DSpace/Manakin Repository

Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9664620630492928 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6212993906357383 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARIBONDO, Juscelino de Farias.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5177641988447089 pt_BR
dc.contributor.referee2 MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9635315172253349 pt_BR
dc.description.resumo Na era digital, a tecnologia ampliou os recursos visuais e modificou a natureza do processo de design. Ao mesmo tempo, as novas técnicas demandaram novas habilidades e conhecimentos, para permitir explorar os recursos disponíveis visando a qualidade dos produtos finais. Ao sair da materialidade dos suportes analógicos e assumir formatos digitais, o design gráfico adquiriu necessidades específicas de manipulação e controle de cores. Esta pesquisa analisou os conteúdos abordados sobre cores digitais em cursos de formação superior pública em design gráfico no Brasil, sob a perspectiva de sua adequação às necessidades de uso nas ferramentas digitais de projeto. Na revisão de literatura, foi abordada a atividade do designer gráfico, suas áreas de atuação, formação superior e as instituições públicas que oferecem o curso no país. Posteriormente, foram revisados conceitos fundamentais da teoria da cor ─ aspectos fisiológicos, espectro visível, atributos da cor e sínteses cromáticas ─ e foram apresentados os principais modelos de cores digitais, bem como conteúdos técnicos específicos sobre equipamentos e procedimentos para controle de cores. A pesquisa ─ de natureza mista (qualitativa e quantitativa) e caráter exploratório-descritivo ─ foi realizada em duas etapas: (i) análise documental, a partir das matrizes curriculares e projetos pedagógicos de curso (PPC) de 12 (doze) cursos de design gráfico selecionados; e (ii) survey junto ao corpo discente dos cursos, todos oferecidos por instituições de ensino públicas brasileiras, de diversas regiões do país. A ferramenta de coleta de dados utilizada foi um questionário eletrônico estruturado na plataforma gratuita Google™ Forms, contendo questões objetivas. Os resultados indicaram deficiências relacionadas quanto ao aprendizado das cores digitais pelos alunos de cursos de formação superior em design gráfico das instituições públicas analisadas. Por fim, concluiu-se que há insuficiência na inserção/abordagem/absorção dos conteúdos relacionados ao tema deste estudo, recomendando-se continuidade nas pesquisas sobre cores digitais no ensino superior em design gráfico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente. pt_BR
dc.date.issued 2021-09-02
dc.description.abstract In the digital age, technology has expanded visuals and changed the nature of the design process. At the same time, new techniques required new skills and knowledge, to allow the exploitation of available resources aiming at the quality of the final products. When leaving the materiality of analogue bases and assuming digital formats, graphic design acquired specific needs for handling and controlling colours. This research analysed the contents covered about digital colours in public higher education courses in graphic design in Brazil, from the perspective of its adequacy to the needs of use in digital design tools. In the literature review, the activity of the graphic designer, their areas of expertise, higher education and the public institutions that offer the course in the country are addressed. Subsequently, fundamental concepts of colour theory are reviewed ─ physiological aspects, visible spectrum, colour attributes and chromatic synthesis ─ and the main digital colour models are presented, as well as specific technical contents about equipment and procedures for colour control. The research - of mixed nature (qualitative and quantitative) and exploratory-descriptive character- was carried out in two stages: (i) document analysis, based on the curricular matrices and pedagogical course projects (PPC) of 12 (twelve) graphic design courses selected; and (ii) a survey with the student body of the courses, all offered by Brazilian public education institutions, from different regions in the country. The data collection tool used was an electronic questionnaire structured on the free Google™ Forms platform, containing objective questions. The results indicate deficiencies related to the learning of digital colours by students of higher education courses in graphic design at the public institutions analyzed. Finally, it is concluded that there is insufficiency in the insertion/approach/absorption of contents related to the theme of this study, recommending continuity in research on digital colours in higher education in graphic design. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22506
dc.date.accessioned 2021-12-15T00:54:12Z
dc.date.available 2021-12-14
dc.date.available 2021-12-15T00:54:12Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cores digitais pt_BR
dc.subject Ensino superior público pt_BR
dc.subject Design gráfico pt_BR
dc.subject Digital colours pt_BR
dc.subject Higher public education pt_BR
dc.subject Graphic design pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Hugo Guilherme Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Hugo Guilherme Pereira da. Cores digitais no ensino superior público de design gráfico no Brasil: um estudo dos conteúdos curriculares e da percepção do corpo discente.152 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta