dc.creator.ID |
PEREIRA, P. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9287070917026028 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como finalidade efetivar uma reflexão sobre o livro didático, destacando
o uso deste material pedagógico nas aulas de geografia nos dias atuais, e como
principal orientador no trabalho dos professores na escola, assim como, o seu emprego
enquanto instrumento influenciador do docente. Neste sentido, conduzimos nossa reflexão
para a formação desses profissionais, e refletindo sobre o emprego do livro didático por eles,
a capacidade crítica que estes professores desenvolvem, ou não, para que não se
transformem em meros seguidores das orientações contidas neste material didático. Para isso,
vale-se da utilização de pesquisas bibliográficas e de pesquisa de campo como elementos para
analisar o livro didático e o uso do mesmo pelo professor em sala de aula. Como resultados,
dessa pesquisa são feitas considerações sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD),
além da análise do livro didático de Geografia Projeto Araribá adotado pela Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho e, por último, traz
observações sobre o uso deste material nas aulas de geografia, mostrando como esses docentes
têm utilizado o livro didático de Geografia em sala de aula, e como este recurso influencia na
prática docente. Assim, podemos concluir que o livro didático está entrelaçado com o ensino da
Geografia e em muitas vezes chega a ser utilizado antes, durante e depois da aula. Sendo
considerado o recurso didático mais importante em sala de aula, e em muitos casos norteia toda
a prática pedagógica dos professores, a ponto de se tornar indispensável para o ensino de
Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A influência do livro didático de Geografia na prática docente: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, Alagoa Nova - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to effect a reflection on the textbook, highlighting the use of this teaching
material in geography classes nowadays as the main guiding the work of teachers in the school,
as well as its use as an instrument of influencing Lecturer. In this sense we conduct our analysis
for their training, and reflecting on the use of the textbook for them, is a critical capability that
these teachers develop or not, so do not become mere followers of the guidelines contained in
this courseware. For this, it resorts to the use of library research and field research as elements to
examine the textbook and the use thereof by the teacher in the classroom. As a result this
research considerations on the National Textbook Program (PNLD) are made, besides the
analysis of textbook Geography Project Araribá adopted by the State Elementary School and
Middle Monsignor José Borges de Carvalho, and finally brings about observations use of this
material in geography lessons, showing how these teachers have used the textbook of
Geography in the classroom, and how this feature influences on teaching practice. Thus we can
conclude that this textbook intertwined with the teaching of Geography and often comes to be
used before, during and after class. Being considered the most important resource in the
classroom and in many cases guides all pedagogic practice of teachers as to become
indispensable to the teaching of Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22573 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-17T11:52:41Z |
|
dc.date.available |
2021-12-17 |
|
dc.date.available |
2021-12-17T11:52:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Monsenhor José Borges de Carvalho - Alagoa Nova - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - geography |
pt_BR |
dc.subject |
Monsenhor José Borges de Carvalho State School - Alagoa Nova - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning process - Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Priscila Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The influence of the Geography textbook on teaching practice: the case of Monsenhor José Borges de Carvalho State Elementary and High School, Alagoa Nova - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Priscila Santos. A influência do livro didático de Geografia na prática docente: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, Alagoa Nova - PB. 2014. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22573 |
pt_BR |