dc.creator.ID |
MOURA, L. H. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3314283008633772 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DINIZ, Lincoln da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DINIZ, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ANDRADE, Vlima Cristina da Silva Egito de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ANDRADE, V. C. S. E. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar os principais vetores de inclusão nos espaços
educacionais da cidade de Aroeiras-PB, município situado no semiárido brasileiro.
Pretende-se relatar os principais problemas a respeito da inclusão de pessoas com
Necessidades Educativas Especiais nas escolas regulares de ensino, de nível
Fundamental e Médio, e observar como o termo “inclusão” é entendido nesse universo,
levando em consideração uma análise do nível de aprendizagem desses alunos nas aulas
de Geografia. Nesse sentido, tomamos como pressuposto a locomoção, a facilidade e a
acessibilidade das pessoas com necessidades especiais e a relação professor/aluno,
tendo como objetivo, analisar o nível de aprendizagem desta parcela de alunos, de
acordo com a formação do professor de Geografia, através das atividades desenvolvidas
em sala de aula. Constatou-se com a pesquisa, que mesmo com todas as garantias legais,
esses alunos nem sempre encontram escolas e professores preparados para recebê-los
como necessitam, levando-nos a desacreditar em uma educação inclusiva eficiente para
o desenvolvimento desses alunos. Para atingir o objetivo proposto, fez-se necessário: 1)
Estudos bibliográficos e documentais, com o intuito de analisar tal problemática; 2)
Observação in loco para entender o desempenho das escolas e a formação dos
professores para o atendimento à pessoa com deficiência, sobretudo do professor de
Geografia; 3) Registro fotográfico; 4) Aplicação de entrevistas semiestruturadas aos
estudantes com necessidades educativas especiais, de modo a registrar as principais
questões que norteiam ou impedem o processo de inclusão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Análise geográfica sobre os espaços educacionais voltados aos portadores de necessidades especiais: aplicações no município paraibano de Aroeiras - PB, Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-16T18:33:29Z |
|
dc.date.available |
2021-12-16 |
|
dc.date.available |
2021-12-16T18:33:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Aroeiras - PB - educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Portadores de necessidades especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Aroeiras - PB - special education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
People with special needs |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher education - geography |
pt_BR |
dc.subject |
Educación especial |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Aroeiras - PB - educación especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educación inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusión |
pt_BR |
dc.subject |
Personas con necesidades especiales |
pt_BR |
dc.subject |
Formación del profesorado - geografía |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURA, Luana Honório de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geographical analysis of educational spaces aimed at people with special needs: applications in the municipality of Aroeiras, Paraíba - PB, Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURA, Luana Honório de. Análise geográfica sobre os espaços educacionais voltados aos portadores de necessidades especiais: aplicações no município paraibano de Aroeiras - PB, Brasil. 2014. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La presente investigación analiza los principales aspectos de inclusión en los sectores
educacionales de la municipalidad de Aroreiras, en el estado de Paraíba, ubicada en la
región semiárida de Brasil. El objetivo es presentar los principales problemas con
respecto a las personas con necesidades educativas especiales en las escuelas regulares
de enseñanza del nivel fundamental y secundario, llevándose en cuenta el modo como el
vocablo es comprendido dentro de este universo, analizando el aprendizaje de los
alumnos en el rubro geográfico. Así, tomamos como referencia la locomoción, la
facilidad y accesibilidad de las personas con discapacidades y la relación
profesor/alumno, examinando el nivel de adquisición del conocimiento por parte de esta
categoría de estudiantes con relación a la formación del maestro geógrafo y también las
actividades desarrolladas en el aula. Se ha observado con esta investigación que, a pesar
de las garantías legales, estos alumnos casi nunca encuentran escuelas y profesores
capacitados para recibirlos, por el que creemos ser la educación y la inclusión cosas
ineficaces para el crecimiento de los mismos estudiantes. Para alcanzar el objetivo, se
ha hecho necesario: 1) Estudios bibliográficos y documentales para el análisis del
problema; 2) Observación directa para comprenderse el desarrollo de los colegios y la
formación de los docentes para asistir a los alumnos con capacidades educativas
diferenciadas, especialmente el profesor de geografía; 3) Registro fotográfico; 4)
Conversaciones estructuradas hacia los estudiantes con capacidades especiales, con el
fin de obtener las principales cuestiones que originan el proceso de exclusión o impiden
lo de la inclusión. |
pt_BR |