DSpace/Manakin Repository

Práticas letradas digitais no estágio remoto de língua inglesa em contexto de pandemia: a (trans)formação identitária de professores em formação inicial.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. G. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8843983726322812 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2 BRANCO, Sinara de Oliveira.
dc.description.resumo Face à ascensão de tecnologias digitais que, de modo espacial e temporal, vão se agregando e se integrando às práticas sociais nos campos sociais, culturais, políticos, econômicos e educacionais (BUZATO, 2006), há ocorrências de crises políticas, ambientais e sanitárias. Em relação à essa última, em 2020, a Organização Mundial da Saúde anunciou a COVID-19 como uma pandemia, haja vista a disseminação dessa doença em escala global. Como consequência à suspenção de atividades presenciais em instituições de ensino em todo território nacional, a adoção de aulas remotas foi uma das medidas de retomada das atividades de ensino, inclusive na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e nas disciplinas de estágio curricular. Sob tal contexto, os estagiários, participantes desta pesquisa, são circunscritos por diversos processos de identificação, constituição, (res)significação identitária (cf. CORACINI, 2003, 2007; HALL, 2000). Dada à demanda intensificada do ensino remoto, estes sujeitos se inseriram integralmente em práticas letradas digitais (cf. BUZATO, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2006), apesar de não estarem familiarizados com todas as tecnologias, plataformas e recursos digitais.Com fulcro neste cenário, tecemos a seguinte pergunta de pesquisa: quais são as implicações nos processos identitários de estagiários, alunos-professores de língua inglesa, face à demanda pelo uso de tecnologias e inserção em práticas letradas digitais em suas experiências no contexto de ensino remoto? Assim, este trabalho tem o objetivo geral de investigar os processos identitários de estagiários do curso de Letras – Língua Inglesa da UFCG diante da demanda pelo uso de tecnologias e inserção em práticas letradas digitais em suas experiências no contexto de ensino remoto. Em específico, pretendemos (i) identificar os conceitos e as práticas de letramentos digitais que se mobilizam no conhecimento didático-pedagógico de estagiários do referido curso; (ii) avaliar de que maneira as práticas letradas digitais dos estagiários se manifestam em todo o processo de vivência na experiência do estágio na modalidade remota; (iii) analisar as implicações do contexto de ensino remoto nos processos de constituição identitária de estagiários. Este estudo alinha-se ao paradigma interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), de abordagem qualitativa (FLICK, 2007; MOREIRA; CALEFFE, 2008), que está inserido no campo investigativo da Linguística Aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2006, 2019), e de perspectiva etnográfica (HELLER, 2011; STREET, 2010). Os participantes se constituem de onze licenciandos do referido curso de Letras, matriculados no componente curricular Estágio de Língua Inglesa: 3º ano do Ensino Médio. Para a geração de dados, que ocorreu entre setembro e dezembro de 2020, adotamos seis instrumentos: (i) notas de campo, através de observação; (ii) questionário online; (iii) planos de aula; (iv) entrevista semiestruturada; (v) relatos de experiência didática; e (vi) interações via WhatsApp. Através das ações de planejamento de aulas, de ensino e de reflexão, apreendemos que as práticas letradas digitais recorrentes, em alguns momentos, se coadunam com a perspectiva de práticas sociais (BUZATO, 2006; KLEIMAN, 1995; LANKSHEAR; KNOBEL, 2006; STREET, 1986, 2003, 2010, 2012) e, em outros momentos, com o viés autônomo (LANKSHEAR; KNOBEL, 2006; STREET, 2003, 2010). Nos casos em que não houve a possibilidade de regência de aulas, tendo sido elaborada uma Proposta de Atividade, e o incômodo por planejar aulas em torno de conteúdos linguístico-gramaticais, entendemos que ocorreu a mobilização da epistemologia de performance (cf. LANKSHEAR; KNOBEL, 2003), visto que a ausência de modelos de ensino conduziu alguns dos estagiários a proceder e a agir de forma situada, crítica e inovadora. Em decorrência de todo esse contexto, flagramos momentos em que os processos identitários dos sujeitos vinculam-se, de maneira relacional (WOODWARD, 2000), subjetivada (CORACINI, 2003; HALL, 2000) e performativa (SILVA, 2000), às experiências de estágios anteriores, a exemplo das interações com os alunos no ensino presencial. Por fim, relacionamos à (trans)formação identitária, também, os sentimentos e as sensações de angústia, frustração, apreensão, decepção, incapacidade, desmotivação, entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem pt_BR
dc.title Práticas letradas digitais no estágio remoto de língua inglesa em contexto de pandemia: a (trans)formação identitária de professores em formação inicial. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-05
dc.description.abstract Faced with the rise of digital technologies that, spatially and temporally, are aggregated and integrated into social practices in the social, cultural, political, economic and educational fields (BUZATO, 2006), there are occurrences of political, environmental and health crises. Regarding the latter, in 2020, the World Health Organization announced COVID-19 as a pandemic, given the spread of this disease on a global scale. As a consequence of the suspension of face-to-face activities in educational institutions throughout the country, the adoption of remote classes was one of the measures for the resume of teaching activities, including at the Federal University of Campina Grande (UFCG) and in the curricular internship subjects. In this context, the interns participating in this research are circumscribed by various processes of identification, constitution, (re)signification of identity (cf. CORACINI, 2003, 2007; HALL, 2000). Given the intensified demand for remote teaching, these subjects have fully integrated themselves into digital literacy practices (cf. BUZATO, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2006), despite not being familiar with all digital technologies, platforms and resources. Based on this scenario, we weave the following research question: what are the implications for the identity processes of interns, English language students-teachers, given the demand for the use of technologies and insertion in digital literacy practices in their experiences in the context of remote teaching? Thus, this work has as main objective to investigate the identity processes of interns in the course of Letras – English Language at UFCG in face of the demand for the use of technologies and insertion in digital literacy practices in their experiences in the context of remote teaching. Specifically, we intend to (i) identify the concepts and practices of digital literacies that are mobilized in the didactic-pedagogical knowledge of trainees in the aforementioned course; (ii) assess how the interns' digital literacy practices are manifested throughout the process of experience in the internship experience in the remote modality; (iii) analyze the implications of the remote teaching context in the processes of identity constitution of trainees. This study is aligned with the interpretivist paradigm (BORTONI-RICARDO, 2008), with a qualitative approach (FLICK, 2007; MOREIRA; CALEFFE, 2008), which is inserted in the investigative field of indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES , 2006, 2019), and from an ethnographic perspective (HELLER, 2011; STREET, 2010). The participants are eleven graduates of the aforementioned Letras undergraduation course, enrolled in the curricular component Internship in English Language: 3rd year of High School. For data generation, which took place between September and December of 2020, we adopted six instruments: (i) field notes, through observation; (ii) online questionnaire; (iii) lesson plans; (iv) semi-structured interview; (v) teaching experience reports; and (vi) interactions via WhatsApp. Through the actions of lesson planning, teaching and reflection, we apprehend that the recurrent digital literacy practices, at times, are consistent with the perspective of social practices (BUZATO, 2006; KLEIMAN, 1995; LANKSHEAR; KNOBEL, 2006; STREET, 1986, 2003, 2010, 2012) and, at other times, with the autonomous bias (LANKSHEAR; KNOBEL, 2006; STREET, 2003, 2010). In cases where there was no possibility of conducting classes, an Activity Proposal having been prepared, and the inconvenience of planning lessons around linguistic grammatical content, we understand that the mobilization of performance epistemology occurred (cf. LANKSHEAR; KNOBEL, 2003), since the absence of teaching models led some of the interns to proceed and act in a situated, critical and innovative way. As a result of this entire context, we see moments in which the identity processes of the subjects are linked in a relational way (WOODWARD, 2000), subjectivated (CORACINI, 2003; HALL, 2000) and performative (SILVA, 2000), to the experiences of previous internships, such as interactions with students in face-to-face teaching. Finally, we relate to the (trans)formation of identity, also, the feelings and sensations of anguish, frustration, apprehension, disappointment, incapacity, lack of motivation, among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22437
dc.date.accessioned 2021-12-10T18:21:01Z
dc.date.available 2021-12-10
dc.date.available 2021-12-10T18:21:01Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Letramentos digitais pt_BR
dc.subject Estágio de língua inglesa pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Língua inglesa - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Estudos Linguísticos pt_BR
dc.subject Teaching identity pt_BR
dc.subject Digital literacies pt_BR
dc.subject English language internship pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject English language - study and teaching pt_BR
dc.subject Linguistic studies pt_BR
dc.subject Enseñanza de la identidad pt_BR
dc.subject Alfabetizaciones digitales pt_BR
dc.subject Pasantía de lengua inglesa pt_BR
dc.subject Enseñanza remota pt_BR
dc.subject Lengua inglesa - estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Estudios lingüísticos pt_BR
dc.subject Identité enseignante pt_BR
dc.subject Alphabétisation numérique pt_BR
dc.subject Stage d'anglais pt_BR
dc.subject Enseignement à distance pt_BR
dc.subject Langue anglaise - étude et enseignement pt_BR
dc.subject Études linguistiques pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francisco Gabriel Cordeiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital literacy practices in remote english language training in a pandemic context: the identity (trans)formation of teachers in initial training. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, F. G. C. da. Práticas letradas digitais no estágio remoto de língua inglesa em contexto de pandemia: a (trans)formação identitária de professores em formação inicial. 2021. 187 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22437 pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta