dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6134049076741309 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6335832410995233 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PASCHOARELLI, Luis Carlos. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8521603444193259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Itamar Ferreira da. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7437181641061519 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é descrito como uma série de
desordens posturais e de movimento gerando limitações à criança acometida.
Atribuída a um grupo de distúrbios não progressivos decorrentes de lesão do cérebro
em maturação, dividese
em 5 níveis, que sofrem variação de acordo com o
comprometimento de cada indivíduo. Como consequência, os cuidadores dessas
crianças realizam deslocamento aos centros de tratamento, entretanto, devido à
pandemia do SARSCOV2,
decretada em 11 de março de 2020, os atendimentos
presenciais foram paralisados, adotando a implantação de telemonitoramento
baseado na Resolução COFFITO nº 516/2020. Sendo o cuidador um intermediário da
relação entre as atividades de estimulação e a criança, realizando atividades em
domicílio, amparados por consultas multidisciplinares de forma remota possibilitando
a interação entre o cuidador, ambiente e artefatos, ou pelo envio prévio de material
norteador detendo instruções para realização das atividades. O objetivo da pesquisa
visa avaliar a relação desenvolvida entre o cuidador de crianças com atraso no
desenvolvimento neuropsicomotor e os artefatos presentes no processo de
estimulação em ambiente domiciliar, com metodologia caracterizada segundo uma
abordagem exploratóriadescritiva,
dividida em 3 etapas, com amostra composta por
5 profissionais de reabilitação e 15 cuidadores, atendendo a princípios éticos com as
etapas de pesquisa planejadas, exigindo controle sobre os eventos comportamentais.
Como resultados a pesquisa apontou a importância da inserção da experiência do
cuidador durante a idealização e confecção de artefatos voltados a estimulação, tendo
em vista que um produto não deve atender as necessidades do usuário em detrimento
do bemestar
físico e emocional do cuidador responsável pela mediação entre o
usuário e o equipamento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design |
pt_BR |
dc.title |
Design e inclusão durante pandemia de Covid19: relação entre cuidador e artefatos para estimulação em ambiente domiciliar de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-03 |
|
dc.description.abstract |
A delay in psychomotor development is described as a series of postural and
movement disorders that limit the affected child. It belongs to a group of nonprogressive
disorders resulting from damage to the maturing brain and is divided into
5 levels depending on the impairment of each individual. As a result, caregivers of
these children take them to treatment centers. However, the declaration of the SARSCOV2
pandemic on March 11, 2020, resulted in the suspension of facetoface
care
and the adoption of telemonitoring, based on COFFITO Resolution No. 516/2020. As
such, the caregiver acts as an intermediary in the relationship between the stimulation
activities and the child when performing the activities at home. They are supported by
remote multidisciplinary consultations that enable the interaction between the
caregiver, environment and objects, or by the prior sending of guidelines with
instructions for performance of the activities. The aim of the study is to evaluate the
relationship developed between the caregiver of children with a delay in psychomotor
development and the objects used in the stimulation process in the home environment.
The methodology used is characterized as an exploratorydescriptive
approach,
divided into 3 stages, with a sample composed of 5 rehabilitation professionals and 15
caregivers. It follows ethical principles during the planned stages of the research,
requiring control over behavioral events. The results of the study point to the
importance of including the caregiver's experience during the design and manufacture
of objects aimed at stimulation. This considers that a product should not meet the
user's needs to the detriment of the physical and emotional wellbeing
of the caregiver
responsible for mediation between the user and the equipment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22477 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-13T20:14:32Z |
|
dc.date.available |
2021-12-13 |
|
dc.date.available |
2021-12-13T20:14:32Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente doméstico |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia assistiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ergonomia cognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Paralisia cerebral |
pt_BR |
dc.subject |
Covid19 |
pt_BR |
dc.subject |
SARSCOV2 |
pt_BR |
dc.subject |
Home environment |
pt_BR |
dc.subject |
Assistive technology |
pt_BR |
dc.subject |
Cognitive ergonomics |
pt_BR |
dc.subject |
Cerebral palsy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FAUSTINO, Caio Méssala da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FAUSTINO, Caio Méssala da Silva. Design e inclusão durante pandemia de covid19: relação entre cuidador e artefatos para estimulação em ambiente domiciliar de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. 101 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |