DSpace/Manakin Repository

A centralidade urbano-regional: do Centro de distribuição da "Coca-Cola" em Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. C. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3877332506561811 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.referee2 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.description.resumo O objeto de estudo em análise refere-se à atividade comercial atacadista da cidade de Campina Grande-PB e sua microrregião. Atividade comercial essa que se apresenta com grande importância no processo de definição da região de influência desta cidade. O estudo do comércio atacadista de Campina Grande objetiva especificamente obter uma síntese das relações existentes entre esta cidade e as demais que compõem a região, segundo seu caráter de circulação, distribuição e consumo de mercadorias, determinadas a partir dos negócios realizados no interior dessa cidade e nas cidades circunvizinhas, ou seja, naquelas consideradas pertencentes ao seu raio de atuação, bem como a intensidade dessa influência, que é delimitada a partir dos fluxos de acessibilidade da população residente nas cidades circunvizinhas com vistas a satisfazer suas necessidades de consumo de bens e serviços ali ofertados. Como delimitação recorreuse a um estudo de caso que tem como referência a Central de Distribuição da “Coca- Cola” uma das mercadorias mais comercializadas na cidade e região. O estudo de caso é um recurso metodológico cuja função é fazer uma problematização em torno da unidade comercial ”venda em atacado” e seu significado sócio-espacial, no interior do Nordeste do Brasil. Dentre os objetivos específicos apresentamos: a) Reflexões teóricometodológicas sobre o tema centralidade e hierarquia urbana, a partir da atividade do comércio atacadista; b) Analisar a organização da Empresa “Coca-Cola”, procurando compreender os diferentes níveis e escalas espaciais de sua produção e distribuição, no Nordeste brasileiro; c) Identificar a centralidade urbano-regional da Central de Distribuição da “Coca-Cola”, no Estado da Paraíba, a partir do seu surgimento na cidade de Campina Grande. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A centralidade urbano-regional: do Centro de distribuição da "Coca-Cola" em Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-10-16
dc.description.abstract The object of study in question refers to the wholesale commercial activity in the city of Campina Grande-PB and its micro. This commercial activity that presents with great importance in the definition of the region of influence of the city process. The study of the wholesale trade in Campina Grande aims specifically to obtain an overview of the differences between this city and other relationships that make up the region, according to its character of circulation, distribution and consumption of goods, determined from business done within this city and the surrounding cities, ie those considered belonging to their radius of action as well as the intensity of this influence, which is bounded from the streams accessibility of the population living in surrounding towns in order to meet their needs for consumption of goods and services offered there. This research is a case study which has reference to the distribution center of “Coca-Cola” one of the most traded commodities in the city and region. The case study is a methodological resource whose function is to make a questioning around the business unit "sale at wholesale" and its socio-spatial meaning, in the Northeast of Brazil. Among the specific objectives presented: a) theoretical and methodological reflections on the topic centrality and urban hierarchy, from the wholesale trade activity; b) Analyze the organization of “Coca-Cola” Company, seeking to understand the different levels and spatial scales of production and distribution, in Northeast Brazil; c) Identify the urban-regional centrality of Central Distribution of “Coca-Cola”, in Paraíba state, from its emergence in the city of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22570
dc.date.accessioned 2021-12-17T11:40:38Z
dc.date.available 2021-12-17
dc.date.available 2021-12-17T11:40:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Centralidade urbano-regional pt_BR
dc.subject Centro de Distribuição da Coca-Cola - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Região de influência urbana - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Comércio atacadista pt_BR
dc.subject Coca-Cola pt_BR
dc.subject Empresa - Coca-Cola pt_BR
dc.subject Mercadoria Coca-Cola pt_BR
dc.subject Distribuição da Coca-Cola - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Urban-regional centrality pt_BR
dc.subject Coca-Cola Distribution Center - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Region of urban influence - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Wholesale pt_BR
dc.subject Coke pt_BR
dc.subject Company - Coca-Cola pt_BR
dc.subject Coca-Cola Merchandise pt_BR
dc.subject Distribution of Coca-Cola - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Laureando Imperiano da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The urban-regional centrality: the "Coca-Cola" distribution center in Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Laureando Imperiano da. A centralidade urbano-regional: do Centro de distribuição da "Coca-Cola" em Campina Grande - PB. 2014. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22570 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta