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Uma construção da geometria analítica a partir dos teoremas de Tales e de Pitágoras.

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dc.creator.ID LUNA, W. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0237795370908798 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MAIA JUNIOR, Braulio.
dc.contributor.advisor1ID MAIA JUNIOR, B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6741177711704878 pt_BR
dc.contributor.referee1 GARCIA, Ronaldo Alves.
dc.contributor.referee2 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.description.resumo Este trabalho consta das biografias resumidas sobre Tales, Pitágoras e René Descartes, bem como as suas devidas contribuições para o estudo e progresso da geometria. Nele constam as demonstrações das principais fórmulas da Geometria Analítica como: Razão entre Dois Segmentos, Cálculo do Ponto Médio, Distância entre Dois Pontos, Condição de Alinhamento de Três Pontos, Equação Reduzida da Reta, Equação Segmentária da Reta, Distância entre Ponto e Reta, entre outras; evidenciando que estas têm por base os Teoremas de Tales ou o Teorema de Pitágoras, instigando, deste forma, a uma reflexão sobre a Geometria Analítica estar relacionada aos Teoremas enunciados. Ao final do trabalho, relatamos uma experiência vivenciada em sala de aula, numa turma do 3 o ano do ensino médio, em que as fórmulas da Geometria Analítica são apresentadas aos alunos, relacionando-as com o Teorema de Tales ou de Pitágoras, visando, desta forma, superar a rejeição à matemática, em especial a este conteúdo, por grande parte dos alunos. Por fim, concluímos que a base da Geometria Analítica está relacionada aos Teoremas citados, pois é possível demonstrar as fórmulas da Geometria Analítica a partir deles. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Uma construção da geometria analítica a partir dos teoremas de Tales e de Pitágoras. pt_BR
dc.date.issued 2013-03
dc.description.abstract This work consists of a brief biographies of Thales, Pythagoras and René Descartes, as well as their contributions to the study and advancement of geometry. It comprises the proofs of the main formulas of Analytic Geometry such as: Ratio of Two Segments, Calculation of Midpoint, Distance Between Two Points, Three Point Alignment Condition, Linear Equation: Slope-Intercept Form, Linear Equation: Intercept Form, Distance from a Point to a Line, among others; showing that they are based on the Thales’s Theorem or on the Pythagorean Theorem, instigating, this way, a reflection on Analytic Geometry being related to the enunciated Theorems. At the end of the work, report an experience in the classroom, a class of 3rd year of high school, where the formulas of Analytic Geometry are presented to students, linking them with the Thales’s Theorem or Pythagorean Theorem, aiming, this way, to overcome the rejection of mathematics, particularly this content, for much of the students. Finally, we conclude that the basis of Analytical Geometry is related to the cited Theorems, because it is possible to demonstrate the formulas of analytical geometry from them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2255
dc.date.accessioned 2018-11-22T14:59:30Z
dc.date.available 2018-11-22
dc.date.available 2018-11-22T14:59:30Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Teoremas de Tales pt_BR
dc.subject Teoremas de Pitágoras pt_BR
dc.subject Geometria analítica pt_BR
dc.subject Theorems of Such pt_BR
dc.subject Theorems of Pythagoras pt_BR
dc.subject Analytical Geometry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUNA, Weidson do Amaral.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LUNA, W. do A. Uma construção da geometria analítica a partir dos teoremas de Tales e de Pitágoras. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2255 pt_BR


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