DSpace/Manakin Repository

Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, M. N. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4702623969789503 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.contributor.advisor1ID DE MORAIS FILHO, D. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRADE, Silvanio de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Rosana Marques da.
dc.description.resumo Neste trabalho realizamos uma análise de como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio motivam o estudo das funções exponenciais e logarítmicas, e das questões contextualizadas sugeridas como atividades a serem realizadas pelos alunos. São apresentadas as justificativas das fórmulas que fornecem o valor da magnitude de um terremoto na Escala Richter, o pH de substâncias e a medida da intensidade sonora em decibéis. Trazemos também sugestões de questões contextualizadas elaboradas por nós que podem ser utilizadas pelo professor em suas atividades em sala de aula. As análises que realizamos podem servir como instrumento pedagógico, no que diz respeito às boas contextualizações, ou como suporte para a formação do professor, pois para classificarmos uma contextualização como inadequada, temos que estar embasados no conhecimento matemático e de outras áreas do saber, necessários para que nossa argumentação seja convincente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Tópicos Específicos de Educação pt_BR
dc.title Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2014-07
dc.description.abstract In this work we realized an analysis that how the Mathematics Secondary’s textbooks motivate the study of exponential and logarithmic functions, and issues contextualized as suggested activities to be performed by students. The justification of the formulas that provide the value of magnitude an earthquake in Richter scale, the pH of substances and the measurement of loudness in decibels are presented. We also bring suggestions of issues contextualized created for us that can be used by teachers in their classroom activities. The analyzes that we perform can serve like an educational tool, with regard to good contextualization or like support for teacher training, because for to qualify a contextualization like inadequate, we must be grounded in mathematical knowledge and other areas of knowledge, necessaries for our argument be convincing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235
dc.date.accessioned 2018-11-20T15:15:23Z
dc.date.available 2018-11-20
dc.date.available 2018-11-20T15:15:23Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Função Exponencial. pt_BR
dc.subject Função Logarítmica. pt_BR
dc.subject Livros Didáticos. pt_BR
dc.subject Ensino Médio. pt_BR
dc.subject Exponential Function. pt_BR
dc.subject Logarithmic Function. pt_BR
dc.subject Didatic Books. pt_BR
dc.subject High School. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the contextualization of exponential function and logarithmic function in high school textbooks.
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, M. N. A. de. Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta