DSpace/Manakin Repository

Matemática financeira em alguns livros didáticos: um olhar crítico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, E. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5446924530198606 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9910076421632091 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOURÊDO, Aldo Trajano.
dc.contributor.referee2 MATOS, Gilberto da Silva.
dc.description.resumo Neste trabalho, será feita uma análise dos capítulos referentes ao conteúdo de Matemática Financeira em três livros didáticos do Ensino Médio; dois deles, datados de 2010 e 2014, adotados em escolas públicas de Campina Grande(PB), e o terceiro, mais antigo, publicado em 1995, para que seja possível ter, também, uma ideia da evolução da abordagem desse conteúdo ao longo desse período. Como referências para a análise dos livros, foram usadas as orientações oficias, da Constituição Federal do Brasil, e, principalmente, as leis e as diretrizes da educação básica, que norteiam as metas e os objetivos a serem alcançadas pelo sistema de ensino do país. Dessa forma, sob um olhar crítico em torno dos livros analisados pelos parâmetros elencados, foram feitas considerações, prestigiando os pontos positivos de cada livro e, simultaneamente, propondo mudanças quando assim for necessário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Matemática financeira em alguns livros didáticos: um olhar crítico. pt_BR
dc.date.issued 2018-10-10
dc.description.abstract In this work, an analysis of the chapters concerning the content of Financial Mathematics will be done in three high school textbooks: two of them, dated 2010 and 2014, adopted in public schools in Campina Grande (PB), and the third, published in 1995, so that it is also possible to have an idea of the approach of this content throughout this period. As reference for the analysis of the books, the official guidelines of the Federal Constitution of Brazil were used, and especially the laws and guidelines of basic education, which guide the goals and objectives to be achieved by the country’s education system. Thus, under a critical look around the books analyzed by the parameters listed, considerations were made, highlighting the positive points of each book and simultaneously proposing changes when necessary. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2257
dc.date.accessioned 2018-11-22T16:40:46Z
dc.date.available 2018-11-22
dc.date.available 2018-11-22T16:40:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Didatic books pt_BR
dc.subject Financial math pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Émerson Fittipaldi Suassuna de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, É. F. S. de. Matemática financeira em alguns livros didáticos: um olhar crítico. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2257 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta