DSpace/Manakin Repository

Introdução à geometria: um novo enfoque de ensino e aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8646982514057423 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA SOBRINHO, J. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4314291896470987 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOURÊDO, Aldo Trajano.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Aparecido Jesuíno de.
dc.description.resumo Neste trabalho apresenta-se uma proposta de ensino com intuito de introduzir a geometria fundamental de uma forma diferente da tradicional e usual, feita por professores nos primeiros anos do Ensino Fundamental II. Esta proposta inicia-se com alguns fatos históricos, citando alguns matemáticos que surgem naturalmente no desenvolvimento de alguns dos principais conceitos geométricos. Apresentam-se os principais tópicos e conceitos de geometria plana e espacial de forma introdutória (sem demonstrações). O principal enfoque serão atividades práticas de sala de aula, em que trabalha-se conteúdos de geometria básica, buscando facilitar a compreensão por parte dos alunos. As principais ferramentas que utiliza-se, para provocar um ambiente de geometria dinâmico, na abordagem dos conteúdos trabalhados, são os softwares “SketchUp” e “Uma Pletora de Poliedros”. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Introdução à geometria: um novo enfoque de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2013-08
dc.description.abstract This dissertation presents a teaching proposal aiming to introduce the fundamental geometry in a different way from traditional and customary, made by teachers in the early years of elementary school II. This proposal begins with some historical facts, citing some mathematicians that arise naturally in the development of some basic geometric concepts. It is Presented the main topics and concepts of plane geometry and space, in an introductory way (without proofs). The main focus are practical activities, in classroom, working up the contents of the basic geometry, seeking to facilitate understanding by students. The main tools that is used to trigger a dynamic geometry environment, in the addressing the contents worked, are the softwares “SketchUp” and “Uma Pletora de Poliedros”. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2245
dc.date.accessioned 2018-11-21T16:10:13Z
dc.date.available 2018-11-21
dc.date.available 2018-11-21T16:10:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Software educativos pt_BR
dc.subject Geometria básica pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Educational software pt_BR
dc.subject Basic Geometry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Sandro da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, S. da S. Introdução à geometria: um novo enfoque de ensino e aprendizagem. 2013. 79 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2245 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta