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Ampliando conhecimentos sobre a sala de aula invertida no ensino de língua inglesa como língua estrangeira em ambientes remotos.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2794806206527152 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANCO, Sinara de Oliveira.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6023441911258549 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Paulo Roberto Boa Sorte.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0116830050245232 pt_BR
dc.contributor.referee3 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.description.resumo As Tecnologias Digitais (TD) vêm alterando o cenário do ensino de inglês, nossa língua de interesse. Os recursos digitais e a lógica que permeiam essa inserção no universo pedagógico, especificamente neste campo referido, podem contribuir para inovar e dinamizar o ensino de inglês como língua estrangeira, proporcionando o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuem para a construção do conhecimento. Com as novas possibilidades oferecidas pelas TD, outros caminhos pedagógicos são propostos, como a sala de aula invertida, um modelo híbrido de ensino, que pode implicar em condições inovadoras de estruturação do ensino de inglês e é o enfoque do nosso trabalho. Recentemente, com a adoção do Ensino Remoto EmergencialERE, modelo de ensino utilizado por inúmeras instituições educacionais durante o contexto pandêmico provocado pela COVID19, o papel de professores e alunos foi redimensionado e, consequentemente, trouxe novas demandas para os profissionais da educação. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar as implicações epistemológicas e metodológicas decorrentes da sala de aula invertida para o processo de ensino remoto de língua inglesa de uma escola de idiomas. Decorrente deste, dois objetivos específicos são propostos: 1. identificar processos de construção de conhecimento para o ensino de língua inglesa por meio da inserção da metodologia de sala de aula invertida em ambientes remotos; 2. analisar como as diretrizes metodológicas que embasam o conceito de sala de aula invertida se manifestam na prática docente no contexto investigado. O nosso trabalho é uma pesquisaação de abordagem qualitativainterpretativista e foi desenvolvida em uma escola de línguas, na cidade de PatosPB, onde atuamos. A pesquisa teve como participantes 15 alunos iniciantes das turmas do Basic 1 e Express 1. Nosso corpus é construído pelas notas de campo feitas pela professorapesquisadora, pelo questionário, pelas mensagens nos grupos de WhatsApp das respectivas turmas, pelas gravações das aulas e entrevista. Os dados gerados foram observados, triangulados e constituídos em duas categorias de análise: 1) construção de conhecimento do aluno; 2) metodologias norteadoras das ações da professora pesquisadora. As discussões estão fundamentadas nas contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos, concebida pelo Grupo de Nova Londres (1996), nos processos de construção de conhecimento com base em Kalantzis e Cope (2005; 2008), nas concepções de Kumaravadivelu (1994; 2003; 2012) e de Prabhu (1990), sobre o ensino de línguas. Bem como, nos conceitos de Bergmann e Sams (2016) sobre a sala de aula invertida, além de outros. Os resultados mostram que os processos de conhecimento se manifestaram de modos diferentes, e possibilitaram a identificação de traços de protagonismo dos alunos. Constatamos também, que o conhecimento pode ser construído e compartilhado em qualquer lugar e por diversos agentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem pt_BR
dc.title Ampliando conhecimentos sobre a sala de aula invertida no ensino de língua inglesa como língua estrangeira em ambientes remotos. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-01
dc.description.abstract Digital Technologies (DT) have been changing the English teaching scenery, our language of interest. The digital resources and the logic that permeates this insertion in the pedagogical universe, specifically in this referred field, can contribute to innovate and dynamize the English teaching as a foreign language, providing the development of pedagogical practices that contribute to the knowledge construction. With the new possibilities offered by DT, other pedagogical paths are proposed, such as the flipped classroom, a hybrid teaching model, which may imply in innovative conditions for structuring English teaching and it is the focus of our work. Recently, with the adoption of Emergency Remote TeachingERT, a teaching model used by innumerous educational institutions during the pandemic context caused by COVID19, the role of teachers and students was redifined and consequently brought new demands to education professionals. Therefore, the general objective of this research is to investigate the epistemological and methodological implications arising from the flipped classroom for the remote English language teaching process of a language school. As a result of this, three specific objectives are proposed: 1. to identify knowledge construction processes for the Englisg language teaching teaching through the insertion of the flipped classroom methodology in remote environments; 2. analyze how the methodological guidelines that support the concept of flipped classroom are manifested in teaching practice in the investigated context. Our work is an action research with a qualitativeinterpretative approach and it was carried out in a language school, in the city of PatosPB, where we work. The research had as participants 15 beginner students from Basic 1 and Express 1 classes. Our corpus is built by field notes made by the teacherresearcher, by the questionnaire, by the messages in the WhatsApp groups of the respective classes, by the recordings of the classes and by the interview. The generated data were observed, triangulated and constituted in two categories of analysis: 1) student's knowledge construction; 2) guiding methodologies of the researcher teacher’s actions. The discussions are based on the contributions of the Pedagogy of the Multiliteracies conceived by the New London Group (1996), on the knowledge construction processes of Kalantzis and cope (2005; 2008), in Kumaravadivelu (1994; 2003; 2012) and Prabhu (1990) conceptions on language teaching. As well, as on Bergmann and Sams (2016) conceptions about the flipped classroom, among others. The results show that the knowledge processes were manifested in different ways which enabled the identification of traits of students' protagonism. We also found that knowledge can be built and shared anywhere and by different agents. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22505
dc.date.accessioned 2021-12-15T00:22:28Z
dc.date.available 2021-12-14
dc.date.available 2021-12-15T00:22:28Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Sala de aula invertida pt_BR
dc.subject Processos de conhecimento pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Flipped classroom pt_BR
dc.subject Knowledge processes pt_BR
dc.subject Multiliteracies pt_BR
dc.subject Emergency remote teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CONSERVA, Dilma Prata.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation CONSERVA, Dilma Prata. Ampliando conhecimentos sobre a sala de aula invertida no ensino de língua inglesa como língua estrangeira em ambientes remotos. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22505 pt_BR


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