dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2794806206527152 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Marco Antônio Margarido. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANCO, Sinara de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6023441911258549 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Paulo Roberto Boa Sorte. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0116830050245232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As Tecnologias Digitais (TD) vêm alterando o cenário do ensino de inglês, nossa língua de
interesse. Os recursos digitais e a lógica que permeiam essa inserção no universo pedagógico,
especificamente neste campo referido, podem contribuir para inovar e dinamizar o ensino de
inglês como língua estrangeira, proporcionando o desenvolvimento de práticas pedagógicas que
contribuem para a construção do conhecimento. Com as novas possibilidades oferecidas pelas
TD, outros caminhos pedagógicos são propostos, como a sala de aula invertida, um modelo
híbrido de ensino, que pode implicar em condições inovadoras de estruturação do ensino de
inglês e é o enfoque do nosso trabalho. Recentemente, com a adoção do Ensino Remoto
EmergencialERE,
modelo de ensino utilizado por inúmeras instituições educacionais durante
o contexto pandêmico provocado pela COVID19,
o papel de professores e alunos foi
redimensionado e, consequentemente, trouxe novas demandas para os profissionais da
educação. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar as implicações epistemológicas
e metodológicas decorrentes da sala de aula invertida para o processo de ensino remoto de
língua inglesa de uma escola de idiomas. Decorrente deste, dois objetivos específicos são
propostos: 1. identificar processos de construção de conhecimento para o ensino de língua
inglesa por meio da inserção da metodologia de sala de aula invertida em ambientes remotos;
2. analisar como as diretrizes metodológicas que embasam o conceito de sala de aula invertida
se manifestam na prática docente no contexto investigado. O nosso trabalho é uma pesquisaação
de abordagem qualitativainterpretativista
e foi desenvolvida em uma escola de línguas,
na cidade de PatosPB,
onde atuamos. A pesquisa teve como participantes 15 alunos iniciantes
das turmas do Basic 1 e Express 1. Nosso corpus é construído pelas notas de campo feitas pela
professorapesquisadora,
pelo questionário, pelas mensagens nos grupos de WhatsApp das
respectivas turmas, pelas gravações das aulas e entrevista. Os dados gerados foram observados,
triangulados e constituídos em duas categorias de análise: 1) construção de conhecimento do
aluno; 2) metodologias norteadoras das ações da professora pesquisadora. As discussões estão
fundamentadas nas contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos, concebida pelo Grupo de
Nova Londres (1996), nos processos de construção de conhecimento com base em Kalantzis e
Cope (2005; 2008), nas concepções de Kumaravadivelu (1994; 2003; 2012) e de Prabhu (1990),
sobre o ensino de línguas. Bem como, nos conceitos de Bergmann e Sams (2016) sobre a sala
de aula invertida, além de outros. Os resultados mostram que os processos de conhecimento se
manifestaram de modos diferentes, e possibilitaram a identificação de traços de protagonismo
dos alunos. Constatamos também, que o conhecimento pode ser construído e compartilhado em
qualquer lugar e por diversos agentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem |
pt_BR |
dc.title |
Ampliando conhecimentos sobre a sala de aula invertida no ensino de língua inglesa como língua estrangeira em ambientes remotos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-01 |
|
dc.description.abstract |
Digital Technologies (DT) have been changing the English teaching scenery, our language of
interest. The digital resources and the logic that permeates this insertion in the pedagogical
universe, specifically in this referred field, can contribute to innovate and dynamize the English
teaching as a foreign language, providing the development of pedagogical practices that
contribute to the knowledge construction. With the new possibilities offered by DT, other
pedagogical paths are proposed, such as the flipped classroom, a hybrid teaching model, which
may imply in innovative conditions for structuring English teaching and it is the focus of our
work. Recently, with the adoption of Emergency Remote TeachingERT,
a teaching model used
by innumerous educational institutions during the pandemic context caused by COVID19,
the
role of teachers and students was redifined and consequently brought new demands to education
professionals. Therefore, the general objective of this research is to investigate the
epistemological and methodological implications arising from the flipped classroom for the
remote English language teaching process of a language school. As a result of this, three
specific objectives are proposed: 1. to identify knowledge construction processes for the
Englisg language teaching teaching through the insertion of the flipped classroom methodology
in remote environments; 2. analyze how the methodological guidelines that support the concept
of flipped classroom are manifested in teaching practice in the investigated context. Our work
is an action research with a qualitativeinterpretative
approach and it was carried out in a
language school, in the city of PatosPB,
where we work. The research had as participants 15
beginner students from Basic 1 and Express 1 classes. Our corpus is built by field notes made
by the teacherresearcher,
by the questionnaire, by the messages in the WhatsApp groups of the
respective classes, by the recordings of the classes and by the interview. The generated data
were observed, triangulated and constituted in two categories of analysis: 1) student's
knowledge construction; 2) guiding methodologies of the researcher teacher’s actions. The
discussions are based on the contributions of the Pedagogy of the Multiliteracies conceived by
the New London Group (1996), on the knowledge construction processes of Kalantzis and cope
(2005; 2008), in Kumaravadivelu (1994; 2003; 2012) and Prabhu (1990) conceptions on
language teaching. As well, as on Bergmann and Sams (2016) conceptions about the flipped
classroom, among others. The results show that the knowledge processes were manifested in
different ways which enabled the identification of traits of students' protagonism. We also found
that knowledge can be built and shared anywhere and by different agents. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22505 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-15T00:22:28Z |
|
dc.date.available |
2021-12-14 |
|
dc.date.available |
2021-12-15T00:22:28Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula invertida |
pt_BR |
dc.subject |
Processos de conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Flipped classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge processes |
pt_BR |
dc.subject |
Multiliteracies |
pt_BR |
dc.subject |
Emergency remote teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CONSERVA, Dilma Prata. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CONSERVA, Dilma Prata. Ampliando conhecimentos sobre a sala de aula invertida no ensino de língua inglesa como língua estrangeira em ambientes remotos. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22505 |
pt_BR |