dc.creator.ID |
OLIVEIRA, R. A. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9973069465064736 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CASTRO, Onireves Monteiro de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CASTRO. O. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Leilane Ramos da. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLEGÁRIO, Maria da Luz. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e aplicada, teve o objetivo de
diagnosticar dificuldades de aprendizagem em produções de textos de alunos do 9º
ano de uma escola da rede estadual de Pernambuco. A partir do diagnóstico,
propomos uma intervenção, com vistas a uma análise comparativa entre as
produções iniciais e as produções finais dos alunos. O processo de intervenção,
fundamentado no interacionismo sociodiscursivo, compôs-se de uma sequência
didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2013), estruturada em oficinas de
leitura, produção e reescrita de textos do gênero textual Crônica. Como apoio
didático, utilizamos o material da Olimpíada de Língua Portuguesa, de autoria de
Laginestra e Pereira (2014), com adaptações. O corpus analisado é formado de 40
textos, escritos por 10 alunos. Embora 41 alunos tenham sido contemplados com a
intervenção, optamos pela amostragem porque os textos apresentaram aspectos
semelhantes; além disso, uma grande quantidade poderia comprometer a qualidade
da análise. Na avaliação, adotamos os critérios propostos por Laginestra e Pereira
(2014) para o gênero textual Crônica: pertinência ao tema; adequação ao gênero
(discursiva e linguística); marcas de autoria e convenções da escrita. Quanto às
estratégias de correção, utilizamos a correção textual-interativa (Ruiz, 2003), através
de “bilhetes orientadores”. Em uma análise quantitativa, comparamos e mensuramos
o avanço da aprendizagem em cada critério avaliado. Constatamos evolução nos
textos do nível 1 (critério não atendido) para o nível 2 (critério atendido parcialmente)
e nível 3 (critério atendido). A análise qualitativa e descritiva permitiu-nos perceber o
impacto da sequência didática e da reescrita nas produções finais dos alunos. A
intervenção possibilitou que eles refletissem sobre os aspectos textuais-discursivos
e linguísticos, favorecendo a autorregulação, que conduziu ao aprimoramento dos
textos. Outro aspecto observado refere-se à interlocução professor-texto-aluno,
propiciada pelos “bilhetes orientadores”: a análise da relação entre o bilhete e o texto
do aluno mostra a importância da interação no ensino-aprendizagem de produção de
texto. Diante dos resultados apresentados, fazemos considerações sobre a
formação de alunos-autores, tendo como objeto de ensino os gêneros textuais;
como procedimento metodológico a sequência didática, aliada à correção textualinterativa
e à reescrita como técnica de aprimoramento do texto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Proficiência escrita do aluno-autor do 9º ano do ensino fundamental: gêneros textuais e práticas de reescrita. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-06-17 |
|
dc.description.abstract |
This research, exploratory, qualitative and applied nature, aimed to diagnose learning
difficulties in students from 9th grade text productions of a state school of
Pernambuco. From the diagnosis, we propose an intervention with a view to a
comparative analysis between the initial yield and final productions of the students.
The process of intervention, based on the sociodiscursivo interactionism, consisted
of a didactic sequence (DOLZ; Noverraz; SCHNEUWLY, 2013), structured reading
workshops, production and rewrite the genre Chronic texts. As teaching aids, we use
the material of the Portuguese Language Olympics, authored by Laginestra and
Pereira (2014), with adaptations. The analyzed corpus is composed of 40 texts,
written by 10 students. While 41 students have been awarded with the intervention,
we opted for sampling because the texts had similar aspects; Furthermore, a large
amount could jeopardize the quality of examination. In the evaluation, we adopted
the criteria proposed by Laginestra and Pereira (2014) to the genre Chronicle:
relevance to the theme; appropriateness to the genre (discursive and linguistic);
authorship marks and writing conventions. As for the correction strategies, we use
the textual-interactive correction (Ruiz, 2003), through "guiding tickets." In a
quantitative analysis, we measure and compare the advancement of learning in each
rated criteria. We note progress in the level 1 text (not met criteria) to level 2 (partially
met criteria) and Level 3 (criteria met). The qualitative and descriptive analysis
allowed us to understand the impact of the teaching sequence and rewrite the final
productions of the students. The intervention enabled them to reflect on the textualdiscursive
and linguistic aspects, encouraging self-regulation, leading to the
improvement of the texts. Another aspect observed refers to the dialogue teacherstudent
text, offered by the "guiding tickets": the analysis of the relationship between
the ticket and student text shows the importance of interaction in the text production
of teaching and learning. On the results presented, we make considerations on the
formation of student-authors, with the object of teaching the genres; as a
methodological procedure, the didactic sequence, coupled with textual-interactive
correction and rewriting as text enhancement technique. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/222 |
|
dc.date.accessioned |
2018-01-04T15:46:42Z |
|
dc.date.available |
2018-01-04 |
|
dc.date.available |
2018-01-04T15:46:42Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldade de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de texto |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero Textual |
pt_BR |
dc.subject |
Correção textual-interativa |
pt_BR |
dc.subject |
Reescrita textual |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Learning disability |
pt_BR |
dc.subject |
Text Production |
pt_BR |
dc.subject |
Text Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Interactive textual correction |
pt_BR |
dc.subject |
Text rewrite |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Rosineide Alves de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Written proficiency of the 9th grade author-student: textual genres and rewriting practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Rosineide Alves de Almeida. Proficiência escrita do aluno-autor do 9º ano do ensino fundamental: gêneros textuais e prática de reescrita. 2015. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |