DSpace/Manakin Repository

O estágio supervisionado como espaço de construção dos saberes docentes no ensino de história.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMILO, Janaina Valeria Pinto.
dc.contributor.referee2 CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.description.resumo Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar o Estágio Supervisionado enquanto espaço significativo na formação pedagógica e dos saberes docentes no Ensino de História a partir de uma experiência no Ensino Médio na cidade de Cachoeira dos Índios - PB. Para isso, procuramos fazer um estudo de caso na Escola Estadual Professor Adalberto de Sousa Oliveira. Fazendo uma análise utilizando diferentes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre o ensino de História, observação da escola e das aulas de história e análise da prática docente. A pesquisa foi realizada durante o período de realização do estágio supervisionado II, realizado no ensino médio no ano de 2018. Buscando refletir sobre o ensino de história e a prática docente usamos como embasamento teórico as contribuições conceituais de: Libâneo (1990) Bittencourt (2008), Schmidit (2004), Zabala (1998), Tardif (2002), para a partir da perspectiva desses autores refletir sobre o ensino de história e a prática pedagógica no ensino médio. Além disso, problematizamos o estágio enquanto campo de pesquisa em história, levando em consideração sua importância na formação docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O estágio supervisionado como espaço de construção dos saberes docentes no ensino de história. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-15
dc.description.abstract This Course Conclusion Work aims to analyze the Supervised Internship as a significant space in pedagogical training and teaching knowledge in History Teaching from an experience in High School in the city of Cachoeira dos Índios - PB. For that, we tried to make a case study in the State School Professor Adalberto de Sousa Oliveira. Making an analysis using different methodological procedures: literature review on the teaching of History, observation of the school and history classes and analysis of teaching practice. The research was carried out during the period of supervised internship II, carried out in high school in 2018. Seeking to reflect on the teaching of history and teaching practice, we used as theoretical foundation the conceptual contributions of: Libâneo (1990) Bittencourt (2008 ), Schmidit (2004), Zabala (1998), Tardif (2002), from the perspective of these authors to reflect on the teaching of history and pedagogical practice in high school. Furthermore, we problematize the internship as a field of research in history, taking into account its importance in teacher education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22205
dc.date.accessioned 2021-11-30T13:59:13Z
dc.date.available 2021-11-30
dc.date.available 2021-11-30T13:59:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject History - teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Internship pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Janete Soares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The supervised internship as a space for the construction of teaching knowledge in history teaching. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Janete Soares da. O estágio supervisionado como espaço de construção dos saberes docentes no ensino de história. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta