula specific subjects of theoretical linguistics that give support to the teaching practice, considering that all the procedures for the literacy process involve the methods of linguistic analysis. These results pointed to the elaboration of a proposal of intervention that consists of a course of extension in linguistic theories that gives support to the teaching practice to be applied next to the literacy teachers of the Municipality of Boa Ventura - PB. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/221
dc.date.accessioned 2018-01-04T14:54:54Z
dc.date.available 2018-01-04
dc.date.available 2018-01-04T14:54:54Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Professores - formação pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Práticas de alfabetização pt_BR
dc.subject Letramanto pt_BR
dc.subject Teachers - training pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Literacy Practices pt_BR
dc.subject Lettermanto pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy teacher training: skills and applications in literacy and literacy practices. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation PINTO, Zuleide Pereira dos Santos. Formação do professor alfabetizador: competências e aplicações nas práticas de alfabetização e letramento. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


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