dc.creator.ID |
SANTOS, A. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9175660165926032 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho com a disciplina geográfica vem ocorrendo de forma mnemônica e sem vínculos com a
realidade do aluno. É uma geografia baseada nos moldes franceses de ensino que valorizava a
descrição e memorização de conhecimentos prontos. Frente a isso foram desenvolvidas teorias
pedagógicas que se relacionam à forma como o educando aprende, colocando-o no centro do
processo de ensino/aprendizagem, como um sujeito ativo que interage com o meio. Sendo assim,
esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências
e favorecer a construção do conhecimento geográfico. Como também, utiliza a metodologia
participante através das oficinas de jogos. Como resultados finais constatamos que a construção do
conhecimento geográfico e o estímulo às múltiplas inteligências podem ser facilitados através da
utilização de jogos, porém vinculados a práticas pedagógicas que favoreçam a participação do
estudante como sujeito ativo no processo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-16T18:59:40Z |
|
dc.date.available |
2021-12-16 |
|
dc.date.available |
2021-12-16T18:59:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Múltiplas inteligências |
pt_BR |
dc.subject |
Construtivismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Construção do conhecimento geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina geográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Games - teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Multiple intelligences |
pt_BR |
dc.subject |
Constructivism |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education |
pt_BR |
dc.subject |
Construction of geographic knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic discipline |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos - enseñanza de la geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligencias multiples |
pt_BR |
dc.subject |
Constructivismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educación lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Construcción de conocimiento geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Conocimiento geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina geográfica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Adriano Pequeno. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Games in teaching Geography: multiple intelligences in focus. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Adriano Pequeno. Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El trabajo con la asignatura geográfica viene ocurriendo de forma mnemónica y sin vínculos con la
realidad del alumno. Es una geografía basada en los moldes franceses de enseño que valora la
descripción y memorización de conocimientos listos. Delante a eso, fueron desarrollados teorías
pedagógicas que relacionan las formas como el alumno aprende, poniéndolo en el centro del
proceso de enseño/aprendizaje como un sujeto activo que interactúa con el medio. Por lo tanto, esta
investigación tiene como objetivo el análisis de los juegos como una forma de estimular las
inteligencias múltiples y fomentar la construcción del conocimiento geográfico. Como también,
utilizar la metodología principalmente através de los talleres de juegos. Como resultados finales se
observa que la construcción del conocimiento geográfico y la estimulación de las inteligencias
múltiples se puede facilitar mediante el uso de juegos, pero vinculado a las prácticas pedagógicas
que fomenten la participación del estudiante como sujeto activo en el proceso. |
pt_BR |