DSpace/Manakin Repository

Formação dos graduandos em Geografia: possibilidades e desafios na construção do professor-pesquisador.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA. K. K. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4906340026564463 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como principal objetivo analisar algumas discussões acerca da formação docente dos alunos do curso de licenciatura em Geografia, tendo como suporte teórico metodológico algumas perspectivas discutidas por autores como: Demo (2002, 2005), Tardif (2002), Pontuschka (2009), Suertegaray (2010), entre outros, envolvendo as possibilidades e desafios na construção do professor pesquisador. Neste contexto, partimos da concepção de que educar pela pesquisa é o caminho mais adequado para a formação docente, e deve ser considerado como princípio educativo e científico. Para tanto, em 2011, analisamos o perfil acadêmico de alunos do 4° e 6° período diurno e noturno do curso de Geografia da UFCG, Campus I e retomamos a pesquisa em 2014 com os alunos do 3º, 5° e 7° períodos diurno e noturno, em que constatamos um significativo avanço no volume de graduandos inseridos em atividades de pesquisa, extensão, monitoria e extraclasse. O que contribui, consideravelmente, para sua formação acadêmica. Contudo, as referidas atividades não contemplam todos os estudantes e, consequentemente, a construção de um professor-pesquisador ainda constitui-se um desafio a ser conquistado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Formação dos graduandos em Geografia: possibilidades e desafios na construção do professor-pesquisador. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This work aims to analyze some discussions about teacher education students from the undergraduate e in Geography, supported by theoretical and methodological perspectives discussed by some authors as: Demo (2002, 2005), Tardif (2002), Pontuschka (2009 ), Suertegaray (2010), among others, the possibilities and challenges involved in building the teacher-researcher. In this context, we start from the assumption that education through research is the most appropriate way for teacher training, and should be considered as an educational and scientific principle. To this end, in 2011, analyzed the academic profile of students in 4º and 6° daytime and nighttime travel UFCG of Geography, Campus I and resumed the search in 2014 with students from 3°, 5° and 7° diurnal periods and nocturnal, in which we found a significant improvement in the volume of inserted undergraduates in research, extension, monitoring and extracurricular activities. What contributes substantially to their academic training. However, such activities do not include all students and, consequently, the construction of a teacher-researcher also constitutes a challenge to be faced. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22558
dc.date.accessioned 2021-12-16T18:44:42Z
dc.date.available 2021-12-16
dc.date.available 2021-12-16T18:44:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - Geografia pt_BR
dc.subject Professores de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia e pesquisa pt_BR
dc.subject Professor-pesquisador pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Teacher training - Geography pt_BR
dc.subject Geography Teachers pt_BR
dc.subject Geography and research pt_BR
dc.subject Professor-researcher pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Kleber Klecius de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Formation of undergraduates in Geography: possibilities and challenges in the construction of the teacher-researcher. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Kleber Klecius de. Formação dos graduandos em Geografia: possibilidades e desafios na construção do professor-pesquisador. 2014. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22558 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta