DSpace/Manakin Repository

O ensino remoto da língua inglesa por meio das tecnologias digitais para alunos com TDAH.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4627941101160868 pt_BR
dc.creator.Lattes ALVES, V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/5583555393096800 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes CASTRO, Luciana Parnaíba de. pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.referee2 CÔRREA , Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumo A globalização e o desenvolvimento das tecnologias digitais estão modificando consideravelmente a forma como interagimos e nos comunicamos, tornando o ensino da língua inglesa nos seus aspectos sociais, culturais e linguísticos fundamental nas escolas públicas. No inicio de 2020 a educação brasileira teve suas atividades presenciais suspensas devido ao isolamento social para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Dessa forma, por determinação do Ministério da Educação, as escolas, os professores e os alunos precisaram adotar o ensino remoto emergencial e tiveram que desenvolver suas atividades e práticas pedagógicas por meio das tecnologias digitais para minimizar os efeitos da pandemia na educação. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar tecnologias digitais que possam auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ensino remoto da língua inglesa. Temos por objetivos específicos, refletir acerca dos impactos da pandemia de Covid-19 nas aulas de língua inglesa para alunos com TDAH, visando compreender como a multimodalidade e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir para a aprendizagem significativa desses alunos e analisar como os professores podem utilizar a Aprendizagem por Design como ferramenta para o ensino da língua inglesa. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de revisão bibliográfica. Para essa pesquisa, utilizaremos como aporte teórico o Grupo Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2005), Correio e Correio (2020), Leite (2011), Faustino e Silva (2020), Alves (2021) e Brasil (2018). Portanto, esperamos que este trabalho contribua de forma significativa nas práticas pedagógicas dos professores de língua inglesa, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem de alunos com TDAH através do compartilhamento de possibilidades nos usos das TDICs e da neurociência no ensino remoto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras Língua Inglesa. pt_BR
dc.title O ensino remoto da língua inglesa por meio das tecnologias digitais para alunos com TDAH. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-19
dc.description.abstract Globalization and the development of digital technologies are considerably changing the way we interact and communicate, making the teaching of the English language in its social, cultural and linguistic aspects fundamental in public schools. In the beginning of 2020 the Brazilian education had its face-to-face activities suspended due to the social isolation to contain the advance of the Covid-19 pandemic. In this way, by order of the Ministry of Education, the schools, teachers and students needed to adopt remote education and had to develop their pedagogical activities and practices through digital technologies to minimize the effects of the pandemic on basic education. In this context, the present work aims to present digital technologies that can assist the teaching and learning process of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the remote teaching of the English language. We have for specific objectives, reflect on the impacts of the Covid-19 pandemic in English language classes for students with ADHD, aiming to understand how multimodality and Digital Information and Communication Technologies (TDICs) can contribute to the meaningful learning of these students and analyze how teachers can use Learning by Design as a tool for teaching the English language. This is a qualitative research, through bibliographic review. For this research, we will use as theoretical contribution Grupo Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2005), Correio e Correio (2020), Leite (2011), Faustino e Silva (2020), Alves (2021) and Brasil (2018). Therefore, we hope that this work will significantly contribute to the pedagogical practices of English language teachers, assisting in the teaching and learning process of students with ADHD through sharing possibilities in the uses of TDICs and the neuroscience in remote education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22288
dc.date.accessioned 2021-12-03T12:56:38Z
dc.date.available 2021-12-03
dc.date.available 2021-12-03T12:56:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade pt_BR
dc.subject Aprendizagem por Design pt_BR
dc.subject Neurociência na educação pt_BR
dc.subject Língua inglesa – ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua Inglesa- ensino remoto pt_BR
dc.subject digital technologies pt_BR
dc.subject remote teaching pt_BR
dc.subject Attention Deficit Hyperactivity Disorder pt_BR
dc.subject Learning by Design pt_BR
dc.subject neuroscience in education pt_BR
dc.subject English language - teaching and learning pt_BR
dc.subject English language - remote teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Vanessa Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remote English language teaching through digital technologies for ADHD students. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Vanessa Fernandes. O ensino remoto da língua inglesa por meio das tecnologias digitais para alunos com TDAH. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta