DSpace/Manakin Repository

Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9910076421632091 pt_BR
dc.contributor.referee1 ESTEVES, Divanilda Maia.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Francisco Antônio Morais de.
dc.description.resumo Neste trabalho, realizamos uma análise de como o conteúdo de Estatística Descritiva vem sendo trabalhado no ensino básico. Para isso, analisamos um livro didático de Matemática, em especial o capítulo em que se trata o conteúdo de Estatística, o qual foi adotado pela escola onde o projeto foi desenvolvido e, nessa análise, enaltecemos as qualidades apresentadas e detectamos as situações consideradas inadequadas. Além disso, propomos uma metodologia construtiva para o ensino de Estatística aliada à resolução de problemas e relatamos as experiências e os desafios encontrados, assim como sugestões para aprimorarmos uma futura aplicação. E num comparativo da aplicação dessa metodologia sugerida, com o desenvolvimento do mesmo conteúdo mediante as orientações do livro didático, realizamos um teste estatístico para determinar em qual situação obtivemos um melhor desempenho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2015-08
dc.description.abstract In this research, we analyze how the Descriptive Statistics content has been taught in elementary school. In order to do so, we analyze a Math textbook, focusing on the chapter about Statistics. The book was used by the school in which the project was developed. In this analysis, we praise the qualities shown and detect the situations we consider inadequate. Besides that, we propose a constructive methodology to teach Statistics together with the problem solving. We show the experiences and the challenges found, as suggestions to improve future application of the methodology shown here. We made a descriptive analyze of data in order to determine which situations we had a better performance, through a comparison of the suggested methodology, developing the content through the textbook orientation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256
dc.date.accessioned 2018-11-22T16:21:37Z
dc.date.available 2018-11-22
dc.date.available 2018-11-22T16:21:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Estatística descritiva pt_BR
dc.subject Proposta metodológica pt_BR
dc.subject Análise descritiva dos dados pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Descriptive statistics pt_BR
dc.subject Methodological proposal pt_BR
dc.subject Descriptive analysis of data pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALVADOR, Wesyllis das Mercês.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SALVADOR, W. das M. Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta