Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, A. P. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8952327262001317 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID GOMES, L. E. P pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar como o tema “Geografia da Paraíba” está presente no ensino básico do nosso estado. Para tanto, apresentamos informações obtidas em duas escolas de Ensino Básico (uma pública e outra particular) do município de Areia. O debate teórico realizado considera como conceitos-chave de nossa análise a relação do estudo da “Geografia da Paraíba” e as noções de “lugar” e “região”. Tais reflexões partiram especialmente as abordagens apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Assim, percebe-se a importância destacada nos textos lidos e documentos analisados do caminho metodológico para o ensino da geografia considerar tanto a realidade local dos alunos, como o diálogo das diversas escalas da análise regional. Diante desse quadro, esta pesquisa foi desenvolvida baseada em relato e análise dos resultados obtidos com os questionários aplicados junto a quatro professores de geografia do ensino básico. Tais procedimentos foram capazes de apresentar os procedimentos metodológicos utilizados nas aulas que tinham como tema a “Geografia da Paraíba” e discorrer sobre os recursos didáticos utilizados. Foi também realizada uma pesquisa nas diretrizes estaduais de ensino de geografia de alguns estados brasileiros procurando relacionar a realidade encontrada na Paraíba com as de outros estados da Federação. Para esta comparação entre as diferentes realidades estaduais se fez necessário considerar a disponibilidade de livros didáticos analisados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como resultado foi possível perceber que o ensino da “Geografia da Paraíba” é definido por externalidades à escola, ou seja, a justificativa para que esse tema seja trabalhado é relacionada à presença dele em vestibulares para o ingresso em instituições de ensino superior do estado. Assim, as metodologias descritas e o material didático utilizado para o ensino da “Geografia da Paraíba” privilegiam a apresentação e fixação de informações geralmente cobradas em concurso. Foi realizada uma analise em duas referencias de geografia da Paraíba com o intuito de ver como o tema é trabalhado pelos autores, sendo uma delas, o Atlas Escolar da Paraíba; 3. Edição 2002. Elaborado a partir de contribuições de alguns autores. A segunda referencia analisada foi um livro / Antônio Sérgio Tavares de Melo, Janete Lins Rodriguez. – Paraíba: Desenvolvimento econômico e a questão ambiental desenvolvimento; 2004. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A Geografia da Paraíba no ensino básico. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This study aims to analyze how the theme "Geography of Paraiba” is present in basic education in our state. Therefore, we present information obtained in two elementary schools (one public and one private) of the municipality of sand. The theoretical debate considers key concepts of our analysis to study the relationship of "Geography of Paraiba" and notions of "place" and "region". Such reflections especially departed the approaches presented by the National Curriculum Parameters (PCN). Thus, one realizes the importance highlighted in read texts and documents analyzed the methodological approach to the teaching of geography to consider both the local reality of the students, as the dialogue of the various scales of regional analysis. Given this situation, this study was developed based reporting and analysis of results from the questionnaires together with four geography teachers of basic education. Such procedures were able to present the methodological procedures used in classes that had as its theme "Geography of Paraiba" and discuss the teaching resources used. Was also conducted research on state guidelines for teaching geography of some Brazilian states seeking to relate the reality found in Paraiba with the other states of the Federation. The comparison between the different state realities was necessary to consider the availability of textbooks examined by the National Textbook Program (PNLD). As a result it was possible to see that the teaching of "Geography of Paraiba" is defined by the school externalities, ie the justification for this theme is worked is related to his presence in vestibular for entrance into institutions of higher learning in the state. Thus, the methodologies described and teaching materials used for the teaching of "Geography of Paraíba" privilege presentation and assessment of information usually collected in the contest. An analysis was performed in two references “Geography of Paraíba”, in order to see how the theme is worked out by the authors, one of the School Atlas of Paraíba; 3° Edition 2002. Compiled from contributions by some authors. The second reference was considered a book / Antônio Sérgio Tavares de Melo, Janet Leslie Rodriguez. - Paraíba: Economic development and environmental issue development; 2004. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22567
dc.date.accessioned 2021-12-16T20:31:54Z
dc.date.available 2021-12-16
dc.date.available 2021-12-16T20:31:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia da paraíba - ensino básico pt_BR
dc.subject Ensino básico e Geografia da Paraíba pt_BR
dc.subject Recursos didáticos - Geografia da Paraíba pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Paraíba geography - basic education pt_BR
dc.subject Basic education and geography of Paraíba pt_BR
dc.subject Teaching Resources - Geography of Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Ana Paula Machado.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The geography of Paraíba in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Ana Paula Machado. A Geografia da Paraíba no ensino básico. 2014. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22567 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta