dc.creator.ID |
RIBEIRO, E. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0270143236356835 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, S. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este artigo científico versa sobre a utilização do cinema como ferramenta
pedagógica para o ensino de Geografia, tendo como objeto de estudo a Escola Estadual de
Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. A pesquisa teve
como objetivo principal diagnosticar a realidade de inserção do cinema nas aulas de
geografia da Escola e, posteriormente, discutir maneiras para a melhoria da inclusão desse
recurso audiovisual nas aulas da disciplina. A utilização de filmes em sala de aula, já é uma
prática relativamente difundida nas escolas, porém, a maior dificuldade talvez resida na
escolha desses filmes e na maneira de como utilizá-los em sala de aula. É partindo desta
perspectiva que se justifica a relevância do presente estudo. Os procedimentos
metodológicos adotados foram sistematizados da seguinte maneira: a) Estudo bibliográfico;
b) Contato com a escola e professores de geografia da mesma; c) Levantamento, por meio
de questionários, com os professores e alunos; d) Analise e sistematização dos dados
coletados no levantamento; e) Estudo e analise de gabinete. Em termos gerais, percebemos
que os filmes são instrumentos pedagógicos bastante difundidos na escola do Rosário, tendo
em vista que, os professores de geografia afirmaram considerar importante a utilização do
mesmo e que utilizam o recurso sempre que possível em suas aulas e de maneira adequada.
Quanto aos alunos, observa-se que a maioria dos entrevistados afirmou gostar de assistir
filmes e que conseguem prestar mais atenção às aulas e consequentemente aprender mais
quando o professor utiliza o recurso audiovisual nas aulas de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This scientific paper deals with the use of film as a pedagogical tool for teaching
geography, with the object of study Primary Education State School Our Lady of the Rosary
in Campina Grande-PB. The research aimed to diagnose the reality of insertion of the film
in geography classes at school and then discuss ways to improve the inclusion this visual
aid in class discipline. The use of films in the classroom, it is a relatively common practice
in schools, however, perhaps the greatest difficulty lies in the choice of these films and the
way of using them in the classroom. It is starting from this perspective that justifies the
relevance of this study. The adopted methodological procedures were summarized as
follows: a) bibliographic study; b) Contact with the school and geography teachers of the
same; c) Survey, using questionnaires, with teachers and students; d) Review and
systematization of data collected in the survey; e) Study and analysis of case. In general, we
see that the films are educational tools widespread in the Rosary school, considering that,
geography teachers said consider important to use the same and using the resource
whenever possible in their classes and appropriately. As students, we observe that the
majority of respondents stated enjoy watching movies and who can pay more attention in
class and consequently learn more when the teacher uses the visual aid in Geography
lessons. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-17T17:54:51Z |
|
dc.date.available |
2021-12-17 |
|
dc.date.available |
2021-12-17T17:54:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Filme como ferramenta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - filme |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Film as a teaching tool |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and education |
pt_BR |
dc.subject |
Nossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.subject |
Geography and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource - film |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Estanley Pires. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of films as a pedagogical tool at Escola Nossa Senhora do Rosário in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Estanley Pires. A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB. 2015. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585 |
pt_BR |