DSpace/Manakin Repository

Sujos e de pés descalços: perspectivas contra-hegemônicas para a história e o ensino de história dos povos originários.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, T. Q. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1920110960280106 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2 UHLE, Ana Rita.
dc.description.resumo Os povos originários possuem cidadania brasileira por direito: por serem cidadãos e cidadãs constituintes do território nacional; por terem histórias profundamente ligadas ao surgimento do Brasil enquanto país; e por serem verdadeiros protetores do território nacional. Contudo, quando passamos para o estudo das diversas histórias dos povos tradicionais brasileiros, o que se apresenta para nós é uma profunda negligência assim como apagamentos historicamente construídos, que continuam presentes. Tendo em vista esta problemática, o presente trabalho objetivou se debruçar no que diz respeito aos processos de apagamentos dos povos originá-rios, primeiro por meio da historiografia tradicional brasileira: IHGB; Adolfo de Varnhagen; Gilberto Freyre; e, posteriormente, a tradição do Ensino de História. Mediante as análises por método qualitativo dos livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental, buscou-se investi-gar se a negligência com o ensino das histórias dos povos originários ainda persiste, tendo como oriente a Lei 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade, por todo o Ensino Básico e Superior, do estudo mais coerente das diversas histórias de povos constituintes de um país multiétnico. Como aportes teóricos, foram utilizados os seguintes autores: Adolfo de Varnha-gen (1872); Gilberto Freyre (1972); Guimarães (1988); Aimé Césaire (1978); Fonseca (1993); Bittencourt (1997); Walter Mignolo (2003); Aníbal Quijano (2005); Gersen Baniwa (2006); Fanon (2008); Ailton Krenak (2019); entre outros. Metodologicamente foi realizada uma revi-são bibliográfica da historiografia tradicional e o levantamento de outras fontes possíveis, juntamente com as análises dos livros didáticos. Os resultados encontrados dizem muito acer-ca do histórico de apagamentos, e a modificação concreta perpassa diretamente na mudança de prática dos docentes, formandos e os com experiência em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Sujos e de pés descalços: perspectivas contra-hegemônicas para a história e o ensino de história dos povos originários. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-08
dc.description.abstract The native people of Brazil have Brazilian citizenship by right: because they are citizen con-stituents of the national territory, with histories deeply linked to the origin of Brazil as a coun-try; true protectors of the national territory. However, when we study the diversity of histories of Brazilian traditional peoples, what we see is a huge historical neglect and erasure until the present. Due to this problem, this work aims to research the processes of erasure of native peoples history. First of all through traditional Brazilian historiography: Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB in portuguese acronym), Adolfo de Varnhagen; Gilberto Freyre. And later the tradition of Teaching History in Brazil. through a qualitative method of analysis of 7th grade elementary school textbooks. This study seeks to investigate if the neg-ligence in teaching the histories of native people is still present, even with the Brazilian law number 11.645/08, which instituted the obligation of teaching, during the primary school and college, the diversity of histories from native peoples that make part of the country as long as it is a multiethnic nation. As theoretical contributions were based on the authors: Adolfo de Varnhagen (1872); Gilberto Freyre (1972); Guimarães (1988); Aimé Césaire (1978); Fonseca (1993); Bittencourt (1997); Walter Mignolo (2003); Aníbal Quijano (2005); Gersen Baniwa (2006); Fanon (2008); Ailton Krenak (2019); and others. Methodologically, we realized a bibliographical review of traditional historiography, a research of other possible sources and the analysis of textbooks. The results present a history of erasure and a concrete change that directly affects the practice of teachers, new college graduates and those with experience in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22306
dc.date.accessioned 2021-12-06T13:08:50Z
dc.date.available 2021-12-06
dc.date.available 2021-12-06T13:08:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Povos originários brasileiros pt_BR
dc.subject Historiografia pt_BR
dc.subject História - Brasil pt_BR
dc.subject Giro epistêmico pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Brazilian native peoples pt_BR
dc.subject Historiography pt_BR
dc.subject History - Brazil pt_BR
dc.subject Epistemic turn pt_BR
dc.subject History - teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ticiano Queiroga e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dirty and barefoot: counter-hegemonic perspectives for history and teaching the history of native peoples. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ticiano Queiroga e. Sujos e de pés descalços: perspectivas contra-hegemônicas para a história e o ensino de história dos povos originários. 2021. 121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta