Dépôt DSpace/Manakin

Pedagogia de projetos: o caso da horta agroecológica e a importância desta prática na Escola Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca - Paraíba - Brasil.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ANDRADE, V. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Sérgio Murilo dos Santos.
dc.description.resumo A Pedagogia de projetos está em uma discussão que tem como pauta uma concepção de que educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente. A implantação de atividades extraclasse em escolas apresenta-se como uma nova metodologia de inserir os estudantes no processo de ensino aprendizagem. A maior flexibilidade e o maior dinamismo deste tipo de atividade permitem que o aluno aprenda utilizando a prática e a vivência do dia-a-dia, em um processo participativo. Um exemplo desse tipo de atividade pode ser vista através da construção de hortas. Neste contexto, este trabalho apresenta as atividades de implantação do projeto da horta agroecológica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha em Lagoa Seca – PB considerando a importância desta metodologia para o processo de ensino e aprendizagem em Geografia e de outras disciplinas que dialogam com a educação ambiental. Assim, este trabalho revela as possibilidades desenvolvidas por atividades ligadas à agroecologia e educação ambiental através do ensino dessas ciências. Ao ultrapassar as paredes da sala de aula este projeto foi capaz de promover a integração e envolvimento da escola/ alunos com a inserção de técnicas simples, claras e objetivas do manejo sustentável dos recursos naturais. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é evidenciar a importância da pedagogia de projetos nas escolas focando-se na prática agroecológica na escola pública Francisca Martiniano da Rocha em Lagoa Seca - PB. E também como específicos, Evidenciar a importância da pedagogia de projetos nas escolas, haja vista que os conhecimentos práticos subsidiam os teóricos adquiridos em sala de aula. Analisar a importância desta prática de hortas nas escolas e o retorno que este conhecimento traz para a própria comunidade local; e por fim Diagnosticar o processo de implementação desta pratica na escola e assim destacando desafios encontrados pelos professores para trabalharem com a temática em sala de aula. Diante deste quadro de referências, o texto ora apresentado pautou-se em pesquisa qualitativa realizada através de registros fotográficos, entrevistas, anotações em cadernetas de campo e revisões bibliográficas sobre a temática. Diante de tudo que foi realizado, pode-se compreender a importância da implantação de projetos educativos que incentivem os alunos a agregar os conhecimentos teóricos aos práticos, como forma de atuarem como agentes no processo de ensino-aprendizagem. A pedagogia de projetos e especificamente o projeto da horta agroecológica se mostrou capaz de introduzir o debate sobre práticas saudáveis tanto à saúde humana, quanto ao meio ambiente, unindo práticas que priorizam o bem estar social e ambiental. Palavras – chave: Pedagogia de Projetos; Agroecologia, horta agroecológica, teoria e prática, ensino/aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Pedagogia de projetos: o caso da horta agroecológica e a importância desta prática na Escola Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca - Paraíba - Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2014-03-31
dc.description.abstract Pedagogy projects it is a debate that is premised the conception of education as a process of living and not a preparation for the future, thus, the school must represent present life. The more flexibility and dynamism of this type of activity allows the student to learn using the practice and experience of day-to-day, in a participatory process. An example of this type of activity can be seen by constructing vegetable gardens. In this context, this work presents the implementation activities of the agroecological vegetable garden project at the State School to education primary and Middle Francisca Martiniano da Rocha in Lagoa Seca - PB. Considering the importance of this methodology to the process of teaching and learning in geography and other disciplines that dialogue with environmental education. Thus, this work reveals the possibilities developed per activities related to agro-ecology and environmental education through the teaching of these sciences. Going beyond the walls of the classroom this project was able to promote the integration and involvement of the school / students with the insertion of simple, clear and objective techniques of sustainable natural resource management. With this, the work is based on the need to discuss the importance of deploying an educational practice in schools that goes beyond the classroom as well as adding essential theoretical and practical knowledge in the dynamics of student learning, especially students of Geography, considering that the practical knowledges can subsidize the theoretical knowledge acquired in the classroom. Given this frame of reference, the text presented was based on qualitative research conducted through photographic records, interviews, field notes and literature reviews on the subject. Given all that has been done, one can understand the importance of implementing educational projects that encourage students to add the theoretical knowledge to the practical knowledge, in order to act as agents in the teaching-learning process. The pedagogy of projects and specifically the design of agroecological garden shows himself able to start the debate about healthy practices both to human health, on the environment, linking practices that prioritize social welfare and environmental. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22559
dc.date.accessioned 2021-12-16T18:51:29Z
dc.date.available 2021-12-16
dc.date.available 2021-12-16T18:51:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia de projetos pt_BR
dc.subject Horta agroecológica pt_BR
dc.subject Horta escolar pt_BR
dc.subject Escola Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca - PB pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Fotos - horta escolar pt_BR
dc.subject Project Pedagogy pt_BR
dc.subject Agroecological garden pt_BR
dc.subject School garden pt_BR
dc.subject Francisca Martiniano da Rocha School - Lagoa Seca - PB pt_BR
dc.subject Agroecology pt_BR
dc.subject Photos - school garden pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Vanessa Costa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogy of projects: the case of the the garden and the importance of this agroecological practice in school Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca - Paraíba - Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Vanessa Costa de. Pedagogia de projetos: o caso da horta agroecológica e a importância desta prática na Escola Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca - Paraíba - Brasil. 2014. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22559 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte