dc.creator.ID |
SANTOS, M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5996979421440487 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BATISTA, Mércia Rejane Rangel. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BATISTA, Mércia Rejane Rangel |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2393048148588630 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Luis Henrique Hermínio. |
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dc.contributor.referee2 |
CORRÊA, José Gabriel Silveira. |
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dc.description.resumo |
Este trabalho tem como tema central o estudo das práticas dos jovens e adultos que
experienciam o Heavy Metal (HM), notadamente nos momentos de sociabilidade dos shows na cidade de Campina Grande-PB, atentando sobretudo, a construção das relações sociais nos eventos. Headbangers (HB), como são auto reconhecidos os membros do HM, tratam-se enquanto irmãos e projetam-se enquanto uma comunidade formada por iguais, elaborando e prescrevendo regras e normas que legitimam o pertencimento. Estes indivíduos avaliam os comportamentos uns dos outros baseados na incorporação de classificações / sentidos que são reforçados não só durante os shows, como também no cotidiano que envolve as atividades que são percebidas enquanto próprias ao mundo HM e que conotam o pertencimento ao grupo. O manejo da classificação constitui para os participantes um guia que determina o que ouvir, vestir e comportar-se, além de prescrever como devem interagir uns com os outros, estejam eles na condição de músicos ou audiência. Identificamos como central ao Heavy Metal a classificação operada nas interações dos Headbangers, que se verticalizam em valores morais e éticos, a partir dos quais eles processam tanto o seu self/representação quanto o seu status. A via de investigação pensada e recortada para compreensão desse fenômeno se faz pela antropologia dos rituais, procurando entender a relação do discurso e da prática nos eventos excepcionais e ordinários, bem como o rito opera na formação dos indivíduos desse meio. A metodologia empreendida para esta pesquisa de dissertação foi a observação participante desenvolvida desde 2015, utilizando-se do diário de campo para o registro de eventos e das atividades corriqueiras dos HB, como também o registro dos participantes nas redes sociais da internet. Portanto, são tratados dentro do campo do Heavy Metal, os shows enquanto possuidores de elementos rituais, a dimensão profissional das bandas locais, diferenças e classificações existentes nesse estilo musical. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
Shows, bandas e audiência: uma análise microssociológica entre os Headbangers da cidade de Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-03-08 |
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dc.description.abstract |
This work has as its central theme the study of the practices of young people and adults who experience Heavy Metal (HM), notably in the moments of sociability of the shows in the city of Campina Grande-PB, paying particular attention to building relationships social events. Headbangers (HB), as HM members are self-recognized, they treat each other as brothers and project themselves as a community formed by equals, elaborating and prescribing rules and norms that legitimize belonging. These individuals assess each other's behaviors based on the incorporation of ratings / senses that are reinforced not only during concerts, but also in the daily life that involves activities that are perceived as belonging to the HM world and that connote belonging to the group. The classification management constitutes for the participants a guide that determines what to listen, wear and behave, as well as prescribe how they should interact with each other, whether they are musicians or audience. We identify as central to Heavy Metal the classification operated in the interactions of Headbangers, which are verticalized in moral and ethical values, based on which they process both your self/representation and your status. the way of thoughtful research to understand this phenomenon is done by anthropology of rituals, seeking to understand the relationship of discourse and practice in exceptional and ordinary events, as well as the rite operates in the formation of individuals that way. The methodology used for this dissertation research was the participant observation developed since 2015, using the field diary to the registration of events and common activities of the HB, as well as the registration of the participants in social networks on the internet. Therefore, they are dealt with within the field of Heavy Metal, the shows as possessing ritual elements, the dimension professional of local bands, differences and classifications that exist in this musical style. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22524 |
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dc.date.accessioned |
2021-12-15T15:11:59Z |
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dc.date.available |
2021-12-15 |
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dc.date.available |
2021-12-15T15:11:59Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Heavy metal |
pt_BR |
dc.subject |
Headbanger |
pt_BR |
dc.subject |
Classificação de pertencimento |
pt_BR |
dc.subject |
Ritual e interação |
pt_BR |
dc.subject |
Belonging classification |
pt_BR |
dc.subject |
Clasificación de pertenencia |
pt_BR |
dc.subject |
Ritual e interacción |
pt_BR |
dc.subject |
Heavy métal |
pt_BR |
dc.subject |
Classement d'appartenance |
pt_BR |
dc.subject |
Rituel et interaction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Muryel Moura dos. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Concerts, bands and audience: a microsociological analysis among Headbangers in the city of Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, M. M. dos. Shows, bandas e audiência: uma análise microssociológica entre os Headbangers da cidade de Campina Grande-PB. 2021. 178f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22524 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tiene como tema central el estudio de las prácticas de jóvenes y adultos que
experimentan Heavy Metal (HM), notablemente en los momentos de sociabilidad de los
espectáculos en la ciudad de Campina Grande-PB, prestando especial atención a la
construcción de relaciones sociales en los eventos. Los Headbangers, como los miembros de HM se reconocen a sí mismos, se tratan como hermanos y se proyectan como una comunidad formada por iguales. Elaborando y prescribiendo reglas y normas que legitiman la pertenencia, estos individuos evalúan comportamientos en base a la
incorporación de clasificaciones / significados que se refuerzan no solo durante los
espectáculos, sino también en la rutina diaria que involucra las actividades que se perciben como pertenecientes al mundo HM y que connotan pertenecer. La gestión de
clasificación proporciona a los participantes una guía que determina qué escuchar, usar y
comportarse, además de prescribir cómo deben interactuar entre ellos, ya sean músicos o público. Identificamos como central para Heavy Metal la clasificación operada en las
interacciones de los Headbangers, que se basan en valores morales y éticos, a partir de
los cuales procesan tanto su auto / representación como su estatus. La forma de
investigación pensada y cortada para comprender este fenómeno la realiza la antropología de los rituales, tratando de comprender la relación del discurso y la práctica en hechos excepcionales y ordinarios, así como el rito opera en la formación de los individuos en este entorno. La metodología utilizada para la investigación de esta tesis fue la observación participante utilizando el diario de campo para registrar los eventos y
actividades de rutina de la HB, así como el registro de los participantes en las redes
sociales de Internet. Por ello, dentro del campo del Heavy Metal, se tratan los conciertos
aunque poseen elementos rituales, la dimensión profesional de las bandas locales, las
diferencias y clasificaciones existentes en este estilo musical. |
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