DSpace/Manakin Repository

Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4773009199792939 pt_BR
dc.creator.Lattes HELOISA, Y. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes FERNANDES, Hercília M. pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 SILVA , José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo O processo de aprendizagem é complexo e acontece de modo diferente para cada criança. Nas escolas, é comum encontrar casos de alunos com dificuldades para aprender. Pretende-se, nesse estudo, analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Dessa maneira, parte-se do seguinte problema de pesquisa: Como os fatores internos e externos à escola influenciam no processo de aprendizagem dos alunos? Para tanto, o objetivo geral do trabalho monográfico consiste em analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Os específicos, por sua vez, corres podem a identificar os fatores que interferem na aprendizagem; compreender como os professores tratam as dificuldades de aprendizagem dos alunos na escola; e, registrar quais os fatores de maior dificuldade dos alunos. A fim de alcançar os objetivos propostos, o estudo foi embasado nos trabalhos de autores, como: Fonseca (2020); Batista (2019); Tabile e Jacometo (2017); Freitas e Jabbour (2011); Dantas e Manoel (2009); Nascimento e Orth (2008); Sawaya (2006); Gimenez (2005); Yin (2005); Almeida (2001); Boruchovitch (2001); Drouet (1997); Freire (1996); Lucke e André (1986); Pain (1985); Gagné (1980). Por conseguinte, em relação ao percurso metodológico, a pesquisa é de caráter qualitativo, voltada para um caso específico. Como Instrumentos de coleta de dados, a investigação envolveu revisão bibliográfica, o exame do Projeto Político Pedagógico da instituição lócus de pesquisa, assim como a aplicação de questionários semiestruturados a educadores. A análise de dados se efetivou em torno da discussão dos fatores delimitados que interferem na aprendizagem, em observância às discussões propostas pelo aporte teórico. Ao término da pesquisa, considera-se que tanto os fatores internos como externos influenciam na aprendizagem do educando, podendo o contexto social, cultural e econômico influenciar de forma positiva ou negativa. Portanto, é importante que o professor conheça a realidade de seus alunos, para melhor adaptar as metodologias e proporcionar um pleno desenvolvimento dos estudantes. A escola articulada à família deve buscar a promoção de uma formação integral, buscando minimizar os fatores de interferência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract The learning process is complex and happens differently for each child. In schools, it is common to find cases of students struggling to learn. It is intended, in this study, to analyze the internal and external factors that interfere in learning. Thus, it starts with the following research problem: How do factors internal and external to the school influence the learning process of students? Therefore, the general objective of the monographic work is to analyze the internal and external factors that interfere in learning. The specifics, in turn, can identify the factors that interfere with learning; understand how teachers treat students' learning difficulties at school; and, register which factors make students' most difficult. In order to achieve the proposed objectives, the study was based on the work of authors such as: Fonseca (2020); Batista (2019); Tabile and Jacometo (2017); Freitas and Jabbour (2011); Dantas and Manoel (2009); Nascimento and Orth (2008); Sawaya (2006); Gimenez (2005); Yin (2005); Almeida (2001); Boruchovitch (2001); Drouet (1997); Freire (1996); Lucke and André (1986); Pain (1985); Gagne (1980). Therefore, in relation to the methodological path, the research is qualitative in nature, focused on a specific case. As data collection instruments, the investigation involved a literature review, an examination of the Pedagogical Political Project of the institution locus of research, as well as the application of semi-structured questionnaires to educators. Data analysis was carried out around the discussion of the delimited factors that interfere with learning, in compliance with the discussions proposed by the theoretical framework. At the end of the research, it is considered that both internal and external factors influence the student's learning, and the social, cultural and economic context may influence it positively or negatively. Therefore, it is important for the teacher to know the reality of their students, in order to better adapt the methodologies and provide students with full development. The school linked to the family must seek to promote comprehensive training, seeking to minimize interference factors. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22397
dc.date.accessioned 2021-12-09T13:47:26Z
dc.date.available 2021-12-09
dc.date.available 2021-12-09T13:47:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Fatores internos e externos pt_BR
dc.subject Interferências pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Dificuldades na aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Internal and External Factors pt_BR
dc.subject Interferences pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject learning difficulties pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Student pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROSA, Ynara Heloisa da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Factors that interfere in the learning process: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation ROSA, Ynara Heloisa da Silva. Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta