dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9664620630492928 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6212993906357383 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARIBONDO, Juscelino de Farias. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5177641988447089 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9635315172253349 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Na era digital, a tecnologia ampliou os recursos visuais e modificou a natureza do
processo de design. Ao mesmo tempo, as novas técnicas demandaram novas habilidades e
conhecimentos, para permitir explorar os recursos disponíveis visando a qualidade dos produtos
finais. Ao sair da materialidade dos suportes analógicos e assumir formatos digitais, o design
gráfico adquiriu necessidades específicas de manipulação e controle de cores. Esta pesquisa
analisou os conteúdos abordados sobre cores digitais em cursos de formação superior pública
em design gráfico no Brasil, sob a perspectiva de sua adequação às necessidades de uso nas
ferramentas digitais de projeto. Na revisão de literatura, foi abordada a atividade do designer
gráfico, suas áreas de atuação, formação superior e as instituições públicas que oferecem o
curso no país. Posteriormente, foram revisados conceitos fundamentais da teoria da cor ─
aspectos fisiológicos, espectro visível, atributos da cor e sínteses cromáticas ─ e foram
apresentados os principais modelos de cores digitais, bem como conteúdos técnicos específicos
sobre equipamentos e procedimentos para controle de cores. A pesquisa ─ de natureza mista
(qualitativa e quantitativa) e caráter exploratório-descritivo ─ foi realizada em duas etapas: (i)
análise documental, a partir das matrizes curriculares e projetos pedagógicos de curso (PPC) de
12 (doze) cursos de design gráfico selecionados; e (ii) survey junto ao corpo discente dos cursos,
todos oferecidos por instituições de ensino públicas brasileiras, de diversas regiões do país. A
ferramenta de coleta de dados utilizada foi um questionário eletrônico estruturado na plataforma
gratuita Google™ Forms, contendo questões objetivas. Os resultados indicaram deficiências
relacionadas quanto ao aprendizado das cores digitais pelos alunos de cursos de formação
superior em design gráfico das instituições públicas analisadas. Por fim, concluiu-se que há
insuficiência na inserção/abordagem/absorção dos conteúdos relacionados ao tema deste
estudo, recomendando-se continuidade nas pesquisas sobre cores digitais no ensino superior
em design gráfico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design |
pt_BR |
dc.title |
Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-02 |
|
dc.description.abstract |
In the digital age, technology has expanded visuals and changed the nature of the design
process. At the same time, new techniques required new skills and knowledge, to allow the
exploitation of available resources aiming at the quality of the final products. When leaving the
materiality of analogue bases and assuming digital formats, graphic design acquired specific
needs for handling and controlling colours. This research analysed the contents covered about
digital colours in public higher education courses in graphic design in Brazil, from the
perspective of its adequacy to the needs of use in digital design tools. In the literature review,
the activity of the graphic designer, their areas of expertise, higher education and the public
institutions that offer the course in the country are addressed. Subsequently, fundamental
concepts of colour theory are reviewed ─ physiological aspects, visible spectrum, colour
attributes and chromatic synthesis ─ and the main digital colour models are presented, as well
as specific technical contents about equipment and procedures for colour control. The research
- of mixed nature (qualitative and quantitative) and exploratory-descriptive character- was
carried out in two stages: (i) document analysis, based on the curricular matrices and
pedagogical course projects (PPC) of 12 (twelve) graphic design courses selected; and (ii) a
survey with the student body of the courses, all offered by Brazilian public education
institutions, from different regions in the country. The data collection tool used was an
electronic questionnaire structured on the free Google™ Forms platform, containing objective
questions. The results indicate deficiencies related to the learning of digital colours by students
of higher education courses in graphic design at the public institutions analyzed. Finally, it is
concluded that there is insufficiency in the insertion/approach/absorption of contents related
to the theme of this study, recommending continuity in research on digital colours in higher
education in graphic design. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22506 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-15T00:54:12Z |
|
dc.date.available |
2021-12-14 |
|
dc.date.available |
2021-12-15T00:54:12Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Cores digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior público |
pt_BR |
dc.subject |
Design gráfico |
pt_BR |
dc.subject |
Digital colours |
pt_BR |
dc.subject |
Higher public education |
pt_BR |
dc.subject |
Graphic design |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Hugo Guilherme Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Hugo Guilherme Pereira da. Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.152 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |