dc.creator.ID |
ALMEIDA, Salomão Pereira |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0078586074219346 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Diogo Diniz Pereira da Silva e. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, D. D. P. S. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5154042218439017 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Aparecido Jesuíno de. |
|
dc.contributor.referee2 |
VIEIRA, Vandenberg Lopes. |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino de números complexos através
de resolução de problemas. Nosso intuito é criar um material com aplicação direta na sala
de aula de Matemática na educação básica, contribuindo para o enriquecimento do ensino de números complexos. Reconstituímos parcialmente a sua história destacando motivos que levaram os matemáticos da época à descoberta destes números. São propostos problemas que envolvem conceitos básicos que são resolvidos usando Números Complexos. Estes problemas envolvem Álgebra, Geometria Plana e Analítica, Trigonometria, Séries e Aritmética. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Números complexos para o ensino médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-03 |
|
dc.description.abstract |
In this work we propose a problem-solving approach to teaching Complex Numbers.
Our aim is to create a material with direct application in the mathematics classroom in Secondary school, to contribute to enrich the teaching of Complex Numbers. We reconstructed partially their history leading the reader to feel the real reasons why mathematicians of that time discovered such numbers. We present some problems involving basic concepts that are solved by using Complex Numbers. These problems are related to Algebra, Plane Geometry, Trigonometry, Arithmetic and Series. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2221 |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-19T15:51:42Z |
|
dc.date.available |
2018-11-19 |
|
dc.date.available |
2018-11-19T15:51:42Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Números complexos |
pt_BR |
dc.subject |
Equações algébricas |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
Complex numbers |
pt_BR |
dc.subject |
Algebraic equations |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Salomão Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, S. P. de. Números complexos para o ensino médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2221 |
pt_BR |