DSpace/Manakin Repository

O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. K. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5687628009819249 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente a educação vem tentando melhorar cada dia mais, utilizando-se de vários recursos tecnológicos para obtenção do êxito nos conhecimentos sistematizados. Mesmo assim o que se vê é um índice muito alto de reprovação e exclusão em todos os níveis e modalidades de ensino, principalmente quando os alunos são submetidos ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Diante de tal situação surge a seguinte questão, porque tanta melhoria no ensino e tanta falta de conhecimento, me detive a elaborar este trabalho com o tema O PROCESSO DO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, com o objetivo de analisar a dicotomia existente entre a teoria e a prática visto que a geografia é um conteúdo curricular imprescindível á vida do ser humano e o que vemos em todas as escolas, é que o foco principal é em torno dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática como se os demais componentes curriculares tivessem menos importância. Para realização da metodologia foram aplicados questionários junto aos alunos do 9º ano do Ensino fundamental na EEEFM Carlota Barreira, Areia-PB, com a finalidade de descobrir se o ensino de geografia gera uma aprendizagem significativa., fez-se também a análise dos dados e oficinas para que ao alunos desenvolvessem atividades de forma significativa para sua vida. Conclui-se assim que a escola deve trabalhar sempre de forma significativa para a vida do aluno, com ações que libertem e dão asas, deixando de lado a ideia de que ela está apenas relacionada aos conteúdos programáticos que precisam ser testados através de provas e trabalhos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa. pt_BR
dc.date.issued 2014-03
dc.description.abstract Currently education has been trying to improve every day more , using various technological resources for obtaining success in systematic knowledge . Yet what we see is a very high failure rate and exclusion at all levels and types of education , especially when students are subjected to ESMS ( National High School Exam ) . Faced with this situation the question arises , why so much improvement in education and lack of knowledge, I stopped to prepare this work with the theme PROCESS OF TEACHING OF GEOGRAPHY AS MEANINGFUL LEARNING , with the aim of analyzing the dichotomy between theory and practice since the geography is an essential curriculum content to life of human beings and what we see in all schools , is that the main focus is around the curricular components of English Language and Mathematics as other curricular components had less importance . For realization of the methodology questionnaires were administered to the students in the 9th grade of elementary school in EEEFM Carlota Barrier Sand -PB , in order to find out whether the teaching of geography generates meaningful learning . , Also made the data analysis and workshops for students to develop activities significantly to your life . It follows therefore that the school should always work significantly to the student's life , with actions to release and give wings, leaving aside the idea that it is only related to the syllabus that need to be tested through tests and assignments . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568
dc.date.accessioned 2021-12-17T11:29:45Z
dc.date.available 2021-12-17
dc.date.available 2021-12-17T11:29:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem - Geografia pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Escola Estadual Carlota Barreira - Areia - PB pt_BR
dc.subject Oficinas de produção de brinquedos pt_BR
dc.subject Produção de brinquedos pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Teaching-learning process - Geography pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Carlota Barreira State School - Areia - PB pt_BR
dc.subject Toy production workshops pt_BR
dc.subject Toy production pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Geography teaching process as a meaningful learning. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos. O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa. 2014. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta