DSpace/Manakin Repository

A influência do livro didático de Geografia na prática docente: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, Alagoa Nova - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, P. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9287070917026028 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como finalidade efetivar uma reflexão sobre o livro didático, destacando o uso deste material pedagógico nas aulas de geografia nos dias atuais, e como principal orientador no trabalho dos professores na escola, assim como, o seu emprego enquanto instrumento influenciador do docente. Neste sentido, conduzimos nossa reflexão para a formação desses profissionais, e refletindo sobre o emprego do livro didático por eles, a capacidade crítica que estes professores desenvolvem, ou não, para que não se transformem em meros seguidores das orientações contidas neste material didático. Para isso, vale-se da utilização de pesquisas bibliográficas e de pesquisa de campo como elementos para analisar o livro didático e o uso do mesmo pelo professor em sala de aula. Como resultados, dessa pesquisa são feitas considerações sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), além da análise do livro didático de Geografia Projeto Araribá adotado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho e, por último, traz observações sobre o uso deste material nas aulas de geografia, mostrando como esses docentes têm utilizado o livro didático de Geografia em sala de aula, e como este recurso influencia na prática docente. Assim, podemos concluir que o livro didático está entrelaçado com o ensino da Geografia e em muitas vezes chega a ser utilizado antes, durante e depois da aula. Sendo considerado o recurso didático mais importante em sala de aula, e em muitos casos norteia toda a prática pedagógica dos professores, a ponto de se tornar indispensável para o ensino de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A influência do livro didático de Geografia na prática docente: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, Alagoa Nova - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This work aims to effect a reflection on the textbook, highlighting the use of this teaching material in geography classes nowadays as the main guiding the work of teachers in the school, as well as its use as an instrument of influencing Lecturer. In this sense we conduct our analysis for their training, and reflecting on the use of the textbook for them, is a critical capability that these teachers develop or not, so do not become mere followers of the guidelines contained in this courseware. For this, it resorts to the use of library research and field research as elements to examine the textbook and the use thereof by the teacher in the classroom. As a result this research considerations on the National Textbook Program (PNLD) are made, besides the analysis of textbook Geography Project Araribá adopted by the State Elementary School and Middle Monsignor José Borges de Carvalho, and finally brings about observations use of this material in geography lessons, showing how these teachers have used the textbook of Geography in the classroom, and how this feature influences on teaching practice. Thus we can conclude that this textbook intertwined with the teaching of Geography and often comes to be used before, during and after class. Being considered the most important resource in the classroom and in many cases guides all pedagogic practice of teachers as to become indispensable to the teaching of Geography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22573
dc.date.accessioned 2021-12-17T11:52:41Z
dc.date.available 2021-12-17
dc.date.available 2021-12-17T11:52:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de Geografia pt_BR
dc.subject Prática docente - Geografia pt_BR
dc.subject Escola Estadual Monsenhor José Borges de Carvalho - Alagoa Nova - PB pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem - Geografia pt_BR
dc.subject Geography textbook pt_BR
dc.subject Teaching practice - geography pt_BR
dc.subject Monsenhor José Borges de Carvalho State School - Alagoa Nova - PB pt_BR
dc.subject Teaching-learning process - Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Priscila Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The influence of the Geography textbook on teaching practice: the case of Monsenhor José Borges de Carvalho State Elementary and High School, Alagoa Nova - PB. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Priscila Santos. A influência do livro didático de Geografia na prática docente: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, Alagoa Nova - PB. 2014. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22573 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta