DSpace/Manakin Repository

Proficiência escrita do aluno-autor do 9º ano do ensino fundamental: gêneros textuais e práticas de reescrita.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, R. A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9973069465064736 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO. O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Leilane Ramos da.
dc.contributor.referee2 OLEGÁRIO, Maria da Luz.
dc.description.resumo Esta pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e aplicada, teve o objetivo de diagnosticar dificuldades de aprendizagem em produções de textos de alunos do 9º ano de uma escola da rede estadual de Pernambuco. A partir do diagnóstico, propomos uma intervenção, com vistas a uma análise comparativa entre as produções iniciais e as produções finais dos alunos. O processo de intervenção, fundamentado no interacionismo sociodiscursivo, compôs-se de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2013), estruturada em oficinas de leitura, produção e reescrita de textos do gênero textual Crônica. Como apoio didático, utilizamos o material da Olimpíada de Língua Portuguesa, de autoria de Laginestra e Pereira (2014), com adaptações. O corpus analisado é formado de 40 textos, escritos por 10 alunos. Embora 41 alunos tenham sido contemplados com a intervenção, optamos pela amostragem porque os textos apresentaram aspectos semelhantes; além disso, uma grande quantidade poderia comprometer a qualidade da análise. Na avaliação, adotamos os critérios propostos por Laginestra e Pereira (2014) para o gênero textual Crônica: pertinência ao tema; adequação ao gênero (discursiva e linguística); marcas de autoria e convenções da escrita. Quanto às estratégias de correção, utilizamos a correção textual-interativa (Ruiz, 2003), através de “bilhetes orientadores”. Em uma análise quantitativa, comparamos e mensuramos o avanço da aprendizagem em cada critério avaliado. Constatamos evolução nos textos do nível 1 (critério não atendido) para o nível 2 (critério atendido parcialmente) e nível 3 (critério atendido). A análise qualitativa e descritiva permitiu-nos perceber o impacto da sequência didática e da reescrita nas produções finais dos alunos. A intervenção possibilitou que eles refletissem sobre os aspectos textuais-discursivos e linguísticos, favorecendo a autorregulação, que conduziu ao aprimoramento dos textos. Outro aspecto observado refere-se à interlocução professor-texto-aluno, propiciada pelos “bilhetes orientadores”: a análise da relação entre o bilhete e o texto do aluno mostra a importância da interação no ensino-aprendizagem de produção de texto. Diante dos resultados apresentados, fazemos considerações sobre a formação de alunos-autores, tendo como objeto de ensino os gêneros textuais; como procedimento metodológico a sequência didática, aliada à correção textualinterativa e à reescrita como técnica de aprimoramento do texto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Proficiência escrita do aluno-autor do 9º ano do ensino fundamental: gêneros textuais e práticas de reescrita. pt_BR
dc.date.issued 2015-06-17
dc.description.abstract This research, exploratory, qualitative and applied nature, aimed to diagnose learning difficulties in students from 9th grade text productions of a state school of Pernambuco. From the diagnosis, we propose an intervention with a view to a comparative analysis between the initial yield and final productions of the students. The process of intervention, based on the sociodiscursivo interactionism, consisted of a didactic sequence (DOLZ; Noverraz; SCHNEUWLY, 2013), structured reading workshops, production and rewrite the genre Chronic texts. As teaching aids, we use the material of the Portuguese Language Olympics, authored by Laginestra and Pereira (2014), with adaptations. The analyzed corpus is composed of 40 texts, written by 10 students. While 41 students have been awarded with the intervention, we opted for sampling because the texts had similar aspects; Furthermore, a large amount could jeopardize the quality of examination. In the evaluation, we adopted the criteria proposed by Laginestra and Pereira (2014) to the genre Chronicle: relevance to the theme; appropriateness to the genre (discursive and linguistic); authorship marks and writing conventions. As for the correction strategies, we use the textual-interactive correction (Ruiz, 2003), through "guiding tickets." In a quantitative analysis, we measure and compare the advancement of learning in each rated criteria. We note progress in the level 1 text (not met criteria) to level 2 (partially met criteria) and Level 3 (criteria met). The qualitative and descriptive analysis allowed us to understand the impact of the teaching sequence and rewrite the final productions of the students. The intervention enabled them to reflect on the textualdiscursive and linguistic aspects, encouraging self-regulation, leading to the improvement of the texts. Another aspect observed refers to the dialogue teacherstudent text, offered by the "guiding tickets": the analysis of the relationship between the ticket and student text shows the importance of interaction in the text production of teaching and learning. On the results presented, we make considerations on the formation of student-authors, with the object of teaching the genres; as a methodological procedure, the didactic sequence, coupled with textual-interactive correction and rewriting as text enhancement technique. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/222
dc.date.accessioned 2018-01-04T15:46:42Z
dc.date.available 2018-01-04
dc.date.available 2018-01-04T15:46:42Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Produção de texto pt_BR
dc.subject Gênero Textual pt_BR
dc.subject Correção textual-interativa pt_BR
dc.subject Reescrita textual pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Learning disability pt_BR
dc.subject Text Production pt_BR
dc.subject Text Genre pt_BR
dc.subject Interactive textual correction pt_BR
dc.subject Text rewrite pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Rosineide Alves de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Written proficiency of the 9th grade author-student: textual genres and rewriting practices. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Rosineide Alves de Almeida. Proficiência escrita do aluno-autor do 9º ano do ensino fundamental: gêneros textuais e prática de reescrita. 2015. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta