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Educação do Campo, uma apreciação geográfica: o caso da E.M.E.F. Antônio Lourenço da Silva - Sítio Fortuna, Seridó - PB.

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dc.creator.ID LIMA, R. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, P. S. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Keila Queiroz e.
dc.contributor.referee1ID SILVA, K. Q. pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho versa sobre a Educação do Campo como política nacional educacional específica para a população do espaço rural. Esta modalidade de educação nasceu no contexto das lutas dos movimentos sociais rurais e, a partir da década de 1990, inseriu-se em projetos e programas de educação governamentais. Contudo, foi somente em 04 de novembro de 2010 que se teve de fato um avanço na política de educação voltada para o campo, com a aprovação do Decreto n° 7.352/2010. Para entender essa temática, voltamos à questão do espaço agrário brasileiro que, historicamente, foi palco de disputas que refletiram diretamente na educação da população do campo. De um lado, os que almejavam uma educação com caráter emancipador – movimentos sociais rurais – e de outro, os que difundiam uma educação baseada nos moldes capitalistas, em virtude de um suposto progresso nesse espaço – os latifundiários e o agronegócio. Neste trabalho, buscamos analisar as razões das divergências entre o que é assegurado por lei e o que de fato existe na educação voltada para população do campo. Procuramos entender ainda como a educação tem chegado a essa população, analisando se, em termos de metodologias e conteúdos, o lugar do aluno tem sido incorporado ao ensino de Geografia e, consequentemente, se sua diversidade e identidade têm sido respeitadas/valorizadas ou substituídas pelos padrões impostos pela cultura dominante, baseada no modo de vida capitalista. Como recorte empírico da pesquisa, elegemos a realidade do município de Seridó-PB, tomando como base a Escola Municipal Antônio Lourenço da Silva, situada no sítio Fortuna. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como metodologia a revisão da literatura sobre a Educação do Campo, o lugar, o ensino de Geografia, a identidade e a diversidade, além de pesquisa na legislação específica sobre essa modalidade de educação. Além disso, empreendemos a pesquisa de campo, na qual, com a utilização de questionário semiestruturado, realizamos entrevistas na Secretaria de Educação do município e com as professoras da E.M.E.F. Antônio Lourenço da Silva. Por outro lado, em virtude das características do fenômeno estudado, elegemos como abordagem do mesmo a perspectiva qualitativa de pesquisa. Ao fim, em termos de metodologias e conteúdos de Geografia, constatamos que o que existe são propostas diferenciadas para a zona rural das aplicadas ao ensino no espaço urbano, mas, se levarmos em conta as diretrizes estabelecidas em lei, isso ainda está longe de ser o ideal para a população do campo no tocante à abordagem do lugar do aluno e, por conseguinte, a diversidade e identidade deles. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Educação do Campo, uma apreciação geográfica: o caso da E.M.E.F. Antônio Lourenço da Silva - Sítio Fortuna, Seridó - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-09-10
dc.description.abstract This paper discusses the Rural Education as a national educational policy specific to the population of rural areas. This type of education was born in the context of the struggles of rural social movements and, from the decade of 1990, entered into projects and government education programs. However, it was only on November 4, 2010 that the policy for rural education had, indeed, a breakthrough, with the approval of Decree n ° 7352/2010. To understand this issue, we turn to the question of Brazilian agrarian space which, historically, was the stage of disputes that reflected directly in the education of the rural population. On one side, those who longed for an education with emancipatory character – rural social movements – and on the other side, those who diffused an education based on capitalist profiles because of a supposed progress in this space – the landowners and agribusiness. In this paper, we analyze the reasons for discrepancies between what is guaranteed by law and what actually exists in education concerning the rural population. We also seek to understand how education has come to this population, analyzing if, in terms of methodologies and content, the place of the student has been incorporated into the teaching of Geography and, consequently, if its diversity and identity have been respected/valued or replaced by standards imposed by the dominant culture, based on the capitalist mode of life. As empirical cut of the research, we chose the reality of the municipality of Seridó-PB, taking as a basis the Antônio Lourenço da Silva Municipal School, situated on the site Fortuna. To achieve the proposed objectives, the methodology used was the review of the literature about the Rural Education, the place, the teaching of Geography, identity and diversity, as well as research on specific legislation on this education modality. Furthermore, we undertook field research, in which, with the utilization of semi-structured questionnaire, we realized interviews in the Secretary of Education of the city and with the teachers of EMEF Antonio Lourenco da Silva. On the other hand, due to the characteristics of the studied phenomenon, we chose as approach of it the qualitative research perspective. At the end, in terms of methodologies and content of Geography, we found that there are different proposals for the countryside of those applied in the education in urban area, but, if we take into account the established guidelines by law, it is still far from being the ideal for the rural population regarding the approach of the place of the student and, therefore, the diversity and identity of them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22576
dc.date.accessioned 2021-12-17T12:05:07Z
dc.date.available 2021-12-17
dc.date.available 2021-12-17T12:05:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Geografia e Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escola Estadual Antônio Lourenço da Silva - Seridó - PB pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Lugar pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Sítio Fortuna - Seridó - PB pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Countryside Geography and Education pt_BR
dc.subject Antônio Lourenço da Silva State School - Seridó - PB pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Place pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Fortuna site - Seridó - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Renata Xavier de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educação do Campo, a geographic assessment: the case of E.M.E.F. Antônio Lourenço da Silva - Sítio Fortuna, Seridó - PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Renata Xavier de. Educação do Campo, uma apreciação geográfica: o caso da E.M.E.F. Antônio Lourenço da Silva - Sítio Fortuna, Seridó - PB. 2014. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22576 pt_BR


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