dc.creator.ID |
NASCIMENTO, J. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DINIZ, Lincoln da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DINIZ, L. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por escopo apresentar a aula de campo como instrumento metodológico em
Geografia. Assim, o recurso didático “cartilha” destina-se
a orientar o professor em suas atividades
e propõe aulas de campo em Geografia na cidade de Campina Grande-PB.
Trabalhando os conceitos
geográficos nas aulas de campo partindo, também, dos parâmetros e diretrizes existentes. Entende-se
por vez que o escopo desse trabalho é ainda, o incentivo ao exercício do conhecimento no qual se
passa a partir de experiências vividas entre os sujeitos professor e aluno em uma aula de campo, pois
é sabido que essa abordagem permite a aplicação de conceitos de modo complementar ao visto em
sala de aula. A preocupação em melhorar a qualidade do ensino e desenvolver métodos que facilitem
a aprendizagem surge com o anseio de uma geração consciente de seus direitos e deveres quanto
cidadãos desse modo, levar o professor a interagir com o aluno. Assim, a Cartilha é construída
permitindo a análise direta e objetiva de uma geografia física, como também uma apreciação crítica
e subjetiva pertinente a geografia humana. O intuito desse trabalho é despertar a curiosidade do aluno
aguçando sua percepção sobre a geografia, reconhecendo as paisagens e o lugar em que vive. Bem
como, auxiliar o professor na elaboração de aulas de campo, ajudar no desenvolvimento intelectual
e cidadão do aluno, tão quanto, construir caminhos para renovação de uma prática pedagógica que
interaja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). A Cartilha para o Ensino das
séries finais do fundamental tem por trás de si o intuito de promover os ambientes dotados de
subjetividade que carregam consigo a historicidade e características da cidade de Campina Grande –
PB. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-03-25 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22577 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-17T12:57:11Z |
|
dc.date.available |
2021-12-17 |
|
dc.date.available |
2021-12-17T12:57:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Cartilha - recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de campo - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Propostas de aulas - geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - cartilha |
pt_BR |
dc.subject |
Feira Central - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Feira Nordestina versus globalização |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Classes |
pt_BR |
dc.subject |
Primer - teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Field Lessons - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - geography |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson proposals - geography |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resource - booklet |
pt_BR |
dc.subject |
Central Fair - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern Fair versus Globalization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Jean de Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The booklet as a teaching resource: suggestions for Geography field classes in the city of Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Jean de Lima. A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 55f.
(Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22577 |
pt_BR |