DSpace/Manakin Repository

Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, J. W. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2080450665658083 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.contributor.advisor1ID DE MORAIS FILHO, D. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Luciana Roze de.
dc.contributor.referee2 MAIA JÚNIOR, Braúlio.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Matemática, em especial com o da Geometria Espacial. Faremos a análise de dois livros didáticos, verificando se a metodologia utilizada na apresentação da Geometria Espacial favorece a motivação e aprendizagem do aluno. Teremos como foco, analisar a forma como o método axiomático é apresentado nos capítulos que introduzem o estudo da Geometria Espacial e, se estes livros podem ajudar ao professor a desenvolver um raciocínio lógico dedutivo nos seus alunos. Incluímos, também, um capítulo onde apresentamos os conceitos básicos do sistema dedutivo para professores que atuam no ensino médio, proporcionando-lhes informações que venham complementar seus conhecimentos, enriquecendo suas metodologias no ensino da Geometria. Esperamos que este trabalho tenha utilidade aos que ensinam e, principalmente, aos que aprendem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2015-08
dc.description.abstract This work aims to contribute to the Math teaching-learning process, focusing on Geometry. Two textbooks will be analyzed, verifying if the methodology applied in teaching Spacial Geometry favors pupil?s learning and motivate them. Our focus is to analyze the way in which the axiomatic method is introduced in the chapters that present the Spacial Geometry and how these books can help the teacher to develop a logical-deductive reasoning in their pupils. There is also a chapter in which basic concepts about the deductive system is presided to the on teachers who teach in High Schools, giving them information that can complete their knowledge, enriching their methodologies in Geometry teaching. It is expected that this work has utility to the ones who teach and, mostly, to the ones that learn. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
dc.date.accessioned 2018-11-19T16:22:44Z
dc.date.available 2018-11-19
dc.date.available 2018-11-19T16:22:44Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Geometria espacial pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Método axiomático pt_BR
dc.subject Spatial geometry pt_BR
dc.subject Didatic books pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Axiomatic method pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Juanbélia Wanderlei de Azevêdo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, J. W. de A. Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta