DSpace/Manakin Repository

Letramento digital no 7º ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura com foco no gênero CHAT .

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/3113048156455491 pt_BR
dc.creator.Lattes BARROS, V. F pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.referee1 GONÇALVES, Joice Élida Alves.
dc.contributor.referee2 SILVA, Telma Cristina Gomes da.
dc.description.resumo A educação precisa caminhar em consonância com a evolução tecnológica, o que nem sempre acontece. Nas últimas décadas, as práticas de ensino ganharam novas ferramentas, principalmente no que concerne ao uso da tecnologia, cujo letramento digital é um destaque. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a inserção do chat como gênero do Letramento Digital na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, com o intento de elaborar uma intervenção que o contemple. Para tal: discutimos a importância que o letramento digital desempenha na atualidade e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa; descrevemos como a BNCC apresenta o trabalho com o gênero digital no Ensino Fundamental, especificamente o gênero chat; e construímos um Caderno de Leitura com o gênero digital chat apoiado na BNCC. Esta pesquisa se fundamenta na teoria do letramento de Soares (1998) e Kleiman (1995) como também na questão dos gêneros textuais/discursivos sob as reflexões de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2002; 2005; 2008), dialogando com a BNCC (BRASIL, 2018), entre outros. A pesquisa se caracteriza como análise do conteúdo da BNCC (BRASIL, 2018) com abordagem qualitativa. Após analisarmos a BNCC (BRASIL, 2018), o documento mais atual que normatiza o ensino no Brasil, apresenta significativas contribuições para trabalhar com a leitura de maneira contextualizada, levando em conta os novos letramentos, e oferece mecanismos para os professores trabalharem nas aulas de modo mais dinâmico e atrativo, com o intuito de formar cidadãos mais críticos. Como produto final, resultante da análise, elaboramos um Caderno de Leitura com o gênero digital chat apoiado na BNCC. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Letramento digital no 7º ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura com foco no gênero CHAT . pt_BR
dc.date.issued 2021-09-30
dc.description.abstract Education needs to walk in line with the evolution of technology, which does not always happen. In recent decades, teaching practices have gained new tools, especially with regard to the use of technology, whose digital literacy is highlighted. From this perspective, the general objective of this research is to analyze the insertion of chat as a genre of Digital Literacy in the National Common Curriculum Base (BNCC) for Basic Education, with the aim of developing an intervention that contemplates it. For this, we discuss the importance that digital literacy plays nowadays and its contributions to the teaching of Portuguese; we describe how BNCC presents the work with the digital genre in Elementary School, specifically the chat genre; and we built a Reading Book of digital chat genre supported by the BNCC. This research is based on the literacy theory of Soares (1998) and Kleiman (1995) as well as on the issue of textual/discursive genres under the reflections of Bakhtin (1997) and Marcuschi (2002; 2005; 2008), dialoguing with BNCC (BRASIL, 2018), among other. The research is characterized as content analysis of the BNCC (BRASIL, 2018) with a qualitative approach. After analyzing the BNCC (BRASIL, 2018), the most current document that regulates teaching in Brazil, presents significant contributions to working with reading in a contextualized way, taking into account the new literacies, and offers mechanisms for teachers to work in classes of a more dynamic and attractive way, in order to form more critical citizens. As a final product, resulting from the analysis, we created a Reading Book with the digital chat genre supported by the BNCC. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22235
dc.date.accessioned 2021-12-01T12:35:34Z
dc.date.available 2021-12-01
dc.date.available 2021-12-01T12:35:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação á distância pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Chat pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject distance education pt_BR
dc.subject digital literacy pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base - BNCC pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.subject literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Viviane Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital literacy in the 7th year of elementary school: a reading proposal focusing on the CHAT genre. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Viviane Ferreira. Letramento digital no 7º ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura com foco no gênero CHAT . 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta