dc.creator.ID |
LIMA, R. X. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, P. S. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Keila Queiroz e. |
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dc.contributor.referee1ID |
SILVA, K. Q. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
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dc.contributor.referee2ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho versa sobre a Educação do Campo como política nacional educacional
específica para a população do espaço rural. Esta modalidade de educação nasceu no
contexto das lutas dos movimentos sociais rurais e, a partir da década de 1990, inseriu-se em
projetos e programas de educação governamentais. Contudo, foi somente em 04 de novembro
de 2010 que se teve de fato um avanço na política de educação voltada para o campo, com a
aprovação do Decreto n° 7.352/2010. Para entender essa temática, voltamos à questão do
espaço agrário brasileiro que, historicamente, foi palco de disputas que refletiram diretamente
na educação da população do campo. De um lado, os que almejavam uma educação com
caráter emancipador – movimentos sociais rurais – e de outro, os que difundiam uma
educação baseada nos moldes capitalistas, em virtude de um suposto progresso nesse espaço –
os latifundiários e o agronegócio. Neste trabalho, buscamos analisar as razões das
divergências entre o que é assegurado por lei e o que de fato existe na educação voltada para
população do campo. Procuramos entender ainda como a educação tem chegado a essa
população, analisando se, em termos de metodologias e conteúdos, o lugar do aluno tem sido
incorporado ao ensino de Geografia e, consequentemente, se sua diversidade e identidade têm
sido respeitadas/valorizadas ou substituídas pelos padrões impostos pela cultura dominante,
baseada no modo de vida capitalista. Como recorte empírico da pesquisa, elegemos a
realidade do município de Seridó-PB, tomando como base a Escola Municipal Antônio
Lourenço da Silva, situada no sítio Fortuna. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos
como metodologia a revisão da literatura sobre a Educação do Campo, o lugar, o ensino de
Geografia, a identidade e a diversidade, além de pesquisa na legislação específica sobre essa
modalidade de educação. Além disso, empreendemos a pesquisa de campo, na qual, com a
utilização de questionário semiestruturado, realizamos entrevistas na Secretaria de Educação
do município e com as professoras da E.M.E.F. Antônio Lourenço da Silva. Por outro lado,
em virtude das características do fenômeno estudado, elegemos como abordagem do mesmo a
perspectiva qualitativa de pesquisa. Ao fim, em termos de metodologias e conteúdos de
Geografia, constatamos que o que existe são propostas diferenciadas para a zona rural das
aplicadas ao ensino no espaço urbano, mas, se levarmos em conta as diretrizes estabelecidas
em lei, isso ainda está longe de ser o ideal para a população do campo no tocante à abordagem
do lugar do aluno e, por conseguinte, a diversidade e identidade deles. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Educação do Campo, uma apreciação geográfica: o caso da E.M.E.F. Antônio Lourenço da Silva - Sítio Fortuna, Seridó - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09-10 |
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dc.description.abstract |
This paper discusses the Rural Education as a national educational policy specific to the
population of rural areas. This type of education was born in the context of the struggles of
rural social movements and, from the decade of 1990, entered into projects and government
education programs. However, it was only on November 4, 2010 that the policy for rural
education had, indeed, a breakthrough, with the approval of Decree n ° 7352/2010. To
understand this issue, we turn to the question of Brazilian agrarian space which, historically,
was the stage of disputes that reflected directly in the education of the rural population. On
one side, those who longed for an education with emancipatory character – rural social
movements – and on the other side, those who diffused an education based on capitalist
profiles because of a supposed progress in this space – the landowners and agribusiness. In
this paper, we analyze the reasons for discrepancies between what is guaranteed by law and
what actually exists in education concerning the rural population. We also seek to understand
how education has come to this population, analyzing if, in terms of methodologies and
content, the place of the student has been incorporated into the teaching of Geography and,
consequently, if its diversity and identity have been respected/valued or replaced by standards
imposed by the dominant culture, based on the capitalist mode of life. As empirical cut of the
research, we chose the reality of the municipality of Seridó-PB, taking as a basis the Antônio
Lourenço da Silva Municipal School, situated on the site Fortuna. To achieve the proposed
objectives, the methodology used was the review of the literature about the Rural Education,
the place, the teaching of Geography, identity and diversity, as well as research on specific
legislation on this education modality. Furthermore, we undertook field research, in which,
with the utilization of semi-structured questionnaire, we realized interviews in the Secretary
of Education of the city and with the teachers of EMEF Antonio Lourenco da Silva. On the
other hand, due to the characteristics of the studied phenomenon, we chose as approach of it
the qualitative research perspective. At the end, in terms of methodologies and content of
Geography, we found that there are different proposals for the countryside of those applied in
the education in urban area, but, if we take into account the established guidelines by law, it is
still far from being the ideal for the rural population regarding the approach of the place of the
student and, therefore, the diversity and identity of them. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22576 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-17T12:05:07Z |
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dc.date.available |
2021-12-17 |
|
dc.date.available |
2021-12-17T12:05:07Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Antônio Lourenço da Silva - Seridó - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sítio Fortuna - Seridó - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Geography and Education |
pt_BR |
dc.subject |
Antônio Lourenço da Silva State School - Seridó - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Place |
pt_BR |
dc.subject |
Identity |
pt_BR |
dc.subject |
Fortuna site - Seridó - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Renata Xavier de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educação do Campo, a geographic assessment: the case of E.M.E.F. Antônio Lourenço da Silva - Sítio Fortuna, Seridó - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Renata Xavier de. Educação do Campo, uma apreciação geográfica: o caso da E.M.E.F. Antônio Lourenço da Silva - Sítio Fortuna, Seridó - PB. 2014. 59f.
(Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22576 |
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