DSpace/Manakin Repository

Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9175660165926032 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.description.resumo O trabalho com a disciplina geográfica vem ocorrendo de forma mnemônica e sem vínculos com a realidade do aluno. É uma geografia baseada nos moldes franceses de ensino que valorizava a descrição e memorização de conhecimentos prontos. Frente a isso foram desenvolvidas teorias pedagógicas que se relacionam à forma como o educando aprende, colocando-o no centro do processo de ensino/aprendizagem, como um sujeito ativo que interage com o meio. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico. Como também, utiliza a metodologia participante através das oficinas de jogos. Como resultados finais constatamos que a construção do conhecimento geográfico e o estímulo às múltiplas inteligências podem ser facilitados através da utilização de jogos, porém vinculados a práticas pedagógicas que favoreçam a participação do estudante como sujeito ativo no processo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560
dc.date.accessioned 2021-12-16T18:59:40Z
dc.date.available 2021-12-16
dc.date.available 2021-12-16T18:59:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Jogos - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Múltiplas inteligências pt_BR
dc.subject Construtivismo pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Construção do conhecimento geográfico pt_BR
dc.subject Conhecimento geográfico pt_BR
dc.subject Disciplina geográfica pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Games - teaching geography pt_BR
dc.subject Multiple intelligences pt_BR
dc.subject Constructivism pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Construction of geographic knowledge pt_BR
dc.subject Geographic knowledge pt_BR
dc.subject Geographic discipline pt_BR
dc.subject Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Juegos - enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Inteligencias multiples pt_BR
dc.subject Constructivismo pt_BR
dc.subject Educación lúdica pt_BR
dc.subject Construcción de conocimiento geográfico pt_BR
dc.subject Conocimiento geográfico pt_BR
dc.subject Disciplina geográfica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Adriano Pequeno.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Games in teaching Geography: multiple intelligences in focus. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Adriano Pequeno. Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560 pt_BR
dc.description.resumen El trabajo con la asignatura geográfica viene ocurriendo de forma mnemónica y sin vínculos con la realidad del alumno. Es una geografía basada en los moldes franceses de enseño que valora la descripción y memorización de conocimientos listos. Delante a eso, fueron desarrollados teorías pedagógicas que relacionan las formas como el alumno aprende, poniéndolo en el centro del proceso de enseño/aprendizaje como un sujeto activo que interactúa con el medio. Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo el análisis de los juegos como una forma de estimular las inteligencias múltiples y fomentar la construcción del conocimiento geográfico. Como también, utilizar la metodología principalmente através de los talleres de juegos. Como resultados finales se observa que la construcción del conocimiento geográfico y la estimulación de las inteligencias múltiples se puede facilitar mediante el uso de juegos, pero vinculado a las prácticas pedagógicas que fomenten la participación del estudiante como sujeto activo en el proceso. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta