DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva: o ensino de Geografia para alunos surdos na Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho em Aroeiras - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, D. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, S. M. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 ONOFRE, Eduardo Gomes.
dc.contributor.referee2ID ONOFRE, E. G. pt_BR
dc.description.resumo A geografia em sua essência traz o desafio como ciência de explicar as transformações ocorridas no espaço geográfico. Dessa forma este trabalho visa elencar as complexidades de trabalhar a disciplina com alunos surdos e têm como objetivo analisar as estratégias e dificuldades encontradas no ensino de Geografia para alunos surdos inclusos no ensino regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Carlos Pessoa Filho, em Aroeiras-PB. Nesse sentido tomamos como pressuposto a necessidade educacional dessa parcela do corpo discente e a relação professor/aluno, para compreender o nível de aprendizagem dos alunos portadores de surdez através das atividades realizadas em sala de aula. Constatou-se com a pesquisa que, os alunos surdos têm condições de compreensão dos conteúdos, bem como de desenvolver a alfabetização geográfica. Porém para que o ensino de Geografia seja melhor ensinado e aprendido é necessário utilização de materiais didáticos que não fiquem presos apenas à escrita, visto que para o portador da surdez a língua portuguesa é por vezes complexa e só pode ser compreendida se houver anteriormente um domínio da Língua de Sinais. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho fez-se necessário: 1) estudos bibliográficos e documentais com o intuito de analisar tal problemática; 2) observação direta em sala de aula para compreender na prática como se dá a formação dos professores para o atendimentos à pessoa surda e, as dificuldades para ensinar geografia; 3) aplicação de questionário semiestruturado aos professores, intérpretes e alunos surdos, de modo a registrar as principais questões que norteiam ou impedem o processo de inclusão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Educação inclusiva: o ensino de Geografia para alunos surdos na Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho em Aroeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015-04-14
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22587
dc.date.accessioned 2021-12-17T18:11:39Z
dc.date.available 2021-12-17
dc.date.available 2021-12-17T18:11:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.subject Surdez e educação pt_BR
dc.subject Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho - Aroeiras - PB pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Deaf students pt_BR
dc.subject Deafness and education pt_BR
dc.subject State School Deputy Carlos Pessoa Filho - Aroeiras - PB pt_BR
dc.subject Deaf education pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.subject Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Educación especial pt_BR
dc.subject Estudiantes sordos pt_BR
dc.subject Sordera y educación pt_BR
dc.subject Diputado de la Escuela del Estado Carlos Pessoa Filho - Aroeiras - PB pt_BR
dc.subject Educación para sordos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Dannilo Egito de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education: teaching Geography for deaf students at the State School Deputado Carlos Pessoa Filho in Aroeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Dannilo Egito de. Educação inclusiva: o ensino de Geografia para alunos surdos na Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho em Aroeiras - PB. 2015. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22587 pt_BR
dc.description.resumen La geografía en su esencia plantea el reto de la ciencia para explicar los cambios que se producen en el espacio geográfico. Así, este trabajo pretende enumerar las complejidades de trabajar con estudiantes sordos y disciplina han de analizar las estrategias y las dificultades encontradas en Geografía de enseñanza para los estudiantes sordos incluido en la educación general en la Escuela Estatal de Educación Básica y Media Deputado Carlos Pessoa Filho, en Aroeiras-PB. En este sentido tomamos por sentado las necesidades educativas de esta porción de la población estudiantil y la relación profesor / alumno, a entender el nivel de aprendizaje de los estudiantes sordos a través de actividades en el aula. Se encontró a través de la investigación que los estudiantes sordos son capaces de entender el contenido y el desarrollo de la alfabetización geográfica. Pero para la Geografía de la educación es mejor enseñar y aprender es necesario uso de materiales de enseñanza que no se capturan sólo a la escritura, en cuanto a soporte sordera portugués es a veces complejo y sólo se puede entender si hay previamente un dominio de la Lengua de Signos. Para lograr el objetivo propuesto en este trabajo fue necesario: 1) estudios bibliográficos y documentales con el fin de examinar esta cuestión; 2) la observación directa en el aula para entender en la práctica cómo es la formación de profesores para atender a las personas sordas y las dificultades para enseñar geografía; 3) cuestionario a profesores, intérpretes y estudiantes sordos semi-estructurada con el fin de registrar las cuestiones clave que impulsan u obstaculizan el proceso de inclusión. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta