dc.creator.ID |
ANDRADE, V. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Sérgio Murilo dos Santos. |
|
dc.description.resumo |
A Pedagogia de projetos está em uma discussão que tem como pauta uma concepção de
que educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola
deve representar a vida presente. A implantação de atividades extraclasse em escolas
apresenta-se como uma nova metodologia de inserir os estudantes no processo de
ensino aprendizagem. A maior flexibilidade e o maior dinamismo deste tipo de
atividade permitem que o aluno aprenda utilizando a prática e a vivência do dia-a-dia,
em um processo participativo. Um exemplo desse tipo de atividade pode ser vista
através da construção de hortas. Neste contexto, este trabalho apresenta as atividades de
implantação do projeto da horta agroecológica na Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha em Lagoa Seca – PB
considerando a importância desta metodologia para o processo de ensino e
aprendizagem em Geografia e de outras disciplinas que dialogam com a educação
ambiental. Assim, este trabalho revela as possibilidades desenvolvidas por atividades
ligadas à agroecologia e educação ambiental através do ensino dessas ciências. Ao
ultrapassar as paredes da sala de aula este projeto foi capaz de promover a integração e
envolvimento da escola/ alunos com a inserção de técnicas simples, claras e objetivas do
manejo sustentável dos recursos naturais. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é
evidenciar a importância da pedagogia de projetos nas escolas focando-se na prática
agroecológica na escola pública Francisca Martiniano da Rocha em Lagoa Seca - PB.
E também como específicos, Evidenciar a importância da pedagogia de projetos nas
escolas, haja vista que os conhecimentos práticos subsidiam os teóricos adquiridos em
sala de aula. Analisar a importância desta prática de hortas nas escolas e o retorno que
este conhecimento traz para a própria comunidade local; e por fim Diagnosticar o
processo de implementação desta pratica na escola e assim destacando desafios
encontrados pelos professores para trabalharem com a temática em sala de aula.
Diante deste quadro de referências, o texto ora apresentado pautou-se em pesquisa
qualitativa realizada através de registros fotográficos, entrevistas, anotações em
cadernetas de campo e revisões bibliográficas sobre a temática. Diante de tudo que foi
realizado, pode-se compreender a importância da implantação de projetos educativos
que incentivem os alunos a agregar os conhecimentos teóricos aos práticos, como forma
de atuarem como agentes no processo de ensino-aprendizagem. A pedagogia de
projetos e especificamente o projeto da horta agroecológica se mostrou capaz de
introduzir o debate sobre práticas saudáveis tanto à saúde humana, quanto ao meio
ambiente, unindo práticas que priorizam o bem estar social e ambiental.
Palavras – chave: Pedagogia de Projetos; Agroecologia, horta agroecológica, teoria e
prática, ensino/aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia de projetos: o caso da horta agroecológica e a importância desta prática na Escola Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca - Paraíba - Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-03-31 |
|
dc.description.abstract |
Pedagogy projects it is a debate that is premised the conception of education as a
process of living and not a preparation for the future, thus, the school must represent
present life. The more flexibility and dynamism of this type of activity allows the
student to learn using the practice and experience of day-to-day, in a participatory
process. An example of this type of activity can be seen by constructing vegetable
gardens. In this context, this work presents the implementation activities of the
agroecological vegetable garden project at the State School to education primary and
Middle Francisca Martiniano da Rocha in Lagoa Seca - PB. Considering the
importance of this methodology to the process of teaching and learning in geography
and other disciplines that dialogue with environmental education. Thus, this work
reveals the possibilities developed per activities related to agro-ecology and
environmental education through the teaching of these sciences. Going beyond the walls
of the classroom this project was able to promote the integration and involvement of the
school / students with the insertion of simple, clear and objective techniques of
sustainable natural resource management. With this, the work is based on the need to
discuss the importance of deploying an educational practice in schools that goes beyond
the classroom as well as adding essential theoretical and practical knowledge in the
dynamics of student learning, especially students of Geography, considering that the
practical knowledges can subsidize the theoretical knowledge acquired in the classroom.
Given this frame of reference, the text presented was based on qualitative research
conducted through photographic records, interviews, field notes and literature reviews
on the subject. Given all that has been done, one can understand the importance of
implementing educational projects that encourage students to add the theoretical
knowledge to the practical knowledge, in order to act as agents in the teaching-learning
process. The pedagogy of projects and specifically the design of agroecological garden
shows himself able to start the debate about healthy practices both to human health, on
the environment, linking practices that prioritize social welfare and environmental. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22559 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-16T18:51:29Z |
|
dc.date.available |
2021-12-16 |
|
dc.date.available |
2021-12-16T18:51:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia de projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Horta agroecológica |
pt_BR |
dc.subject |
Horta escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Fotos - horta escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Project Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecological garden |
pt_BR |
dc.subject |
School garden |
pt_BR |
dc.subject |
Francisca Martiniano da Rocha School - Lagoa Seca - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology |
pt_BR |
dc.subject |
Photos - school garden |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Vanessa Costa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogy of projects: the case of the the garden and the importance of this agroecological practice in school Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca - Paraíba - Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Vanessa Costa de. Pedagogia de projetos: o caso da horta agroecológica e a importância desta prática na Escola Francisca Martiniano da Rocha - Lagoa Seca - Paraíba - Brasil. 2014. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22559 |
pt_BR |