DSpace/Manakin Repository

Entre os PCN e a BNCC: faces do ensino de História.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Nadja Claudinale da Costa.
dc.contributor.referee2 LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é estabelecer um comparativo entre as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de História, a fim de compreender as atribuições para sua prática docente, a partir do texto dos documentos em questão. Partindo desse pressuposto, busca-se analisar qual estrutura é pensada para a História, o que se espera dela em termos curriculares e formativos a partir do que está colocado no texto da legislação escolhida para análise. Partindo de perspectivas como BITTENCOURT (2008), SILVA (2010) e RIBEIRO (2010) esta investigação busca entender o que é reivindicado para a disciplina de História, o que se espera desta disciplina a partir das colocações dessas legislações da educação. A análise considera como fontes a legislação dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com o objetivo de estabelecer pontes e paralelos entre as duas legislações, contextualizando o debate em torno da construção das propostas, as polêmicas, o contexto político e social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Entre os PCN e a BNCC: faces do ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-18
dc.description.abstract The objective of this work is to establish a comparison between the proposals of the National Curriculum Parameters (PCN) and the Common National Curricular Base (BNCC) for the History curriculum component, in order to understand the attributions for their teaching practice, from the text of the documents in question. Based on this assumption, we seek to analyze which structure is thought for History, what is expected of it in curricular and formative terms based on what is placed in the text of the legislation chosen for analysis. Starting from perspectives such as BITTENCOURT (2008), SILVA (2010) and RIBEIRO (2010) this investigation seeks to understand what is claimed for the discipline of History, what is expected of this discipline from the points of view of these education laws. The analysis considers as sources the legislation of the PCN (National Curriculum Parameters) and the BNCC (National Common Curricular Base), with the objective of establishing bridges and parallels between the two legislations, contextualizing the debate around the construction of the proposals, the controversial ones, the political and social context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22304
dc.date.accessioned 2021-12-06T12:13:34Z
dc.date.available 2021-12-06
dc.date.available 2021-12-06T12:13:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject History - teaching pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters - PCNs pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base - BNCC pt_BR
dc.subject Resume pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MONTEIRO, Ronnys dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between the PCN and the BNCC: sides of the teaching of History. pt_BR
dc.identifier.citation MONTEIRO, Ronnys dos Santos. Entre os PCN e a BNCC: faces do ensino de História. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta