DSpace/Manakin Repository

Análise geográfica sobre os espaços educacionais voltados aos portadores de necessidades especiais: aplicações no município paraibano de Aroeiras - PB, Brasil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, L. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3314283008633772 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee1ID DINIZ, L. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 ANDRADE, Vlima Cristina da Silva Egito de.
dc.contributor.referee2ID ANDRADE, V. C. S. E. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar os principais vetores de inclusão nos espaços educacionais da cidade de Aroeiras-PB, município situado no semiárido brasileiro. Pretende-se relatar os principais problemas a respeito da inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais nas escolas regulares de ensino, de nível Fundamental e Médio, e observar como o termo “inclusão” é entendido nesse universo, levando em consideração uma análise do nível de aprendizagem desses alunos nas aulas de Geografia. Nesse sentido, tomamos como pressuposto a locomoção, a facilidade e a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais e a relação professor/aluno, tendo como objetivo, analisar o nível de aprendizagem desta parcela de alunos, de acordo com a formação do professor de Geografia, através das atividades desenvolvidas em sala de aula. Constatou-se com a pesquisa, que mesmo com todas as garantias legais, esses alunos nem sempre encontram escolas e professores preparados para recebê-los como necessitam, levando-nos a desacreditar em uma educação inclusiva eficiente para o desenvolvimento desses alunos. Para atingir o objetivo proposto, fez-se necessário: 1) Estudos bibliográficos e documentais, com o intuito de analisar tal problemática; 2) Observação in loco para entender o desempenho das escolas e a formação dos professores para o atendimento à pessoa com deficiência, sobretudo do professor de Geografia; 3) Registro fotográfico; 4) Aplicação de entrevistas semiestruturadas aos estudantes com necessidades educativas especiais, de modo a registrar as principais questões que norteiam ou impedem o processo de inclusão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Análise geográfica sobre os espaços educacionais voltados aos portadores de necessidades especiais: aplicações no município paraibano de Aroeiras - PB, Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556
dc.date.accessioned 2021-12-16T18:33:29Z
dc.date.available 2021-12-16
dc.date.available 2021-12-16T18:33:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Aroeiras - PB - educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Portadores de necessidades especiais pt_BR
dc.subject Formação de professores - Geografia pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Aroeiras - PB - special education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject People with special needs pt_BR
dc.subject Teacher education - geography pt_BR
dc.subject Educación especial pt_BR
dc.subject Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Aroeiras - PB - educación especial pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusión pt_BR
dc.subject Personas con necesidades especiales pt_BR
dc.subject Formación del profesorado - geografía pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Luana Honório de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geographical analysis of educational spaces aimed at people with special needs: applications in the municipality of Aroeiras, Paraíba - PB, Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Luana Honório de. Análise geográfica sobre os espaços educacionais voltados aos portadores de necessidades especiais: aplicações no município paraibano de Aroeiras - PB, Brasil. 2014. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556 pt_BR
dc.description.resumen La presente investigación analiza los principales aspectos de inclusión en los sectores educacionales de la municipalidad de Aroreiras, en el estado de Paraíba, ubicada en la región semiárida de Brasil. El objetivo es presentar los principales problemas con respecto a las personas con necesidades educativas especiales en las escuelas regulares de enseñanza del nivel fundamental y secundario, llevándose en cuenta el modo como el vocablo es comprendido dentro de este universo, analizando el aprendizaje de los alumnos en el rubro geográfico. Así, tomamos como referencia la locomoción, la facilidad y accesibilidad de las personas con discapacidades y la relación profesor/alumno, examinando el nivel de adquisición del conocimiento por parte de esta categoría de estudiantes con relación a la formación del maestro geógrafo y también las actividades desarrolladas en el aula. Se ha observado con esta investigación que, a pesar de las garantías legales, estos alumnos casi nunca encuentran escuelas y profesores capacitados para recibirlos, por el que creemos ser la educación y la inclusión cosas ineficaces para el crecimiento de los mismos estudiantes. Para alcanzar el objetivo, se ha hecho necesario: 1) Estudios bibliográficos y documentales para el análisis del problema; 2) Observación directa para comprenderse el desarrollo de los colegios y la formación de los docentes para asistir a los alumnos con capacidades educativas diferenciadas, especialmente el profesor de geografía; 3) Registro fotográfico; 4) Conversaciones estructuradas hacia los estudiantes con capacidades especiales, con el fin de obtener las principales cuestiones que originan el proceso de exclusión o impiden lo de la inclusión. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta