DSpace/Manakin Repository

Números complexos para o ensino médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, Salomão Pereira pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0078586074219346 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Diogo Diniz Pereira da Silva e.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, D. D. P. S. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5154042218439017 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Aparecido Jesuíno de.
dc.contributor.referee2 VIEIRA, Vandenberg Lopes.
dc.description.resumo Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino de números complexos através de resolução de problemas. Nosso intuito é criar um material com aplicação direta na sala de aula de Matemática na educação básica, contribuindo para o enriquecimento do ensino de números complexos. Reconstituímos parcialmente a sua história destacando motivos que levaram os matemáticos da época à descoberta destes números. São propostos problemas que envolvem conceitos básicos que são resolvidos usando Números Complexos. Estes problemas envolvem Álgebra, Geometria Plana e Analítica, Trigonometria, Séries e Aritmética. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Números complexos para o ensino médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações. pt_BR
dc.date.issued 2013-03
dc.description.abstract In this work we propose a problem-solving approach to teaching Complex Numbers. Our aim is to create a material with direct application in the mathematics classroom in Secondary school, to contribute to enrich the teaching of Complex Numbers. We reconstructed partially their history leading the reader to feel the real reasons why mathematicians of that time discovered such numbers. We present some problems involving basic concepts that are solved by using Complex Numbers. These problems are related to Algebra, Plane Geometry, Trigonometry, Arithmetic and Series. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2221
dc.date.accessioned 2018-11-19T15:51:42Z
dc.date.available 2018-11-19
dc.date.available 2018-11-19T15:51:42Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Números complexos pt_BR
dc.subject Equações algébricas pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Complex numbers pt_BR
dc.subject Algebraic equations pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Salomão Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, S. P. de. Números complexos para o ensino médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2221 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta