DSpace/Manakin Repository

Leitura e escrita em sala de aula: uma proposta com uso de novas tecnologias.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ASSIS, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6528339554630931 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Eliane Ferraz.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo O presente trabalho estuda as novas práticas e modos de leitura e escrita emergentes no contexto do ciberespaço, da tecnologia digital e dos gêneros midiáticos, buscando refletir sobre as implicações dessas novas práticas para a formação do leitor/escritor na escola. Para sua construção, tomamos como objetivo desenvolver pesquisa sobre linguagem, gêneros midiáticos e textualidade, com vista ao estudo e à implantação de metodologias voltadas à integração entre leitura, escrita e novas tecnologias; além disso, procuramos entender como as novas tecnologias e mídias podem contribuir para a formação de leitores e para a melhoria do seu processo de escrita e, por último, propor modelos de atividades envolvendo leitura e escrita e as novas tecnologias e gêneros midiáticos. A metodologia que guiou a execução do trabalho foi o estudo bibliográfico, através de uma revisão literária para compreensão de conceitos pertinentes para o estudo em questão, além da realização de pesquisa quantitativa e qualitativa, observação de campo e uma prática experimental aplicada com alunos do 9º ano de Escola Pública de Ensino Fundamental do município de Pombal - Paraíba, uma vez que era do nosso interesse a elaboração de conhecimento calcado na observação dos modos como se constitui a leitura no espaço impresso e no digital. Para a consolidação da pesquisa, pautamo-nos em alguns conhecimentos teóricos como: Chartier (1998; 2002; 2003), Coscarelli (2002; 2009;2011), Lévy (1993; 1999; 2003), Marcuschi (2010); Moran (2013), Rojo (2005; 2015), Koch (2009) e outros que estão catalogados nas referências desse trabalho. Com a realização desse estudo, foi possível verificar que os recursos tecnológicos, com sua natureza multimodal, contribuem bastante para a formação de leitores e escritores proficientes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Leitura e escrita em sala de aula: uma proposta com uso de novas tecnologias. pt_BR
dc.date.issued 2015-08-31
dc.description.abstract This present paper studies the News practices and writing and Reading ways emerging in the context of the cyberspace, of the digital technology and of the media genre, seeking to think over the implications of this news practices towards the training of readers/writer in the school. To its construction, we take like objective to develop research about language, media genre and textuality, with the aim the study and the implantation of methodologies focused on, furthermore we try to understand how the new technologies and media genre may contribute the training readers and the improvement of the its writing process and, finally, propose models of activities with reading and writing and the news technologies and media genres. The methodology adopted for implementation of this work was a bibliographic study, through a bibliographic literature review for understanding of relevant concepts to the research, as well as holding of quantitative and qualitative research, field observation an experimental practice applied with students of 9º year at public school in Pombal, the state of Paraíba which observed of the ways how constitute the reading in the digital and printed spaces. This approach relied on theoretical bases like: Chartier (1998; 2002; 2003), Coscarelli (2002; 2009;2011), Lévy (1993; 1999; 2003), Marcuschi (2010); Moran (2013), Rojo (2005; 2015), Koch (2009) and others which are mentioned in the references of this work. The research allowed verifying that the technological resources with their base multimodal, greatly contributes for training proficient readers and writers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/223
dc.date.accessioned 2018-01-04T15:59:14Z
dc.date.available 2018-01-04
dc.date.available 2018-01-04T15:59:14Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Tecnologia e educação pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Technology and education pt_BR
dc.subject Multimodality pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Reader Training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ASSIS, Marcicleide de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing in the classroom: a proposal using new technologies. pt_BR
dc.identifier.citation ASSIS, Marcicleide de Sousa. Leitura e escrita em sala de aula: uma proposta com uso de novas tecnologias. 2015. 135f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta