Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, V. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5770486558267541 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUTO, Marco Aurélio Soares.
dc.contributor.advisor1ID SOUTO, M. A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1607423908013172 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves.
dc.contributor.referee2 MORAIS, Elisandra de Fátima Gloss de.
dc.description.resumo Este trabalho busca contribuir com uma prática pedagógica que possibilite aos alunos perceberem o uso das construções geométricas, bem como da importância das mesmas para a resolução de problemas que envolvem os números construtíveis. Para isso, são apresentados fatos históricos sobre geometria e construções geométricas com o objetivo de conhecer mais sobre o surgimento desses conteúdos e, no caso das construções, sobre quais são os únicos instrumentos e procedimentos que podem ser utilizados para realizá-las. Veremos, portanto, que esses instrumentos são a régua e o compasso e que os procedimentos são o traçado de retas e de circunferências. Além disso, resolvemos vários problemas, envolvendo construções, com o auxílio do GeoGebra, tentando estimular tanto o ensino dos números construtíveis, quanto o uso desse ambiente de geometria dinâmica. Também apresentamos os três problemas clássicos gregos, cuja solução, com régua e compasso, não é possível, a não ser aproximadamente. Enfatizamos, ainda, a definição e algumas propriedades dos números construtíveis, mostrando cada uma delas através de construções. Finalmente, mostramos exemplos e sugerimos atividades que, acreditamos, incentivam a construção de alguns números e o uso do GeoGebra. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Números construtíveis. pt_BR
dc.date.issued 2013-04
dc.description.abstract The aim of this work is to contribute to a pedagogical practice that enables students realize the use of geometric constructions, as well as the importance of the same to solve problems involving constructible numbers. For this, we present historical facts about geometry and geometric constructions in order to know more about the emergence of such content and, in the case of constructions, which are the only tools and procedures that can be used to perform them. We will see, therefore, that these tools are the ruler and compass and that procedures are tracing straight lines and circles. Moreover, we solved several problems involving such constructions, with the help of GeoGebra, trying to stimulate both the teaching of constructible numbers, as the use of dynamic geometry environment. Also we present three classical Greek problems, whose solution, with ruler and compass, is impossible, unless approximately. We further emphasize the definition and some properties of constructible numbers, each showing through constructions. Finally, we show examples and suggest activities that we believe will encourage the construction of some numbers and the use of GeoGebra. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2250
dc.date.accessioned 2018-11-21T18:02:58Z
dc.date.available 2018-11-21
dc.date.available 2018-11-21T18:02:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Números construtíveis pt_BR
dc.subject Régua e compasso pt_BR
dc.subject GeoGebra pt_BR
dc.subject Constructible numbers pt_BR
dc.subject Ruler and compass pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Valderi Candido da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, V. C. da. Números construtíveis. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2250 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta